Publication Date: 04/11/2025

University of Madeira participates in the meeting of the MathIA Project

Nos dias 23 e 24 de outubro realizou-se, em Itália, a reunião intermédia do Projeto Erasmus + MathIA (Modelo de Inteligencia Artificial para enriquecer y mejorar las competencias matemáticas en el alumnado adolescente), financiado pelo programa Erasmus+, através da ação KA220-SCH - Cooperation partnerships in school education, coordenado por Ana Fuensanta, da Universidade de Múrcia, em Espanha.

A reunião decorreu na cidade de Pavia, no Istituto Comprensivo di Via Angelini, uma instituição parceira do projeto. Estiveram presentes representantes de todas as instituições parceiras dos 3 países envolvidos: Itália (Universidade de Pavia e Istituto Comprensivo di Via Angelini), Espanha (Universidade de Múrcia, Universidade de La Laguna, Colegio Concertado Vicente Medina, Mayco School of English e a empresa COMENIUS IDI/centro AVENTURINNA iDi (Centro de Pedagogia e Psicologia da Educação) e Portugal (Universidade da Madeira).

Durante a reunião apresentaram-se os trabalhos desenvolvidos na execução do projeto, destacando-se o desenvolvimento dos cursos de formação e o modelo de inteligência artificial a aplicar no ensino/aprendizagem de competências matemáticas. Também se definiram os próximos passos, incluindo-se a construção de um banco de recursos e um blog.

Pela Universidade da Madeira participou Ana Antunes (do Departamento de Psicologia - Faculdade de Artes e Humanidades), que apresentou o trabalho realizado pela equipa da UMa constituída por Karolina Baras (do Departamento de Informática e Design de Media Interativos- Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia), Elsa Fernandes, Sandra Mendonça e Sónia Martins (do Departamento de Matemática- Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia), e Nuno Fraga (do Departamento de Ciências da Educação- Faculdade de Ciências Sociais).

Os trabalhos vão continuar, até à data de finalização do projeto (outubro de 2026), procurando cumprir o objetivo principal do projeto, ou seja, obter um Modelo de Inteligência Artificial que ajude a melhorar os resultados das competências matemáticas dos adolescentes.