Disciplina: Física para a Biologia

Área Científica:

Física

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Dominar princípios básicos de várias áreas da Física.
2 - Fomentar a construção e exploração de modelos físicos.
3 - Medir grandezas físicas.
4 - Estabelecer a ligação entre a Física e a Biologia utilizando como exemplos fenómenos físicos que ocorrem com os seres vivos.
5 - Analisar dados por cálculo e por representação gráfica.

Conteúdos / Programa:

1 - Análise dimensional. Grandezas de base e grandezas derivadas.
2 - Mecânica dos sólidos. Condições de equilíbrio.Fricção. Alavancas e articulações. Elasticidade e resistência dos materiais. Comportamento dos ossos.
3 - Mecânica dos fluidos. Estática dos fluidos. Dinâmica dos fluidos. Fluidos viscosos.
4 - Termodinâmica. Gás ideal. Leis da termodinâmica. Transferência de calor: radiação, condução térmica e convecção. Estados da matéria e transições de estado. Teoria cinética. Passeios aleatórios e difusão
5 - Física atómica e nuclear. Modelos atómicos. Desintegração nuclear. Aplicações na Biologia e Medicina. Efeitos biológicos da radiação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

J. D. de Deus, M. Pimenta, A. Noronha, T. Peña, P. Brogueira , 2000 , Introdução à Física , McGraw-Hill
P. Davidovits , 2008 , Physics in Biology and Medicine , Academic Press
E. Okuno, I. L. Caldas, C. Chow , 1982 , Física para ciências biológicas e biomédicas , Harbra
L. Salgueiro, J. G. Ferreira , 1991 , Introdução à Biofísica , Gulbenkian
R. Resnick, D. Halliday, K. S. Krane , 1996 , Física vols. 1, 2, 3 e 4 , LTC
M. Alonso, E. J. Finn , 2001 , Física ­ um curso universitário vols. 1 e 2. , Edgard Blücher

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teóricas a metodologia é expositiva. A matéria é dada no quadro, todas as equações e fórmulas são derivadas desde os primeiros princípios e é colocada forte ênfase na ligação entre as fórmulas físicas e o mundo real. As aulas teórico­práticas consistem na resolução de problemas. Alguns problemas chave são resolvidos no quadro, mas a grande maioria é resolvida pelos alunos de forma independente, contando com a ajuda individual do docente sempre que necessário. As aulas teóricas e teórico­práticas são viradas para as aplicações biológicas e/ou biomédicas. As aulas práticas consistem realização de experiências e tratamento dos dados experimentais. Modelo de Avaliação: B. Metodologia de Avaliação: Componentes T e T­P: 3 frequências, sem consulta e sem utilização de calculadora. Na época de recurso podem ser melhoraradas 1, 2 ou as 3 frequências. Componente prática: 2 frequências de laboratório. Na época de recurso pode ser melhorarada 1 das frequências.