Data de publicação: 02/10/2017

Projeto: Smart Destinations - Destino Turístico Inteligente (SMARTDEST)

A UMa, juntamente com outras instituições da Região Autónoma dos Açores e das Ilhas das Canárias, Espanha, teve o projeto Smart Destinations: Destino Turístico Inteligente (SMARTDEST) aprovado no âmbito do Programa POMAC 2014-2020.

O objectivo geral do projecto é promover a cooperação entre os Açores, Madeira, Cabo Verde e Gran Canária para transformar estes territórios em Destinos Turísticos Inteligentes. Outros objetivos incluem o reforço de sinergias entre empresas e centros de investigação na área dos Destinos Turísticos Inteligentes, e através da criação de planos estratégicos para cada um dos destinos turísticos.

As entidades envolvidas neste projeto procurarão implementar soluções de Tecnologias de Informação e Comunicação que permitam acelerar a transformação das ilhas da Macaronésia em Destinos Turísticos Inteligentes.

Os parceiros envolvidos no projeto são os seguintes: Sociedad de Promoción Económica de Gran Canaria, Ayuntamiento de Las Palmas de Gran Canaria, Fundación Canaria Parque Científico Tecnológico de la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Patronato de Turismo de Gran Canaria, Universidade da Madeira e o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT). Ainda, como entidades de países terceiros, participam as seguintes entidades de Cabo Verde: Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), e a Agência para Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI).