Data de publicação: 19/08/2019

Plantas alergénicas nos nossos espaços verdes? Não, Obrigado!

No próximo dia 05 de setembro, realiza-se na Universidade da Madeira (UMa) pelas 18h, na Sala do Senado, no piso – 2 do Campus Universitário da Penteada, a conferência intitulada: “Allergenic plants in our green spaces? No thanks!”, proferida por Agnieszka Grinn-Gofroń, da University of Szczecin (Polónia), juntamente com Irene Camacho, da Faculdade de Ciências da Vida da UMa.

Agnieszka Grinn-Gofroń é doutorada em Biologia, tendo realizado o Mestrado em Biologia, na área de Biologia e Proteção Ambiental. É atualmente docente do Instituto de Pesquisa em Biodiversidade, Departamento de Taxonomia Vegetal e Fitogeografia e investigadora na área da Aerobiologia, tendo publicado inúmeros trabalhos sobre os pólenes e esporos de fungos de importância alérgica. É membro da Sociedade Europeia de Aerobiologia desde 2009, sendo uma colaboradora e presença assídua em vários eventos de formação avançada no domínio da Aerobiologia.

Irene Camacho é doutorada em Biologia com especialidade em Bioquímica. É colaboradora da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, membro da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Internacional de Aerobiologia. Tem publicado em vários domínios da Aerobiologia, nomeadamente ao nível da saúde pública e fitopatologia, sendo revisora científica de inúmeras revistas e de projetos internacionais da especialidade.

Integrada no âmbito do programa ERASMUS+, numa parceria entre Universidade de Szczecin e a UMa, esta conferência visa dar a conhecer, de forma simples e didática, quais as plantas alergénicas que devemos evitar introduzir nos nossos espaços verdes e como as identificar, seja na nossa região ou fora dela.

A conferência será proferida em inglês e em português e é aberta ao público em geral, sendo especialmente recomendada para guias turísticos, agentes hoteleiros, arquitetos paisagísticos ou designers de espaços verdes, sejam públicos ou privados. Todos os participantes terão direito a certificado de presença.