Disciplina: Biofísica

Área Científica:

Física

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Dominar princípios básicos de Bioeletricidade e Biomagnetismo.
2 - Conhecer o "estado da arte" da Bioeletricidade e Biomagnetismo e as suas perspectivas futuras.
3 - Medir grandezas electricas e magnéticas.
4 - Dominar os princípios básicos de Ótica.
5 - Dominar os princípios básicos dos fenómenos ondulatórios.
6 - Fomentar a construção e exploração de modelos físicos.
7 - Desenvolver competências que permitam desenhar novas experiências nos domínios da Bioeletricidade, Biomagnetismo, Ótica e Ondas.

Conteúdos / Programa:

1 - Princípios básicos do electromagnetismo. O campo elétrico.
2 - Electricidade no tecido vivo.
3 - Membranas electricamente activas.
4 - Efeitos biológicos de campos eléctricos e espécies reactivas.
5 - O campo magnético.
6 - Magnetismo no tecido vivo.
7 - Efeitos biológicos de campos magnéticos.
8 - Princípios básicos de óptica. A visão na natureza.
9 - Princípios básicos dos fenómenos ondulatórios.
10 - Biosensores. Microcontroladores e suas aplicações.

Bibliografia / Fontes de Informação:

R. Plonsey, R. C. Barr , 2007 , Bioelectricity: A Quantitative Approach , Springer
J. Malmivuo, R. Plonsey , 1995 , Bioelectromagnetism: Principles and Applications of Bioelectric and Biomagnetic Fields , Oxford
F. Rieke, D. Warland , 1999 , Spikes: Exploring the Neural Code , MIT
D. Chamovitz , 2013 , What a Plant Knows: A Field Guide to the Senses , Scientific American
D. H. Hubel, T. N. Wiesel , 2005 , Brain and Visual Perception , Oxford
T. A. Christensen , 2004 , Methods in Insect Sensory Neuroscience , CRC
R. Flindt , 2006 , Amazing Numbers in Biology , Springer

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teóricas a metodologia é expositiva. A matéria é apresentada no quadro e através de projecção de imagens e/ou vídeos. Por vezes são mostradas experiências relevantes para o conceito apresentado. É colocada forte ênfase na ligação entre os modelos matemáticos e o mundo real através de exemplos concretos. As aulas teórico-­práticas consistem na resolução de problemas de forma a concretizar as ideias apreendidas na teoria. Os problemas envolvem sempre aplicação dos conceitos físicos à Biologia. As aulas práticas consistem na realização de experiências que permitam ganhar competências com aparelhos essenciais e também no tratamento de alguns dados experimentais. Modelo de Avaliação: B. Metodologia de Avaliação: Componentes T e T­P: 3 frequências realizadas em computador, sem consulta e com utilização de calculadora ou excel. Na época de recurso podem ser melhoradas até 2 das 3 frequências. Componente prática: 2 frequências de laboratório (sendo a segunda opcional).