A UMa visa encontrar soluções adequadas, num quadro de responsabilidade, equidade e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento e afirmação da Madeira e do país num mundo globalizado e dinâmico


A Universidade prossegue a realização de atividades de investigação científica, promovendo a difusão e valorização social e económica do conhecimento e da inovação tecnológica. Garante a formação humana ao mais alto nível, nos seus aspetos cultural, científico, artístico, técnico e profissional, realizando ciclos de estudos conferentes de grau académico, CTeSP e outros cursos não conferentes de grau académico. Procura preparar os seus estudantes para os desafios da sociedade global e da formação ao longo da vida, transmitindo-lhes conhecimento científico, competência técnica e uma formação transversal.

Pretende que todos os que nela se formem sejam cidadãos do mundo, criativos e empreendedores, responsáveis e profissionais, tolerantes e atentos aos desafios ambientais, culturais e humanos duma sociedade que se pretende sustentável e equitativa. Para tal, a UMa promove e apoia ações e programas que contribuam para a inserção dos seus diplomados no mundo do trabalho e que fomentem o seu espírito de iniciativa e de empreendedorismo, bem como a mobilidade de estudantes e diplomados, nomeadamente no espaço europeu do ensino superior.

No plano da relação com o meio envolvente, a UMa colabora com a comunidade, os órgãos de governo, as empresas, as associações profissionais e instituições de ensino superior e investigação, descobrindo, disseminando e aplicando o conhecimento, formando quadros e realizando projetos de investigação e desenvolvimento e prestações de serviços.

Desenvolve, igualmente, uma política de ensino e investigação tendo em conta as especificidades da Região Autónoma em que se insere, colaborando na formulação das políticas nacional e regional de educação, ciência e cultura, e pronunciando-se sobre os projetos legislativos que lhe digam respeito. A UMa constitui-se, também, como um elemento essencial para o aprofundamento da internacionalização da RAM, procurando contribuir para uma maior ligação à diáspora e para a construção do espaço da lusofonia e do espaço europeu de ensino, ciência e cultura. Pela sua própria natureza e dinâmica a UMa mantém uma relação de compromisso e interdependência com o desenvolvimento económico, social e cultural da RAM.