Subject: Environmental Education

Scientific Area:

Education

Workload:

43 Hours

Number of ECTS:

3 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

Pretende-se que o Aluno desenvolva capacidades e competências na compreensão e integração das questões ambientais e de sustentabilidade em realidades diversas, em particular no contexto da educação ambiental, sendo para isso necessário:

-Entender os conceitos em ambiente e sustentabilidade e ser capaz de os enquadrar no contexto da educação ambiental e das realidades sócio-profissionais diversas.

-Desenvolver espírito crítico e inovador na abordagem às questões ambientais.

-Perceber a inter-relação dos factores ambientais e a sua dimensão holística.

-Garantir uma abordagem prática e concreta nas estratégias de educação ambiental relativas aos principais temas: Resíduos, Energia, Mobilidade, Água e Biodiversidade.

Syllabus:

1. O estado global do ambiente.

2. A educação ambiental

3. Resíduos- Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

4. Energia- eficiência e renováveis.

5. Mobilidade sustentável.

6. Recursos hídricos.

7. Biodiversidade.

Literature/Sources:

Hélder Spínola. (2014). Forty years of environmental education in the Portuguese Democracy. The Online Journal of New Horizons in Education, 4: 47-55.

Hélder Spínola. (2011). Educação ambiental: necessário avaliar e inovar. In: Fino CN & Sousa JM, (edits). Pesquisar para mudar (a educação). Edição CIE-UMa.

Hélder Spínola, Idalina Perestrelo Luís, Filipa Alves, Sandra Oliveira e Vanda Marques. (2011). Ambiente para Jovens: Aprender e Aplicar. Edição Educação Nacional.

Herbert Girardet (2007). Criar Cidades Sustentáveis. Cadernos Schumacher para a Sustentabilidade, Edições Sempre-em-Pé.

Paulo Magalhães (2007). O Condomínio da Terra. Das alterações climáticas a uma nova concepção jurídica do Planeta. Edição Almedina.

João Evangelista. (1999). Educação Ambiental- uma via de leitura e compreensão. Cadernos de educação ambiental, 3. Edição Instituto de Inovação Educacional.

Assesssment methods and criteria:

▪ Frequência (50%): 15-05-2025

(Sem nota mínima e pode ser recuperada em recurso)

 

▪ Projeto de Educação Ambiental (50%): 22-05-2025

(Sem nota mínima e não pode ser recuperada em recurso)