Publication Date: 05/06/2025
Seminar: A critical evaluation of the approaches to targeted protein degradation for drug discovery and development
Nos próximos dias 9 e 11 de junho, o Professor Serge Mignani irá ministrar o seminário intitulado "A critical evaluation of the approaches to targeted protein degradation for drug discovery and development: PROTAC versus Molecular glue degraders".
O evento vai decorrer em ambos os dias, às 15:00, na sala 0.57, localizada no piso 0 do Campus da Penteada. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade, mas exige inscrição prévia até ao dia 8 de junho, através do site do Centro de Química da Madeira (CQM)
Organizada pelo Centro de Química da Madeira, esta atividade complementar de formação, visa explorar as características, vantagens e limitações das moléculas de degradação direccionada (por exemplo de proteínas), uma abordagem inovadora com grande potencial terapêutico no tratamento de doenças oncológicas, estando atualmente em fase de ensaios clínicos para o tratamento dos cancros da mama (ARV471) e da próstata (ARV110). Ao contrário dos inibidores tradicionais que apenas bloqueiam a atividade de uma proteína-alvo, as moléculas PROTAC (Proteolysis-Targeting Chimeras) desencadeiam a degradação do próprio alvo,
O Professor Serge Mignani colabora com a Universidade da Madeira e o CQM desde 2013 como Professor Catedrático Convidado, nas áreas da Química Medicinal, Farmacêutica e da Nanotecnologia aplicada à Medicina. Com mais de quarenta anos de carreira, destacou-se como investigador e diretor do departamento de Química Medicinal da Sanofi, uma das maiores farmacêuticas do mundo. Atualmente divide o seu trabalho entre a investigação, o ensino na China, França, Índia e Portugal, e a consultoria para empresas do setor farmacêutico em França e nos Estados Unidos da América.
Publication Date: 17/03/2026
A Faculty member from the University of Madeira is taking part in the national ‘Women in Science’ panel at the Pavilion of KnowledgePublication Date: 17/03/2026
China‑Portugal Joint Laboratory of Innovative Nanomedicine ConferencesPublication Date: 17/03/2026
World Sleep Day 2026 - Espaço Saúde +Publication Date: 13/03/2026
International Seminar of Sport and Science 2026Publication Date: 13/03/2026
Chemistry Olympiad 2026Publication Date: 12/03/2026
Workshop: The creative process of a film: from script to screenPublication Date: 12/03/2026
World Kidney Day 2026 - Espaço Saúde +Publication Date: 12/03/2026
Publication Date: 13/09/2023
Rhetoric and Communication. Interdisciplinary Studies in the Humanities - Call for PapersPublication Date: 02/02/2026
University of Madeira hosts second workshop of the SFES ProjectPublication Date: 16/09/2022
Second regional event of the INCORE projectPublication Date: 20/05/2022
Training Action: Being a Volunteer - Initial Volunteer TrainingPublication Date: 30/10/2024
IV Jornadas do Mestrado em Estudos Regionais: Conhecer o território e as instituições de Santa CruzPublication Date: 03/04/2025
Applications for Higher Professional Technical Courses 2024/2025Publication Date: 15/07/2024
Applications for International Students 2025/2026Publication Date: 03/03/2025