Publication Date: 30/04/2024

Faculty members travel to Equatorial Guinea for a programme of presentations and classes as part of the HOST-EG project

No âmbito do projeto HOST-EG os professores Ricardo Correia, do Departamento de Gestão e Economia, e Eduardo Leite, da Escola Superior de Tecnologias e Gestão, da Universidade da Madeira, deslocaram-se à Guiné Equatorial para um programa de apresentações e aulas.  Nesta fase do projeto, os docentes estão a formar cerca de 50 professores e membros do staff das universidades UNGE-Universidade Nacional da Guiné Equatorial e da UAACA- Universidade Africana da África Central em matéria de turismo e empreendedorismo. Trata-se de uma aposta estratégica do governo do país para diversificar e diminuir a dependência do petróleo.

Esta iniciativa insere-se nas atividades do projeto HOST-EG, financiado pela União Europeia, através do Programa Erasmus+, com um montante de 350.343,00€. O projeto tem como principais metas a criação de ações de formação personalizadas, com foco na promoção do turismo sustentável na Guiné Equatorial e no estímulo à criação de empregos. O projeto reúne um consórcio de instituições, que inclui a Universidade Nacional da Guiné Equatorial, a Universidade Afro-Americana da África Central, a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e a Universidade da Madeira.

Para além da formação, o pessoal envolvido será direcionado para orientar e aconselhar os estudantes, promovendo a atualização de conhecimentos independentes e a criação de vínculos sólidos com os principais atores da indústria emergente. Esta abordagem estratégica visa fornecer soluções para os desafios enfrentados pela indústria do turismo, mais ainda num destino emergente.

Com a concretização destes objetivos dotar-se-á a comunidade da Guiné Equatorial com conhecimentos e habilidades específicas para gerir eficazmente negócios no setor do turismo, atrair e reter turistas, com um foco especial nas Áreas Nacionais Protegidas e na proteção da biodiversidade do país, entre outras.