Data de publicação: 15/07/2026
Conferências e escola de formação em Bioinformática e Análise de Dados - projeto europeu isUP-AgrO
Entre os dias 20 e 24 de julho, a Universidade da Madeira (UMa) será o palco de uma conferência internacional e de uma escola de formação dedicadas à Bioinformática e Análise de Dados, iniciativas integradas no projeto europeu isUP-AgrO – Unlocking the Potential for Agricultural Research on an EU Outmost Region: boosting ISOPlexis Centre.
As atividades serão conduzidas por investigadores da Universidade de Parma (Itália) tendo início do programa no dia 20 de julho com um ciclo de conferências aberto ao público. A primeira sessão, "Bioinformatics and Molecular Modelling in Food Science", será apresentada pelo Professor Luca Dellafiora e pelo investigador Lorenzo Pedroni, abordando a utilização de ferramentas de bioinformática e modelação molecular para o estudo de compostos alimentares. Seguir-se-á a sessão "Omics Approaches to Studying Plant Interactions with Emerging Contaminants: A Case Study on Per- and Polyfluoroalkyl Substances (PFAS)", apresentada pela investigadora Sophia Luche, dedicada à aplicação de abordagens ómicas na investigação das interações entre plantas e contaminantes emergentes.
Após a conferência, decorrerá a Training School "Bioinformatics and Data Analysis", entre os dias 20 e 24 de julho, proporcionando aos participantes formação teórico-prática em ferramentas computacionais para investigação científica.
Coordenado pela Universidade da Madeira, o projeto isUP-AgrO tem como objetivo consolidar o ISOPlexis como uma referência europeia em investigação aplicada à Agricultura Sustentável e à Tecnologia Alimentar. O consórcio envolve dois centros de investigação de renome internacional, o IRNAS-CSIC, de Espanha, e a Universidade de Parma, de Itália, bem como a empresa portuguesa de inovação SaturnTech.
Data de publicação: 10/09/2026
Erasmus+ Seminars OPENINGS; TOPICS; RESEARCH; CHALLENGES; METHODOLOGIES IN LINGUISTICS #5 2026: TRAINING PROGRAMMEData de publicação: 08/09/2026
Receção aos Novos Estudantes CNAES 2026/2027Data de publicação: 07/09/2026
Curso de Português Língua Não Materna 2026/2027Data de publicação: 07/09/2026
Dia Mundial da Saúde SexualData de publicação: 04/09/2026
Seminário final do projeto MathIAData de publicação: 03/09/2026
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2026 - 2ª FaseData de publicação: 01/09/2026
Matrículas dos Novos Estudantes da Universidade da Madeira - 2026/27 - 1.ª fase CNAData de publicação: 21/08/2026
Data de publicação: 08/11/2023
Multiplier Sport Event Projeto PHASE - Estratégias para a Promoção da Atividade Física em FamíliaData de publicação: 06/12/2023
Centro ISOPlexis distinguido internacionalmente com 2 prémios nas áreas da “Agricultura de Precisão” e “Agroecologia”Data de publicação: 01/08/2022
Candidatura a Concursos especiais para acesso e ingresso nas Licenciaturas 2026/2027Data de publicação: 29/07/2026
LABS Talks: “Movement and the brain: the impact of exercise on health and cognition”Data de publicação: 13/10/2025
Instalação Artística - ‘Banhos de imersão de 30 minutos ou até a água ficar fria? Os meus pais tiraram a banheira lá de casa.’Data de publicação: 18/11/2021
Matrículas dos Novos Estudantes da Universidade da Madeira - 2024/25 - 3.ª fase CNAData de publicação: 09/08/2024
Concurso para o Estudante Internacional 2020/2021 (Fase abril-maio)Data de publicação: 06/12/2019