Data de publicação: 15/07/2026
Conferências e escola de formação em Bioinformática e Análise de Dados - projeto europeu isUP-AgrO
Entre os dias 20 e 24 de julho, a Universidade da Madeira (UMa) será o palco de uma conferência internacional e de uma escola de formação dedicadas à Bioinformática e Análise de Dados, iniciativas integradas no projeto europeu isUP-AgrO – Unlocking the Potential for Agricultural Research on an EU Outmost Region: boosting ISOPlexis Centre.
As atividades serão conduzidas por investigadores da Universidade de Parma (Itália) tendo início do programa no dia 20 de julho com um ciclo de conferências aberto ao público. A primeira sessão, "Bioinformatics and Molecular Modelling in Food Science", será apresentada pelo Professor Luca Dellafiora e pelo investigador Lorenzo Pedroni, abordando a utilização de ferramentas de bioinformática e modelação molecular para o estudo de compostos alimentares. Seguir-se-á a sessão "Omics Approaches to Studying Plant Interactions with Emerging Contaminants: A Case Study on Per- and Polyfluoroalkyl Substances (PFAS)", apresentada pela investigadora Sophia Luche, dedicada à aplicação de abordagens ómicas na investigação das interações entre plantas e contaminantes emergentes.
Após a conferência, decorrerá a Training School "Bioinformatics and Data Analysis", entre os dias 20 e 24 de julho, proporcionando aos participantes formação teórico-prática em ferramentas computacionais para investigação científica.
Coordenado pela Universidade da Madeira, o projeto isUP-AgrO tem como objetivo consolidar o ISOPlexis como uma referência europeia em investigação aplicada à Agricultura Sustentável e à Tecnologia Alimentar. O consórcio envolve dois centros de investigação de renome internacional, o IRNAS-CSIC, de Espanha, e a Universidade de Parma, de Itália, bem como a empresa portuguesa de inovação SaturnTech.
Data de publicação: 13/10/2026
Dia Mundial das Doenças Reumáticas - Espaço Saúde +Data de publicação: 12/10/2026
Dia Mundial da Saúde Mental - Espaço Saúde +Data de publicação: 10/10/2026
XVI Encontro Anual e Congresso Internacional AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento)Data de publicação: 09/10/2026
Sete Docentes e Investigadores da UMa no Top 2% dos mais influentes e citados no MundoData de publicação: 09/10/2026
Dia Mundial da Visão - Espaço Saúde +Data de publicação: 08/10/2026
Workshop: Propriedade Intelectual e Pesquisas ao Estado da TécnicaData de publicação: 08/10/2026
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2026 - 3ª FaseData de publicação: 06/10/2026
Data de publicação: 05/05/2025
Formação para Docentes da UMa: Metodologias Inovadoras no Ensino SuperiorData de publicação: 21/11/2023
WAKE-UP CALL: The Next Generation of HospitalityData de publicação: 28/05/2025
Matemática Básica 2026Data de publicação: 27/01/2026
Matrículas dos Novos Estudantes da Universidade da Madeira - 2024/25 - 3.ª fase CNAData de publicação: 09/08/2024
Concurso para o Estudante Internacional 2020/2021 (Fase abril-maio)Data de publicação: 06/12/2019
Mesa-redonda: As Mulheres e/no/com o Ensino SuperiorData de publicação: 11/03/2024
Seminário: Educação Comparada e Políticas Educativas na EuropaData de publicação: 22/09/2026