Data de publicação: 26/09/2018

UMa assinala Dia Mundial do Turismo

No dia em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, a Universidade da Madeira (UMa) promove diversas iniciativas, com o objetivo de reforçar a sua aposta na formação e investigação na área do Turismo.

Assim, neste âmbito, estão previstas as seguintes atividades:

  1. A apresentação dos Resultados do Festival do Atlântico na Direcção Regional do Turismo pelas 14:00, com a presença dos membros do Projeto Turismo e da Senhora Secretária Regional do Turismo Paula Cabaço.
  2. Aula da Dra. Bárbara Spínola, Diretora de Serviços e Projetos Turísticos da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, que irá abordar o tema da evolução do turismo, numa aula do curso de 1º ciclo em Direção e Gestão Hoteleira, às 16h.

Atualmente, a UMa posiciona-se como entidade agregadora de divulgação de conhecimento científico sobre o turismo da Madeira, através das seguintes vertentes:

  1. Observatório do Turismo (recolha, tratamento de informação e monitorização);
  2. CiTUR-Madeira (cooperação e partilha de investigação científica com parceiros institucionais);
  3. Oferta Formativa na área de Turismo: 
  • Mestrado em Ecoturismo;
  • Licenciatura em Direção e Gestão Hoteleira;
  • TeSP em Guias da Natureza;
  • TeSP em Cozinha e Produção Alimentar.

O Observatório do Turismo tem divulgado, de forma regular, os seus estudos, com especial ênfase na apresentação dos inquéritos de Satisfação sobre os principais eventos com impacto turístico na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente as Festas de Natal e Fim do Ano, a Festa do Vinho, o Festival do Atlântico, a Festa da Flor e o Carnaval.

O CiTUR-Madeira, centro de investigação em Turismo, aprovado em 2018, resulta das atividades realizadas no âmbito do Projeto Turismo da Universidade da Madeira, e tem vindo, nos últimos 3 anos, a reforçar o papel da UMa como geradora de conhecimento científico na área do Turismo. Os objetivos principais deste centro são a publicação de artigos científicos, a integração em redes de investigação internacionais e a colaboração em projetos de IDT&I.

Na componente da oferta formativa, a Universidade da Madeira pretende reforçar e ampliar a disponibilização de cursos, nos seus diversos graus, na área do Turismo, através da nova edição do Mestrado em Ecoturismo, da recente Licenciatura em Direção e Gestão Hoteleira, e dos cursos técnicos superiores profissionais (TeSP) em Guias de Natureza e em Cozinha e Produção Alimentar.