
Promoção de Saúde Mental no Ensino Superior
Este é um projeto da UMa, financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), através do Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior. Trata-se de uma excelente janela de oportunidade para reforçar significativamente o apoio aos estudantes em matéria de bem-estar e assim de prevenção de situações de doenças do foro mental, criando também boas oportunidades de formação quer aos docentes quer aos outros funcionários da instituição.
A candidatura tem o foco sobretudo nos estudantes, propondo atividades enquadradas em distintos níveis, prevendo a participação da Associação de Estudantes. Contudo, atendendo à fulcral importância da intervenção diária dos docentes, do pessoal auxiliar, dos técnicos de administração e de gestão também contempla atividades que lhes são dirigidas com o objetivo de os capacitar para um melhor contributo no ambiente e interação académicos.
Este projeto pretende propiciar o desenvolvimento saudável e o bem-estar de todos e de cada um dos membros da Academia como um desafio constante, partilhado, exigente requerendo que se adequem os diferentes contextos da Universidade da Madeira para serem promotores de mais saúde e saúde mental coletivas.
O projeto foi coordenado pela Doutora Custódia Drumond, no início quando era Vice-Reitora para a área académica e formação ao longo da vida, tendo a partir de final de julho de 2025, a coordenação, passado a ser da responsabilidade da Doutora Ana Antunes, Pró-Reitora para a Qualidade. A coordenação é responsável por garantir as condições de bom funcionamento do projeto, incluindo o necessário apoio logístico e reunirá regularmente com as docentes responsáveis pela coordenação e supervisão das várias atividades a desenvolver no âmbito do projeto.
As docentes responsáveis pela coordenação e supervisão das atividades desenvolvidas, por ordem alfabética, são as Professoras Dora Pereira, Isabel Fragoeiro e Rosa Henriques de Gouveia, das áreas científicas de Psicologia, Enfermagem e Medicina, respetivamente, as quais garantirão que é feita monitorização e análise de resultados e apresentarão propostas de melhoria.
As ações de formação serão desenvolvidas por docentes, técnicos da UMa e por especialistas externos à Universidade da Madeira, sempre por profissionais especialistas nas temáticas a abordar e serão organizadas em parceria com o Centro de Desenvolvimento Académico da Universidade da Madeira.
Conta-se com a imprescindível colaboração da Associação de Estudantes na divulgação das formações entre os estudantes e na criação de documentos promocionais. A Associação de Estudantes disponibilizou-se pela oferta de atividades de bem-estar e pela organização de gincanas com a participação de estudantes dos vários cursos.
Pela frequência de cursos breves sobre desenvolvimento de competências pessoais os estudantes receberão um certificado de participação.
Duração do Projeto
Fevereiro 2024 a novembro de 2026.
Financiamento - Direção-Geral do Ensino Superior
144 738,00€
Resultados e impactos esperados:
-Aumento na participação em atividades de bem-estar, sobretudo dos estudantes;
-Aumento dos níveis de bem-estar de todos os elementos da academia.
São 9 as áreas de atuação:
1. Espaço de bem-estar (N1);
2. Workshops para Estudantes (N1);
3. Acolhimento e apoio personalizado aos estudantes internacionais pela equipa de saúde/gabinete do estudante Internacional (N1);
4. Espaço Saúde (N1);
5. Formação para docentes (N1);
6. Formação para pessoal técnico Administrativo e de Gestão (N1);
7. Intervenção Psicossocial (N2);
8. Grupo de intervenção terapêutica (N3);
9. Criação de um manual de procedimentos específico para sinalização e encaminhamento de situações de crise e agudas (N3).
Com o objetivo de criar um ambiente acolhedor, funcional e inclusivo, este espaço foi concebido como um ponto de encontro para a promoção da saúde mental, do autocuidado e do bem-estar emocional da comunidade académica. Trata-se de um espaço destinado à dinamização regular de atividades como sessões de relaxamento, práticas de autocuidado, workshops temáticos, clube de leitura em saúde mental e eventos de sensibilização. Estas iniciativas visam estimular a participação ativa e o convívio saudável entre estudantes, docentes e técnicos.
Apesar do forte compromisso institucional, o espaço ainda se encontra em fase de finalização, aguardando a conclusão de processos relacionados com a aquisição de mobiliário e a organização funcional. Prevê-se que a sua abertura oficial ocorra em setembro de 2025.
Materiais e recursos já disponíveis no espaço:
-10 manuais de saúde mental;
-Instalação de uma máquina de vending com opções alimentares;
-Disponibilização de puffs e tapetes de yoga.
Os workshops propostos, com a duração de 1h30m a 2h, por sessão, podem receber uma média de 30 estudantes e pretendem promover a saúde mental e o bem-estar psicológico, prevenir problemas de saúde psicológicos, promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e interpessoais dos estudantes e diminuir o estigma em relação a problemas e perturbações de saúde mental. O número de edições de cada workshop é variável em função da adesão.
Os temas dos workshops são: Ansiedade; Violência no namoro; Stalking; Abuso de Substâncias; Cyberbulling; Identidade de género. Os oradores serão psicólogos especialistas nos diversos temas.
Projetos Desenvolvidos em 2024:
13 novembro – Workshop: O ABC da Ansiedade (Cartaz)
10 maio – Workshop: Gerir a ansiedade no dia a dia (Cartaz)
14 junho – Vamos falar sobre depressão! (Cartaz)
20 de novembro - Workshop: Cyberbullying (Cartaz | Fotografias)
Projetos Desenvolvidos em 2025:
12 fevereiro – Workshop: Amar ou Magoar? Como intervir na Violência no Namoro (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado)
19 fevereiro – Workshop: Métodos de Estudo 2.ª Edição (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado)
26 fevereiro – Workshop: Descomplicar a Ansiedade (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado | Fotografias)
06 março - Workshop: Sobreviver Tenho Ansiedade, E agora? (Cartaz)
12 março - Workshop: Explorando as Cores do Arco-Íris - Uma Introdução à Comunidade LGBTQIA+ (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado | Fotografias)
09 abril – Workshop: Estratégias para combater a Procrastinação (Cartaz | Material Pedagógico Certificado)
07 maio – Mindfulness (Cartaz)
25 junho - Preparação para a defesa da dissertação de mestrado (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado)
Na Universidade da Madeira, à medida que os estudantes internacionais vão chegando, o Gabinete do Estudante Internacional recebe-os, orienta-os e presta-lhes apoio, procurando que a sua integração na academia e na sociedade madeirense seja feita de forma harmoniosa. Contudo, sabemos que cada comunidade tem as suas próprias vivências e costumes e que a adaptação ao meio e ao ambiente universitário acarreta várias dificuldades.
Assim, pretende-se melhorar a adaptação destes estudantes, promovendo um acolhimento e apoio personalizado por tipo de nacionalidade ou de curso (CTeSP, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo), ou mesmo por curso, de forma orientada pela equipa de saúde que ficará responsável pelo Espaço Saúde+.
Neste âmbito, o Serviço de Psicologia colaborou na atividade Erasmus+ Welcome Day, que decorreu no dia 7 de fevereiro de 2025, contando com a participação de 70 estudantes. As atividades realizadas, tal como previsto neste tipo de sessões, tiveram como objetivo:
- Promover a integração e a adaptação sócio-académica dos estudantes de Erasmus;
- Promover o bem-estar psicológico e emocional dos estudantes;
- Facilitar a criação de uma rede de suporte;
- Promover o sentimento de pertença à instituição;
- Reduzir a ansiedade no processo de adaptação a um novo país e instituição.
Os estudantes internacionais têm sido também incentivados a participar nos workshops de intervenção de nível N1.
O Gabinete do Estudante Internacional, os Serviços de Ação Social, o Espaço Saúde+ e o Serviço de Psicologia têm acolhido e orientado estes estudantes. Os Serviços de Ação Social, em colaboração com a Comissão de Estudantes da Residência, têm dinamizado diversas atividades, divulgadas no site dos Serviços. O Serviço de Psicologia tem procurado envolver os estudantes internacionais nas atividades de integração que dinamiza, quer nas instalações da Universidade, quer durante os fins de semana, em diferentes pontos da ilha (Fotografias).
A criação do espaço Saúde+ destina-se à prestação de apoio à saúde reforçando desta forma a saúde mental da academia com uma equipa responsável pela organização, dinamização e monotorização de atividades ao longo do projeto.
Pretende-se:
- Disponibilizar apoio no âmbito da promoção da saúde;
- Reforçar conhecimentos e competências relacionadas com o autocuidado em saúde mental;
- Aumentar a literacia em saúde;
- Identificar situações de risco para a saúde;
- Atender a situações críticas e inesperadas no sentido de evitar complicações;
- Disponibilizar um espaço de diálogo seguro/ protegido sobre saúde;
- Intervir preventivamente no sentido de evitar patologias nos membros da comunidade académica;
- Reforçar e alargar a rede de apoio à saúde dos estudantes e funcionários (docentes e não docentes).
Proceder-se-á à criação de sinalética orientadora do Espaço Saúde+, de modo a tornar o espaço conhecido, acessível e convidativo. Para tal serão desencadeadas as seguintes ações:
-Adequação do espaço físico específico para os objetivos: saúde e saúde mental;
- Disponibilidade no Espaço Saúde+ de um profissional de saúde com competências e experiência para atender necessidades/situações de saúde-doença de 1ª linha de atuação, e, se necessário, adequado encaminhamento.
Relatório de Atividades do Espaço Saúde + (março - julho 2025) disponível aqui | Questionário de monitorização do Programa de Promoção de Saúde Mental no Ensino Superior - Espaço Saúde+ disponível aqui.
Com a pretensão de promover a literacia em saúde psicológica na comunidade docente, a promoção de boas práticas na intervenção com estudantes em situações de vulnerabilidade e sofrimento psicológico e capacitar os docentes com informação e recursos, ser-lhes-ão oferecidos cursos breves de formação de 4h sobre:
- Saúde Mental no Ensino Superior: Um Diálogo aberto;
- Como agir perante uma situação de risco e vulnerabilidade psicológica: O Papel do Docente no Ensino Superior;
- Vamos trabalhar em conjunto na construção da resiliência e na redução do stress no contexto universitário;
- Abraçar a diversidade e as diferenças: A sua importância no Ensino Superior.
2025: Foram organizadas as seguintes formações dirigidas aos docentes:
25 de março - “Reconhecimento da Diversidade no Ensino Superior” 1ª Edição (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado)
27 de maio - “Reconhecimento da Diversidade no Ensino Superior” 2ª Edição (Cartaz)
Com a pretensão de promover a literacia em saúde psicológica, sensibilizar para boas práticas na intervenção com estudantes em situações de vulnerabilidade psicológica e sofrimento psicológico e capacitar o pessoal técnico, administrativo e de gestão com informação e recursos, ser-lhes-ão disponibilizados cursos breves de formação de 4h sobre:
- Saúde Mental no contexto universitário: Vamos fazer a diferença juntos;
- Como agir perante uma situação de risco e vulnerabilidade psicológica: Estratégias para o Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão;
- O Papel do Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão na integração e adaptação de estudantes com Necessidades Especiais no Ensino Superior.
2025
24 março - A importância dos diversos quadros técnicos na inclusão de Estudantes com necessidades especiais no Ensino Superior 1ª Edição (Cartaz | Fotografias)
26 maio - A importância dos diversos quadros técnicos na inclusão de Estudantes com necessidades especiais no Ensino Superior 2ª Edição (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado)
Os estudantes universitários apresentam e enfrentam problemas sociais diversos (dependência financeira ou dificuldades económicas, contextos familiares de risco e de violência, problemas de saúde mental do própria ou na família, situações de internamento estudantes em risco de exclusão social, estudantes deslocados, entre outros).
Esta área de intervenção tem por objetivos: prestar informação, encaminhar e articular com os serviços da comunidade (segurança social, saúde, ...) e/ou promover respostas às situações problema apresentadas pelos estudantes em situação de vulnerabilidade social; desenvolvimento e promoção do bem-estar dos estudantes e capacitação das pessoas. Será uma atividade desenvolvida pelos técnicos dos serviços de ação social nomeadamente por assistentes sociais, através do alargamento aos estudantes do 1º ano de um programa interno dos serviços de ação social que anteriormente era dirigido apenas aos bolseiros.
Pretende-se, através desta modalidade, promover a psicoeducação, desenvolver estratégias de coping e reforçar o bem-estar psicológico dos estudantes da Universidade da Madeira. Ao longo dos anos letivos de 2024, 2025 e 2026, prevê-se a constituição de grupos terapêuticos compostos por 5 a 10 participantes, selecionados a partir de uma sessão individual de rastreio clínico e da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica padronizados, constituindo uma linha de base pré-intervenção.
As sessões serão conduzidas por um ou dois psicólogos e terão como foco temáticas prioritárias identificadas junto da população estudantil, nomeadamente:
- Gestão da Depressão e da Ansiedade;
- Relacionamentos Interpessoais.
Cada ciclo de intervenção terá a duração prevista de 8 a 10 sessões, com 1h30m cada. Será realizada uma avaliação de impacto com recurso à repetição dos instrumentos de avaliação psicológica (pré e pós-teste), bem como à aplicação de questionários de feedback e satisfação, visando aferir a eficácia da intervenção.
Na sequência das consultas de rastreio psicológico e com base num modelo estruturado de rastreio, avaliação e intervenção, foram identificados estudantes com indicadores clínicos que os tornavam elegíveis para este tipo de intervenção psicoterapêutica em grupo.
Importa referir que a profissional responsável pelo processo de rastreio e análise clínica dos casos frequentou formação específica no programa “Rastreio, Avaliação e Tratamento da Depressão em Matched Stepped Care”, realizada em regime de e-learning com sessões síncronas. Esta formação assegura uma aplicação rigorosa e técnica dos critérios de triagem e encaminhamento, de acordo com boas práticas clínicas e modelos baseados na evidência.
Os estudantes identificados foram convidados a integrar os programas de intervenção grupal, de acordo com os critérios de inclusão definidos. Contudo, até à data, não se registou adesão efetiva aos grupos por parte dos estudantes convidados.
Esta baixa adesão poderá estar relacionada com fatores contextuais específicos, nomeadamente:
-A perceção de frágil anonimato e reserva, devido à reduzida dimensão da comunidade académica;
-O grau de familiaridade elevado entre os membros da população estudantil, o que pode gerar constrangimentos na partilha em grupo de experiências de vulnerabilidade.
Apesar deste constrangimento inicial, a implementação dos grupos psicoterapêuticos permanece uma prioridade institucional. Estão a ser exploradas alternativas de configuração e comunicação que permitam salvaguardar a confidencialidade e reforçar o engagement e a segurança psicológica dos estudantes, de forma a tornar esta modalidade mais atrativa e funcional.
A prestação de cuidados em situações agudas de saúde mental pode ser significativamente potenciada pela existência de circuitos de referenciação claros e eficazes, tanto no plano interno da Universidade da Madeira, como no que diz respeito ao encaminhamento para os serviços especializados do sistema regional de saúde.
Neste sentido, está em curso a elaboração de um manual de procedimentos, partilhado entre os principais intervenientes nestas situações, o qual permitirá:
- Otimizar a atuação em contexto de crise, através de um quadro de leitura comum e concertado;
- Reduzir o tempo de acesso a cuidados diferenciados, promovendo respostas mais céleres e eficazes;
- Reforçar a articulação entre os serviços internos da UMa e os recursos especializados do SESARAM.
A proposta prevê a melhoria e clarificação dos itinerários de sinalização, referenciação e encaminhamento, bem como a definição de protocolos de comunicação e colaboração interinstitucional, com especial atenção às situações clínicas urgentes e/ou complexas.
Até à data:
- Foi constituído o grupo de trabalho multidisciplinar, composto por docentes da Universidade da Madeira com experiência na área da saúde mental, oriundos das áreas científicas de Psicologia, Medicina e Enfermagem, e por profissionais do SESARAM, das mesmas áreas disciplinares;
- O manual encontra-se atualmente em fase de estudo e construção, tendo sido já realizadas entrevistas a diversos stakeholders e efetuada a análise preliminar dos dados recolhidos.
A próxima fase envolve a sistematização dos contributos recolhidos e a redação do documento orientador, com previsão de implementação ainda durante o ano letivo de 2025. Está igualmente prevista a realização de reuniões semestrais de monitorização, que permitirão avaliar a aplicação prática do manual e propor ajustamentos e melhorias contínuas com base na experiência e nos desafios identificados no terreno.
__________________________________________
Contactos
Espaço de bem-estar, Workshops para Estudantes, Formação para docentes, Intervenção terapêutica --> servico.psicologia@mail.uma.pt
Apoio personalizado aos estudantes internacionais Saúde --> servico.psicologia@mail.uma.pt; isabel.fragoeiro@staff.uma.pt; rosa.gouveia@staff.uma.pt
Académico --> estudante.internacional@mail.uma.pt;
Espaço Saúde --> isabel.fragoeiro@staff.uma.pt; rosa.gouveia@staff.uma.pt
Intervenção Psicossocial --> bemestar@sas.uma.pt
Manual de procedimentos --> dora.pereira@staff.uma.pt; isabel.fragoeiro@staff.uma.pt;rosa.gouveia@staff.uma.pt
A candidatura tem o foco sobretudo nos estudantes, propondo atividades enquadradas em distintos níveis, prevendo a participação da Associação de Estudantes. Contudo, atendendo à fulcral importância da intervenção diária dos docentes, do pessoal auxiliar, dos técnicos de administração e de gestão também contempla atividades que lhes são dirigidas com o objetivo de os capacitar para um melhor contributo no ambiente e interação académicos.
Este projeto pretende propiciar o desenvolvimento saudável e o bem-estar de todos e de cada um dos membros da Academia como um desafio constante, partilhado, exigente requerendo que se adequem os diferentes contextos da Universidade da Madeira para serem promotores de mais saúde e saúde mental coletivas.
O projeto foi coordenado pela Doutora Custódia Drumond, no início quando era Vice-Reitora para a área académica e formação ao longo da vida, tendo a partir de final de julho de 2025, a coordenação, passado a ser da responsabilidade da Doutora Ana Antunes, Pró-Reitora para a Qualidade. A coordenação é responsável por garantir as condições de bom funcionamento do projeto, incluindo o necessário apoio logístico e reunirá regularmente com as docentes responsáveis pela coordenação e supervisão das várias atividades a desenvolver no âmbito do projeto.
As docentes responsáveis pela coordenação e supervisão das atividades desenvolvidas, por ordem alfabética, são as Professoras Dora Pereira, Isabel Fragoeiro e Rosa Henriques de Gouveia, das áreas científicas de Psicologia, Enfermagem e Medicina, respetivamente, as quais garantirão que é feita monitorização e análise de resultados e apresentarão propostas de melhoria.
As ações de formação serão desenvolvidas por docentes, técnicos da UMa e por especialistas externos à Universidade da Madeira, sempre por profissionais especialistas nas temáticas a abordar e serão organizadas em parceria com o Centro de Desenvolvimento Académico da Universidade da Madeira.
Conta-se com a imprescindível colaboração da Associação de Estudantes na divulgação das formações entre os estudantes e na criação de documentos promocionais. A Associação de Estudantes disponibilizou-se pela oferta de atividades de bem-estar e pela organização de gincanas com a participação de estudantes dos vários cursos.
Pela frequência de cursos breves sobre desenvolvimento de competências pessoais os estudantes receberão um certificado de participação.
Duração do Projeto
Fevereiro 2024 a novembro de 2026.
Financiamento - Direção-Geral do Ensino Superior
144 738,00€
Resultados e impactos esperados:
-Aumento na participação em atividades de bem-estar, sobretudo dos estudantes;
-Aumento dos níveis de bem-estar de todos os elementos da academia.
São 9 as áreas de atuação:
1. Espaço de bem-estar (N1);
2. Workshops para Estudantes (N1);
3. Acolhimento e apoio personalizado aos estudantes internacionais pela equipa de saúde/gabinete do estudante Internacional (N1);
4. Espaço Saúde (N1);
5. Formação para docentes (N1);
6. Formação para pessoal técnico Administrativo e de Gestão (N1);
7. Intervenção Psicossocial (N2);
8. Grupo de intervenção terapêutica (N3);
9. Criação de um manual de procedimentos específico para sinalização e encaminhamento de situações de crise e agudas (N3).
1. Espaço de bem-estar (N1)
Com o objetivo de criar um ambiente acolhedor, funcional e inclusivo, este espaço foi concebido como um ponto de encontro para a promoção da saúde mental, do autocuidado e do bem-estar emocional da comunidade académica. Trata-se de um espaço destinado à dinamização regular de atividades como sessões de relaxamento, práticas de autocuidado, workshops temáticos, clube de leitura em saúde mental e eventos de sensibilização. Estas iniciativas visam estimular a participação ativa e o convívio saudável entre estudantes, docentes e técnicos.
Apesar do forte compromisso institucional, o espaço ainda se encontra em fase de finalização, aguardando a conclusão de processos relacionados com a aquisição de mobiliário e a organização funcional. Prevê-se que a sua abertura oficial ocorra em setembro de 2025.
-10 manuais de saúde mental;
-Instalação de uma máquina de vending com opções alimentares;
-Disponibilização de puffs e tapetes de yoga.
2. Workshops para Estudantes (N1)
Os workshops propostos, com a duração de 1h30m a 2h, por sessão, podem receber uma média de 30 estudantes e pretendem promover a saúde mental e o bem-estar psicológico, prevenir problemas de saúde psicológicos, promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e interpessoais dos estudantes e diminuir o estigma em relação a problemas e perturbações de saúde mental. O número de edições de cada workshop é variável em função da adesão.
Os temas dos workshops são: Ansiedade; Violência no namoro; Stalking; Abuso de Substâncias; Cyberbulling; Identidade de género. Os oradores serão psicólogos especialistas nos diversos temas.
Projetos Desenvolvidos em 2024:
13 novembro – Workshop: O ABC da Ansiedade (Cartaz)
10 maio – Workshop: Gerir a ansiedade no dia a dia (Cartaz)
14 junho – Vamos falar sobre depressão! (Cartaz)
20 de novembro - Workshop: Cyberbullying (Cartaz | Fotografias)
Projetos Desenvolvidos em 2025:
12 fevereiro – Workshop: Amar ou Magoar? Como intervir na Violência no Namoro (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado)
19 fevereiro – Workshop: Métodos de Estudo 2.ª Edição (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado)
26 fevereiro – Workshop: Descomplicar a Ansiedade (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado | Fotografias)
06 março - Workshop: Sobreviver Tenho Ansiedade, E agora? (Cartaz)
12 março - Workshop: Explorando as Cores do Arco-Íris - Uma Introdução à Comunidade LGBTQIA+ (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado | Fotografias)
09 abril – Workshop: Estratégias para combater a Procrastinação (Cartaz | Material Pedagógico Certificado)
07 maio – Mindfulness (Cartaz)
25 junho - Preparação para a defesa da dissertação de mestrado (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado)
3. Acolhimento e apoio personalizado aos estudantes internacionais pela equipa de saúde/gabinete do estudante Internacional (N1)
Na Universidade da Madeira, à medida que os estudantes internacionais vão chegando, o Gabinete do Estudante Internacional recebe-os, orienta-os e presta-lhes apoio, procurando que a sua integração na academia e na sociedade madeirense seja feita de forma harmoniosa. Contudo, sabemos que cada comunidade tem as suas próprias vivências e costumes e que a adaptação ao meio e ao ambiente universitário acarreta várias dificuldades.
Assim, pretende-se melhorar a adaptação destes estudantes, promovendo um acolhimento e apoio personalizado por tipo de nacionalidade ou de curso (CTeSP, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo), ou mesmo por curso, de forma orientada pela equipa de saúde que ficará responsável pelo Espaço Saúde+.
Neste âmbito, o Serviço de Psicologia colaborou na atividade Erasmus+ Welcome Day, que decorreu no dia 7 de fevereiro de 2025, contando com a participação de 70 estudantes. As atividades realizadas, tal como previsto neste tipo de sessões, tiveram como objetivo:
- Promover a integração e a adaptação sócio-académica dos estudantes de Erasmus;
- Promover o bem-estar psicológico e emocional dos estudantes;
- Facilitar a criação de uma rede de suporte;
- Promover o sentimento de pertença à instituição;
- Reduzir a ansiedade no processo de adaptação a um novo país e instituição.
Os estudantes internacionais têm sido também incentivados a participar nos workshops de intervenção de nível N1.
O Gabinete do Estudante Internacional, os Serviços de Ação Social, o Espaço Saúde+ e o Serviço de Psicologia têm acolhido e orientado estes estudantes. Os Serviços de Ação Social, em colaboração com a Comissão de Estudantes da Residência, têm dinamizado diversas atividades, divulgadas no site dos Serviços. O Serviço de Psicologia tem procurado envolver os estudantes internacionais nas atividades de integração que dinamiza, quer nas instalações da Universidade, quer durante os fins de semana, em diferentes pontos da ilha (Fotografias).
4. Espaço Saúde (N1)
A criação do espaço Saúde+ destina-se à prestação de apoio à saúde reforçando desta forma a saúde mental da academia com uma equipa responsável pela organização, dinamização e monotorização de atividades ao longo do projeto.
Pretende-se:
- Disponibilizar apoio no âmbito da promoção da saúde;
- Reforçar conhecimentos e competências relacionadas com o autocuidado em saúde mental;
- Aumentar a literacia em saúde;
- Identificar situações de risco para a saúde;
- Atender a situações críticas e inesperadas no sentido de evitar complicações;
- Disponibilizar um espaço de diálogo seguro/ protegido sobre saúde;
- Intervir preventivamente no sentido de evitar patologias nos membros da comunidade académica;
- Reforçar e alargar a rede de apoio à saúde dos estudantes e funcionários (docentes e não docentes).
Proceder-se-á à criação de sinalética orientadora do Espaço Saúde+, de modo a tornar o espaço conhecido, acessível e convidativo. Para tal serão desencadeadas as seguintes ações:
-Adequação do espaço físico específico para os objetivos: saúde e saúde mental;
- Disponibilidade no Espaço Saúde+ de um profissional de saúde com competências e experiência para atender necessidades/situações de saúde-doença de 1ª linha de atuação, e, se necessário, adequado encaminhamento.
Relatório de Atividades do Espaço Saúde + (março - julho 2025) disponível aqui | Questionário de monitorização do Programa de Promoção de Saúde Mental no Ensino Superior - Espaço Saúde+ disponível aqui.
5. Formação para docentes (N1)
Com a pretensão de promover a literacia em saúde psicológica na comunidade docente, a promoção de boas práticas na intervenção com estudantes em situações de vulnerabilidade e sofrimento psicológico e capacitar os docentes com informação e recursos, ser-lhes-ão oferecidos cursos breves de formação de 4h sobre:
- Saúde Mental no Ensino Superior: Um Diálogo aberto;
- Como agir perante uma situação de risco e vulnerabilidade psicológica: O Papel do Docente no Ensino Superior;
- Vamos trabalhar em conjunto na construção da resiliência e na redução do stress no contexto universitário;
- Abraçar a diversidade e as diferenças: A sua importância no Ensino Superior.
2025: Foram organizadas as seguintes formações dirigidas aos docentes:
25 de março - “Reconhecimento da Diversidade no Ensino Superior” 1ª Edição (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado)
27 de maio - “Reconhecimento da Diversidade no Ensino Superior” 2ª Edição (Cartaz)
6. Formação para pessoal técnico Administrativo e de Gestão (N1)
Com a pretensão de promover a literacia em saúde psicológica, sensibilizar para boas práticas na intervenção com estudantes em situações de vulnerabilidade psicológica e sofrimento psicológico e capacitar o pessoal técnico, administrativo e de gestão com informação e recursos, ser-lhes-ão disponibilizados cursos breves de formação de 4h sobre:
- Saúde Mental no contexto universitário: Vamos fazer a diferença juntos;
- Como agir perante uma situação de risco e vulnerabilidade psicológica: Estratégias para o Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão;
- O Papel do Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão na integração e adaptação de estudantes com Necessidades Especiais no Ensino Superior.
2025
24 março - A importância dos diversos quadros técnicos na inclusão de Estudantes com necessidades especiais no Ensino Superior 1ª Edição (Cartaz | Fotografias)
26 maio - A importância dos diversos quadros técnicos na inclusão de Estudantes com necessidades especiais no Ensino Superior 2ª Edição (Cartaz | Material Pedagógico/Certificado)
7. Intervenção Psicossocial (N2)
Os estudantes universitários apresentam e enfrentam problemas sociais diversos (dependência financeira ou dificuldades económicas, contextos familiares de risco e de violência, problemas de saúde mental do própria ou na família, situações de internamento estudantes em risco de exclusão social, estudantes deslocados, entre outros).
Esta área de intervenção tem por objetivos: prestar informação, encaminhar e articular com os serviços da comunidade (segurança social, saúde, ...) e/ou promover respostas às situações problema apresentadas pelos estudantes em situação de vulnerabilidade social; desenvolvimento e promoção do bem-estar dos estudantes e capacitação das pessoas. Será uma atividade desenvolvida pelos técnicos dos serviços de ação social nomeadamente por assistentes sociais, através do alargamento aos estudantes do 1º ano de um programa interno dos serviços de ação social que anteriormente era dirigido apenas aos bolseiros.
8. Grupo de intervenção terapêutica (N3)
Pretende-se, através desta modalidade, promover a psicoeducação, desenvolver estratégias de coping e reforçar o bem-estar psicológico dos estudantes da Universidade da Madeira. Ao longo dos anos letivos de 2024, 2025 e 2026, prevê-se a constituição de grupos terapêuticos compostos por 5 a 10 participantes, selecionados a partir de uma sessão individual de rastreio clínico e da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica padronizados, constituindo uma linha de base pré-intervenção.
As sessões serão conduzidas por um ou dois psicólogos e terão como foco temáticas prioritárias identificadas junto da população estudantil, nomeadamente:
- Gestão da Depressão e da Ansiedade;
- Relacionamentos Interpessoais.
Cada ciclo de intervenção terá a duração prevista de 8 a 10 sessões, com 1h30m cada. Será realizada uma avaliação de impacto com recurso à repetição dos instrumentos de avaliação psicológica (pré e pós-teste), bem como à aplicação de questionários de feedback e satisfação, visando aferir a eficácia da intervenção.
Na sequência das consultas de rastreio psicológico e com base num modelo estruturado de rastreio, avaliação e intervenção, foram identificados estudantes com indicadores clínicos que os tornavam elegíveis para este tipo de intervenção psicoterapêutica em grupo.
Importa referir que a profissional responsável pelo processo de rastreio e análise clínica dos casos frequentou formação específica no programa “Rastreio, Avaliação e Tratamento da Depressão em Matched Stepped Care”, realizada em regime de e-learning com sessões síncronas. Esta formação assegura uma aplicação rigorosa e técnica dos critérios de triagem e encaminhamento, de acordo com boas práticas clínicas e modelos baseados na evidência.
Os estudantes identificados foram convidados a integrar os programas de intervenção grupal, de acordo com os critérios de inclusão definidos. Contudo, até à data, não se registou adesão efetiva aos grupos por parte dos estudantes convidados.
Esta baixa adesão poderá estar relacionada com fatores contextuais específicos, nomeadamente:
-A perceção de frágil anonimato e reserva, devido à reduzida dimensão da comunidade académica;
-O grau de familiaridade elevado entre os membros da população estudantil, o que pode gerar constrangimentos na partilha em grupo de experiências de vulnerabilidade.
Apesar deste constrangimento inicial, a implementação dos grupos psicoterapêuticos permanece uma prioridade institucional. Estão a ser exploradas alternativas de configuração e comunicação que permitam salvaguardar a confidencialidade e reforçar o engagement e a segurança psicológica dos estudantes, de forma a tornar esta modalidade mais atrativa e funcional.
9. Criação de um manual de procedimentos específico para sinalização e encaminhamento de situações de crise e agudas (N3)
A prestação de cuidados em situações agudas de saúde mental pode ser significativamente potenciada pela existência de circuitos de referenciação claros e eficazes, tanto no plano interno da Universidade da Madeira, como no que diz respeito ao encaminhamento para os serviços especializados do sistema regional de saúde.
Neste sentido, está em curso a elaboração de um manual de procedimentos, partilhado entre os principais intervenientes nestas situações, o qual permitirá:
- Otimizar a atuação em contexto de crise, através de um quadro de leitura comum e concertado;
- Reduzir o tempo de acesso a cuidados diferenciados, promovendo respostas mais céleres e eficazes;
- Reforçar a articulação entre os serviços internos da UMa e os recursos especializados do SESARAM.
A proposta prevê a melhoria e clarificação dos itinerários de sinalização, referenciação e encaminhamento, bem como a definição de protocolos de comunicação e colaboração interinstitucional, com especial atenção às situações clínicas urgentes e/ou complexas.
Até à data:
- Foi constituído o grupo de trabalho multidisciplinar, composto por docentes da Universidade da Madeira com experiência na área da saúde mental, oriundos das áreas científicas de Psicologia, Medicina e Enfermagem, e por profissionais do SESARAM, das mesmas áreas disciplinares;
- O manual encontra-se atualmente em fase de estudo e construção, tendo sido já realizadas entrevistas a diversos stakeholders e efetuada a análise preliminar dos dados recolhidos.
A próxima fase envolve a sistematização dos contributos recolhidos e a redação do documento orientador, com previsão de implementação ainda durante o ano letivo de 2025. Está igualmente prevista a realização de reuniões semestrais de monitorização, que permitirão avaliar a aplicação prática do manual e propor ajustamentos e melhorias contínuas com base na experiência e nos desafios identificados no terreno.
__________________________________________
Contactos
Espaço de bem-estar, Workshops para Estudantes, Formação para docentes, Intervenção terapêutica --> servico.psicologia@mail.uma.pt
Apoio personalizado aos estudantes internacionais Saúde --> servico.psicologia@mail.uma.pt; isabel.fragoeiro@staff.uma.pt; rosa.gouveia@staff.uma.pt
Académico --> estudante.internacional@mail.uma.pt;
Espaço Saúde --> isabel.fragoeiro@staff.uma.pt; rosa.gouveia@staff.uma.pt
Intervenção Psicossocial --> bemestar@sas.uma.pt
Manual de procedimentos --> dora.pereira@staff.uma.pt; isabel.fragoeiro@staff.uma.pt;rosa.gouveia@staff.uma.pt