Publication Date: 02/07/2021

Mikhail Benilov awarded with the Autonomous Insignia of Distinction

Mikhail Benilov, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira (UMa), foi ontem agraciado com a Insígnia Autonómica de Distinção, no âmbito das comemorações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses.

O agraciado fez-se representar na ocasião pelo Reitor da Universidade da Madeira, Prof. Doutor Sílvio Moreira Fernandes.

A Universidade da Madeira congratula-se com a justa atribuição da Insígnia Autonómica de Distinção a Mikhail Benilov, docente e investigador da academia madeirense e um dos cientistas mais citados no mundo, sendo uma referência internacional na área da Física do Fluidos e Plasmas.

O Professor Doutor Mikhail Benilov é licenciado em Física e doutorado em Ciências Físicas e Matemáticas, pelo Instituto de Física e Tecnologia de Moscovo. Em 1990, obteve agregação em Ciências Físicas e Matemáticas, pela Comissão Suprema para Atestação do Conselho de Ministros da URSS e, em 1997, agregação em Física, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.       

 Na Universidade da Madeira, Mikhail Benilov participou na criação do Departamento de Física, tendo-se tornado o primeiro presidente deste organismo (1996-1998). Voltou a ser eleito presidente em 2000-2008 e em 2011-2016. Foi também presidente da Assembleia da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharia da UMa em 2013-2021. É, desde 2013, membro do Conselho Geral da Universidade da Madeira.

Foto: © Região Autónoma da Madeira - Governo Regional