Data de publicação: 15/05/2018

CQM integra rede pan-Europeia na área da Nanomedicina aplicada ao Cancro

O Centro de Química da Madeira (CQM), através da sua investigadora Sénior, Helena Tomás, é membro proponente da ação COST “NANO2CLINIC - Cancer Nanomedicine - From the Bench to the Bedside”.

A ação foi recentemente aprovada para financiamento a nível europeu por um período de quatro anos e integra-se na Estratégia Regional e Nacional de Especialização Inteligente na área da Saúde e Bem-estar e na Agenda Temática de Investigação e Inovação, promovida pela FCT – Saúde, Investigação Clínica e de translação, Visão e desafios para 2030.

A NANO2CLINIC é a primeira rede de Ciência pan-Europeia na área da Nanomedicina aplicada ao Cancro. Nesta rede multidisciplinar, estão envolvidos parceiros de 23 países reunidos no esforço conjunto de tornar o tratamento do cancro mais eficaz e com menores efeitos secundários e de fortalecer ligações entre os centros de investigação em universidades/hospitais e as pequenas/médias empresas do sector farmacêutico/biomédico, no sentido de colocar no mercado novas soluções para o tratamento do cancro com base na nanotecnologia.