Data de publicação: 13/09/2019

Design e Inovação com a Sonae Indústria

Título: Design e Inovação com a Sonae Indústria
Projeto : Texture Tiles
Parceira do Projeto: Surforma by Sonae Indústria, Universidade da Madeira, ESAD Matosinhos
Coordenação do Projeto da UMa: Shujoy Chakraborty, Sérgio Lemos
Coordenação do Projeto da ESAD: Jeremy Aston

O Texture Tiles surgiu de uma colaboração entre academia e industria na área do design de produto. Envolveu alunos do Curso de Design da Universidade da Madeira, do Mestrado em Design de Produto da ESAD Matosinhos e a Sonae Indústria.

Os alunos das duas instituições, colaboraram no desenvolvimento de texturas de superfícies para aplicação comercial, a partir do inovador Flexcomp - um laminado de alta pressão (hpl), desenvolvido pela Surforma da Sonae Indústria. Foram orientados tecnicamente, sobre as propriedades mecânicas e térmicas únicas deste material, por especialistas da Surforma, com o objetivo de desenvolverem aplicações para o sector dos revestimentos acústicos, mobiliário doméstico e de escritório, iluminação e setor aeroespacial em Portugal.

O projeto foi desenvolvido entre 25 de fevereiro e 1 de março de 2019, sob a orientação dos professores Shujoy Chakraborty e Sérgio Lemos da UMa e o professor Jeremy Aston da ESAD. Os alunos trabalharam em grupos mistos das duas instituições, para criarem novos conceitos que ligam o conhecimento académico com a realidade atual deste sector.

Alguns projetos selecionados, foram apresentados entre 21 e 24 de Maio no stand da Sonae Indústria na Interzum 2019 em Colónia, Alemanha - uma das maiores feiras europeias no sector do design industrial e de interiores. O projecto e os protótipos realizados foram apresentados à comunidade de design nacional em 30 de julho de 2019, no evento Flexcomp Open Day, realizado na instalação da Sonae Indústria no Porto.

Este projeto representa um marco importante no ensino do design na Universidade da Madeira ao criar novas oportunidades de produção e comercialização com uma empresa portuguesa globalizada.

Para aceder a mais informação sobre este projecto, clique aqui.