Data de publicação: 18/05/2021

Fórum +Ciência nas empresas: visão e inovação

O Madeira N-LINCS, polo de investigação do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS) na Universidade da Madeira (UMa), vai promover no próximo dia 21 de maio, das 10h às 12h30, em formato virtual, o Fórum +Ciência nas empresas: visão e inovação.


A incorporação da investigação e inovação no sector empresarial é um fator crítico para o aumento da competitividade do tecido económico. Contudo, o investimento das empresas regionais em investigação e inovação é ainda incipiente. Neste sentido, pretende-se que este Fórum constitua uma oportunidade para sensibilizar o tecido empresarial regional para as oportunidades de financiamento existentes e encetar contactos para a dinamização de projetos em áreas estratégicas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I) entre empresas e instituições do Ensino Superior.


Pretende-se, ainda, apresentar as competências do polo e demonstrar casos de sucesso da colaboração entre a UMa e as empresas regionais. E, desta forma, incentivar a criação de parcerias entre as empresas regionais e os investigadores do Polo Madeira N-LINCS, tendo em vista o desenvolvimento e incorporação de sistemas e produtos inovadores no tecido empresarial regional.


A sessão de abertura do Fórum está marcada para as 10h e nela participam o Reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes; o Coordenador do polo de investigação Madeira N-LINCS, Eduardo Fermé; e o Presidente do Conselho de Administração da ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, Rui Caldeira.


O programa arranca às 10h20 com a apresentação das linhas de investigação do Madeira N-LINCS, nomeadamente Inteligência Artificial, Engenharia Organizacional e Tecnologias para a Saúde, Qualidade de Vida e Bem-estar, respetivamente, por Eduardo Fermé, David Aveiro e Sergi Bermúdez. Segue-se, às 10h50, o painel de discussão “Perspetivas de colaboração entre a Universidade e as empresas”, com a participação de André Barreto, da Quintinha de São João; de Jorge Fernandes, da Expedita; de César Rosa, da Câmara Municipal do Funchal; e de Carlos André Gomes, da ARDITI. Pelas 11h45, haverá ainda uma sessão aberta aos participantes: discussão e comentários.


Após a sessão de encerramento, a cargo do coordenador do polo Madeira N-LINCS, está prevista uma sessão de networking virtual entre investigadores e empresas.

A participação no Fórum é gratuita, mas requer inscrição prévia através do endereço https://bit.ly/3ol9syFLI. Após a validação, os dados de acesso serão enviados via email.


O Madeira N-LINCS foi criado em 2020 e conta com 28 investigadores, que trabalham nas áreas de Inteligência Artificial, Engenharia Organizacional e Tecnologias para a Saúde, Qualidade de Vida e Bem-estar.