Data de publicação: 28/10/2025

Microcredenciais 2025/2026 - Especialização em Futebol I - Fase Suplementar

Microcredencial - Especialização em Futebol I- Fase Suplementar - Candidaturas: de 28 a 29 maio de maio de 2026, aqui

MicrocredenciaI em Especialização em Futebot l: Técnico-Tática, Capacidades Motoras, Metodologia do Treino e Psicologia Aplicada ao Futebol, Gestão e Organização do Futebol. e Arbitragem e Leis de Jogo, para o ano letivo de 2025/2O26

Condições de Admissão à Microcredencial: Estudantes atualmente inscritos na Licenciatura em Educação Física e Desporto, exceto aqueles que já se encontrem em processo de Estágio ou que tenham concluído o Estágio no 3.o ano, nas Unidades Curriculares de lntervenção em Desporto I e ll, ou estudantes do Curso Técnico Superior Profissional em Treino Desportivo. São ainda considerados candidatos com um percurso escolar, científico ou profissionaI considerado, pelo júri de seleção, como demonstrando capacidade adequada para frequentar esta formação.

Clique aqui para aceder ao Edital Microcredencial Especialização em Futebol I - Fase Suplementar
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Microcredencial - Engenharia de Prompts 3ª edição 2025/2026 / Prompt Engineering  - Candidaturas: 20 de abril a 1 de maio, aqui

A formação aborda os princípios e técnicas fundamentais da engenharia de prompts aplicados a sistemas de IA generativa. Os alunos aprendem a estruturar, melhorar e otimizar instruções para maximizar a eficácia dos outputs. Inclui aplicação prática em tarefas administrativas, como geração de documentos e análise de dados, bem como considerações éticas e regulamentares no uso da IA. A metodologia combina teoria e prática com exercícios e estudos de caso. A avaliação baseia-se em exercícios práticos e no desenvolvimento de prompts especializados.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Microcredencial Especialização em Futebol I   - Candidaturas: até 3 de abril de 2026, aqui

MicrocredenciaI em Especialização em Futebol I: Técnico-Tática, Capacidades Motoras, Metodologia do Treino e Psicologia Aplicada ao Futebol, Gestão e Organização do Futebol e Arbitragem e Leis de Jogo, para o ano letivo de 2025/2026

Clique aqui para aceder ao Edital Microcredencial Especialização em Futebol I

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Microcredencial Segurança Informática I   - Candidaturas: 20 de dezembro de 2025 até 20 de janeiro de 2026, aqui

Clique aqui para aceder ao Edital Microcredencial Segurança Informática I_2ª Edição_2025-2026

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Microcredencial Engenharia de Prompts  - Candidaturas: até 15 20 de novembro de 2025, aqui

A Universidade da Madeira (UMa) procede à abertura de candidaturas à Microcredencial "Engenharia de Prompts".
A formação aborda os princípios e técnicas fundamentais da engenharia de prompts aplicados a sistemas de lA generativa. Os estudantes aprendem a estruturar, melhorar e otimizar instruções para maximizar a eficácia dos outputs. lnclui aplicação prática em tarefas administrativas, como geração de documentos e análise de dados, bem como considerações éticas e regulamentares no uso da lA.
A metodotogia combina teoria e prática com exercícios e estudos de caso. A avaliação baseia-se em exercícios práticos e no desenvolvimento de prompts especializados.

Candidaturas
Prazo: de 01 a 15 20 de novembro, exclusivamente através do endereço http://candidaturas.uma.pt

Documentos a apresentar:
Bilhete de ldentidade/Cartão do Cidadão/Passaporte;
Comprovativo de frequência ou término de licenciatura em área não CTEAM

Habititações mínimas de acesso
12º Ano de escolaridade terminado, e estar inscrito ou ser possuidor de um curso de ensino superior.

Critério de admissão 
Só serão admitidos candidatos a frequentar, ou com formação de origem de uma área não-CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Lista de formações base admissíveis disponível aqui

Critérios de seriação
Ordem de inscrição

Número de vagas mínimo/máximo para funcionamento
50/200

Duração
48 horas (5 horas teóricas e 5 horas práticas; as horas restantes são destinadas a trabalho autónomo, conforme previsto no plano de estudos)

Calendário 
a. Afixação da lista de inscritos: 20 de Novembro de 2025;
b. lnício/término das aulas: 29 de Novembro de 2025.

Valor de inscrição
Sem custos, esta formação enquadra-se no projeto "Reforço das Competências Digitais Digital Sul + llhas"

Diretor do Curso
Prof . Doutor Filipe Magno de Gouveia Quintal
email: filipe.quintal@staff.uma.pt



- Microcredencial Especialização em Futebol II | Candidaturas: até 3 de outubro de 2025, aqui

A Universidade da Madeira (UMa) procede à abertura de candidaturas à Microcredencial em Especialização em Futebol ll: Técnico-Tática ll, Psicologia Aplicada ao Futebol ll, Gestão e Organização do Futebol ll e Arbitragem e Leis de Jogo ll, para o ano letivo de 2025/2026.
Inscrições: 6 a 8 de outubro de2025, na Unidade de Assuntos Académicos, Campus da Penteada.

Documentos a apresentar:
a. Bilhete de ldentidade/Cartão do Cidadão/Passaporte;
b. Curriculum Vitae atualizado;
c. Certificado de Habilitações Literárias;
d. Certificado/Diploma de Treinador UEFA C;
e. Carta de motivação.

Condições de Admissão à Microcredencial:
Licenciatura em Ciências do Desporto ou áreas afins; Portadores do curso UEFA C de Futebol (primeiro grau da formação de treinadores na Europa e em Portugal).

Clique aqui para aceder ao Edital Microcredencial Especialização em Futebol II.


- Especialização em Futebol I | Candidaturas: até 24 de agosto de 2025, aqui
A Microcredencial em Especialização em Futebol I: Técnico-Tática, Capacidades Motoras, Metodologia do Treino e Psicologia Aplicada ao Futebol, Gestão e Organização do Futebol e Arbitragem e Leis de Jogo surge no contexto das equivalências aos cursos técnicos de treinadores e novos planos de estudo para o ano letivo 2025/26, e visa capacitar os alunos da instituição com a formação necessária para obter o Título Profissional de Treinador de Futebol, conforme as exigências do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Esta microcredencial é comparticipada pelo programa RE-C06-i03.03 Incentivo Adultos e RE-C06-i04.01 Impulso Jovens STEAM do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)



A Universidade da Madeira (UMa), através do Departamento de Educação Física e Desporto, vai lançar duas novas microcredenciais, comparticipadas, nas áreas do Desporto e da Avaliação da Performance. As formações terão lugar em julho e destinam-se a estudantes, treinadores e profissionais da área

Tecnologias computacionais aplicadas ao rendimento desportivo | Candidaturas: até 13 de julho de 2025, aqui
Lecionada pelo Professor Krzysztof Przednowek da University of Rzeszów (Polónia), esta microcredencial foca-se na avaliação da força através da utilização de equipamentos como o Isocinético e outros instrumentos de laboratório ligados à performance desportiva.
Datas: 17, 18 e 23 de julho
Clique aqui para aceder ao Edital.

- Avaliação e Controlo de Treino - Caraterização e Aplicabilidade da Carga Externa e lnterna no Futebol | Candidaturas: até 15 de julho de 2025, aqui
Datas: 24 a 26 de julho
Clique aqui para aceder ao Edital.

Estas microcredenciais são certificadas e isentas de qualquer custo, graças ao apoio de projetos financiados pelos programas “Reforço das Competências Digitais Digital Sul + Ilhas” e RE-C06-i03.03 Incentivo Adultos e RE-C06-i04.01 Impulso Jovens STEAM do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.