Data de publicação: 26/11/2019

Projeto Poliempreende

Decorreu no passado dia 8 do presente mês, no Instituto Politécnico de Tomar, a cerimónia de Entrega de Prémios da 16.ª Edição do Poliempreende. Simultaneamente realizou-se a passagem de testemunho à Universidade da Madeira, responsável pela organização da 17ª edição do Poliempreende, em 2020.

Presidiram à mesa o Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, Presidente do conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), o Prof. Doutor João Coroado, anfitrião e Presidente do Instituto Politécnico de Tomar, o Prof. Doutor João Prudente, Pró-Reitor para o Ensino Politécnico da Universidade da Madeira, bem como a coordenadora Nacional Poliempreende 2019, Prof. Doutora Olinda Sequeira e o Prof. Doutor Eduardo Leite, coordenador Nacional Madeira 2020.

Marcaram, ainda, presença os demais representantes de todos os institutos Politécnicos do país, bem como das Universidades de Aveiro, Algarve e da Madeira.

O dia assinalou também a primeira reunião da coordenação da Universidade da Madeira, tendo sido definida a data de 2 a 9 de setembro de 2020, para a realização do concurso nacional. Foram, ainda, adiantadas novidades, designadamente a entrada da Universidade dos Açores, bem como a participação de diversas universidades Latino-americanas e da Europa, perspetivando-se uma edição verdadeiramente internacional, rica em experiências e networking.

A iniciativa pretende dotar os estudantes do ensino superior de competências empreendedoras e prevê, já a partir de janeiro na competição regional, uma série de oficinas ministradas por empresários, gestores e empreendedores de referência na RAM, no sentido de estimular os alunos para o empreendedorismo.

Através das ideias dos jovens empreendedores do ensino superior, procuram-se soluções para os problemas que nos desafiam na sociedade contemporânea, como as desigualdades sociais, as alterações climáticas, a sustentabilidade do planeta e a qualidade de vida das populações.