Publication Date: 15/05/2024

Civil Engineering students visit rehabilitation works

Nos passados dias 3 e 7 de maio, cinco estudantes da UC de Reabilitação Urbana do terceiro ano do curso de Licenciatura em Engenharia Civil da Universidade da Madeira (UMa), acompanhados pela Prof.ª Doutora Deesy Correia, Docente Auxiliar Convidada do Departamento de Engenharia Civil e Geologia da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da UMa, continuaram o roteiro já iniciado, em meados do mês de abril, no âmbito de visitas de estudo à várias obras de reabilitação:

1) No dia 3 de maio – Edifício sito, na rua de Santa Maria, nº73, na zona velha do Funchal, edifício do século XVIII, que está a ser adaptado às exigências atuais e dará lugar ao edifício Século XXI Residence. Presentemente encontra-se na fase de demolições e contenções das fachadas. Note-se que este edifício já serviu de várias moradas incluído a de sede do Sindicato dos Estivadores, mas no presente está a ser reabilitado para dar origem a uma nova unidade de alojamento local (13 apartamentos tipologias T1 e T2) e no piso térreo terá espaço comercial para 2 espaços destinados a serviços/comércio. Esta obra está a ser executada pela Socicorreia Engenharia, S.A. A visita foi guiada pelo Responsável pelo Departamento de Reabilitação da empresa, Eng. Francisco Jesus, tendo sido acompanhada também, pelo Diretor de produção da empresa, Eng., António Pereira e a sua equipa.

É de salientar que a Socicorreia Engenharia, S.A optou por uma solução inovadora, pela primeira vez utilizada na Região, pela qual mantém a segurança da estrutura com recurso a estruturas metálicas de contenção modular (elementos modulares reutilizáveis) que após uma correta fixação, permitem estabilizar as paredes das fachadas exteriores, permitindo uma vigilância mais apertada no eventual aparecimento de fendas, evitando riscos de cedência das mesmas.

2) No dia 7 de maio, o mesmo grupo deslocou-se até à Câmara Municipal de Machico, onde tinham agendado uma reunião com o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Machico, Eng., Nuno Emídio Calaça Moreira, com o Pelouro das Finanças e Obras Públicas. Nesta reunião participou também, o Eng., Raúl Alves. Os alunos tomaram conhecimento das duas Áreas de Reabilitação Urbana prioritárias para o Concelho, a ARU do Porto da Cruz assim como a da baixa de Machico. Constatou-se que muito trabalho já foi realizado, mas ainda existe lugar para fazer muito mais. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer ao pormenor, uma das obras realizadas pelo município - a requalificação do prédio, que albergava o antigo matadouro e talho de Machico. Esta requalificação surgiu através do programa ARU, instrumento de reabilitação urbanística. Após intervenção o edifício abriu portas, no ano passado, no mês de setembro, com outra utilidade: espaço comercial - cervejaria Number One – Pub & Food, gerido pelos empresários Samuel Freitas e Laura Viveiros.

Estes cinco estudantes, com o apoio da docente, têm, neste momento, duas publicações submetidas e aceites para apresentação oral no 5.º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono - 5CIHEL2024, a decorrer na primeira semana de outubro de 2024, no LNEC em Lisboa. Torna-se importante a realização destas visitas, pois os estudantes para além de estarem a consolidar conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura estão também, com a ajuda da docente, a compilar dados/informações que serão apresentadas com maior detalhe, no evento mencionado, relativamente ao estado atual da Reabilitação Urbana na Região Autónoma da Madeira.

Clique aqui para aceder ao registo fotográfico das visitas