Data de publicação: 08/07/2026
Estudantes de Gestão da UMa avançam para a 2.ª Fase do Global Management Challenge
Uma equipa de estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Gestão da Universidade da Madeira (UMa) assegurou com distinção a passagem à segunda volta do Global Management Challenge (GMC).
O grupo — constituído pelas estudantes Catarina Ferraz, Carolina Cabral e Francisca Gonçalves — estreou-se nesta prestigiada iniciativa organizada pela SDG e pelo jornal Expresso, garantindo a continuidade e a representação da Região Autónoma da Madeira na próxima etapa da prova.
Orientação Científica e Sucesso Académico
A preparação e o desempenho estratégico da equipa contaram com a orientação dos docentes António Martins e Ricardo Gouveia, professores do Departamento de Gestão e Economia (DGE) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UMa.
O Global Management Challenge consiste numa simulação empresarial altamente complexa, na qual cada equipa assume o conselho de administração de uma empresa virtual. O objetivo passa por analisar indicadores económicos e financeiros detalhados para tomar decisões de topo, procurando alcançar o maior desempenho de investimento no mercado competitivo.
A excelente performance alcançada reflete o carácter prático e a exigência científica do ensino ministrado na licenciatura em Gestão do DGE, capacitando os futuros gestores com ferramentas de excelência para os desafios reais do mercado de trabalho.
Próxima Etapa rumo à Final Nacional
Com este apuramento, as estudantes avançam agora para a exigente segunda fase da competição, onde irão disputar o acesso à Final Nacional com equipas compostas por quadros de empresas e outros estudantes universitários de todo o país. O vencedor nacional desta edição terá a oportunidade de representar Portugal na Final Internacional.
A comunidade académica da Universidade da Madeira felicita as alunas Catarina Ferraz, Carolina Cabral e Francisca Gonçalves, bem como os professores orientadores, por este importante marco institucional, desejando o maior sucesso para as decisões estratégicas que se seguem nesta jornada competitiva.
Fotografia: © Júlio Silva Castro (2026)
Data de publicação: 10/10/2026
Sete Docentes e Investigadores da UMa no Top 2% dos mais influentes e citados no MundoData de publicação: 09/10/2026
XVI Encontro Anual e Congresso Internacional AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento)Data de publicação: 09/10/2026
Dia Mundial da Visão - Espaço Saúde +Data de publicação: 08/10/2026
Workshop: Propriedade Intelectual e Pesquisas ao Estado da TécnicaData de publicação: 08/10/2026
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2026 - 3ª FaseData de publicação: 06/10/2026
Membros do OTUMa e do CiTUR Madeira distinguidos com Best Paper Award no ITC’26Data de publicação: 06/10/2026
Dia Internacional da Não-Violência - Espaço Saúde +Data de publicação: 02/10/2026
Data de publicação: 13/08/2025
Colóquio Internacional Aprendizagens Emergentes, Diversidade e Inclusão para o Século XXI e II Seminário Internacional Abdias NascimentoData de publicação: 19/01/2026
Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2025/2026 - ADIADAData de publicação: 13/10/2025
Dia Mundial da Visão - Espaço Saúde +Data de publicação: 08/10/2026
Encerramento da Exposição Hic Et NuncData de publicação: 15/05/2026
Inscrição em Unidades Curriculares Singulares (1º semestre) 2025/2026Data de publicação: 22/09/2025
Matrículas dos Novos Estudantes da Universidade da Madeira - 2024/25 - 3.ª fase CNAData de publicação: 09/08/2024
Concurso para o Estudante Internacional 2020/2021 (Fase abril-maio)Data de publicação: 06/12/2019