Data de publicação: 05/05/2018

Concurso “UMa Ponte de Esparguete”

A Universidade da Madeira (UMa), através do Departamento de Engenharia Civil e Geologia, e em parceria com a Ordem dos Engenheiros – Região da Madeira, vai realizar no dia 09 de maio, a partir das 14h30, o Concurso “UMa Ponte de Esparguete”.

Esta iniciativa, que se realiza pelo quarto ano consecutivo, no Campus da Penteada, pretende estimular o interesse e a criatividade dos alunos do 3º Ciclo e dos Ensinos Secundário e Superior pela área da Engenharia, ao mesmo tempo que procura apoiar algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social da Região Autónoma da Madeira (IPSS-RAM). Este apoio será determinado a partir dos testes de carga das pontes. Quanto mais elevados forem os resultados,
maior será a quantidade de produtos alimentares a distribuir pelas IPSS selecionadas pelos participantes.

Para tal, os alunos são desafiados a construir uma ponte utilizando como material de construção a massa esparguete Insular e cola térmica, aplicando as competências adquiridas na área da física e/ou educação visual e tecnológica, e desenvolvendo competências que promovam o trabalho em
equipa, liderança e coordenação.

As pontes concorrentes serão avaliadas mediante as categorias de ‘Resistência’ e ‘Design’. Na categoria de ‘Resistência’ o objetivo é construir uma ponte que suporte a maior carga possível, enquanto na categoria de ‘Design’ o objetivo é construir uma ponte que cumpra com o regulamento do concurso e seja arquitetonicamente agradável.

Todos os participantes no concurso terão direito a um diploma de participação onde constará a identificação dos membros da equipa, o nome da equipa, e foto da ponte. Além do diploma, os três primeiros grupos classificados de cada categoria terão a direito a prémios monetários.

As inscrições a este concurso decorrem até ao dia 4 de maio, através do envio de um email para jmartins@uma.pt, com os seguintes dados: nome da equipa, nome de todos os elementos que compõem a equipa (no máximo até cinco), a instituição de ensino que frequentam, e o nome da IPSS que pretendem apoiar. A entrega da ponte deve ser efetuada no gabinete 2.91, até ao dia 08 de maio. Caso a equipa o solicite à organização, com 3 dias úteis de antecedência, poderá ser providenciada a recolha da ponte.

Galeria de Imagens