Esta plataforma tem como objetivo dar a possibilidade de serem denunciadas situações consideradas ilegais, praticadas dentro da instituição, a todas as pessoas que as tenham vivenciado. Esta denúncia pode ser feita de forma anónima, caso seja do interesse do denunciante.

A CONFIDENCIALIDADE É GARANTIDA?

A Universidade da Madeira assegura a confidencialidade durante todo o processo. Para que a confidencialidade seja garantida no ato da denúncia, o contacto com o denunciante será sempre feito através desta plataforma. Para este efeito será atribuído um código-chave a cada denúncia, sendo esta a única forma de acompanhamento do estado da mesma pelo denunciante.

POSSO CONFIAR NA PLATAFORMA?

A plataforma utilizada pela Universidade da Madeira para efetuar denúncias é baseada no projeto open source Globaleaks, que segue as melhores práticas para garantir a máxima segurança durante o decorrer de todo o processo. Este foi projetado de forma a respeitar todos os requisitos inerentes ao Regulamento Geral da Proteção de Dados.

QUEM PODE DENUNCIAR?

Todos os alunos, investigadores, estagiários, docentes e não-docentes da Universidade da Madeira; prestadores de serviços, fornecedores e demais pessoas ou entidades que trabalhem de forma direta ou indireta para Universidade da Madeira; qualquer pessoa que tenha sido vítima de infrações durante o processo de recrutamento, relação profissional cessada ou fase de negociação pré-contratual, com a Universidade.

QUAIS OS TIPOS DE DENÚNCIAS?

Quando estiver a efetuar a sua denúncia terá de escolher entre dois tipos: Assédio ou Fraude. As denúncias por Assédio devem estar relacionadas com assédio moral, físico ou sexual. As denúncias por Fraude devem estar relacionadas com crimes relacionados com: corrupção, conflito de interesses, contratação pública, atos académicos, etc.

COMO DEVE SER EFETUADA A DENÚNCIA?

A apresentação de denúncia deve ser detalhada e objetiva, descrevendo todos os dados relevantes, como datas ou períodos de tempo abrangidos, locais, pessoas/entidades envolvidas e outros elementos considerados relevantes. Estas premissas são fundamentais para prevenir, detetar e sancionar condutas impróprias.

COMO ACOMPANHAR O PROCESSO?

Para acompanhar o processo o denunciante terá de utilizar o código gerado aquando da submissão da respetiva denúncia. Sempre que existir necessidade de contactar o denunciante, a comunicação será efetuada através da plataforma Globaleaks.