Data de publicação: 27/06/2022

Estudantes universitários e recém-licenciados realizam estágios no CQM

No próximo dia 4 de julho, o Centro de Química da Madeira (CQM) dá as boas-vindas aos novos estagiários, recentemente admitidos no âmbito dos programas “Estágios de Verão para Universitários” e “Ingress@”, e que passam a integrar a equipa de investigadores do Centro, durante o período do Verão.

A receção e assinatura do termo de tomada de posse dos 21 estagiários, decorre na Sala 0.57, no piso 0 do Campus da Penteada, pelas 09h30, e contará com a presença do Reitor da Universidade da Madeira, Prof.º Doutor Sílvio Moreira Fernandes, do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Dr. Jorge Carvalho, e do Coordenador Científico do CQM, Prof.º Doutor João Rodrigues.

Os Estágios de Verão visam potenciar nos estudantes universitários a aquisição de aptidões transversais ao nível social, académico e profissional, em contexto real de trabalho, na área de formação que se encontram a frequentar, enquanto o Ingress@, procura estimular a capacidade empreendedora dos jovens, recém-graduados, na construção de um percurso profissional contínuo e dinâmico, promovendo a sua qualificação e integração no mercado de trabalho. Estes programas são promovidos pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e têm, respetivamente, a duração de 1 e 3 meses. Para muitos dos estagiários, trata-se do primeiro contacto com o CQM, com os diferentes os projetos de investigação em curso, e com a estrutura organizativa e de funcionamento de um centro de investigação.

Este ano, o CQM disponibilizou várias temáticas de estudo que visam proporcionar uma experiência enriquecedora numa das duas grandes áreas de investigação de investigação do CQM – Materiais e Produtos Naturais – sendo elas, especificamente: Biomateriais, Bioquímica, Eletroquímica, Fitoquímica, Nanomateriais para Aplicações Biomédicas, Química Alimentar, Química Analítica, Bioquímica, Química Bioinorgânica, Química Computacional, Química Física, Química Medicinal e Química Orgânica.

O CQM é um Centro de Investigação Nacional, com sede na Universidade da Madeira, classificado com “Excelente”, apoiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, pela ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.