Disciplina: Bioquímica II

Bioquímica

1 - Conhecer as bases moleculares da vida, através análise da composição, estrutura e função das biomoléculas. Compreender as características e organização do metabolismo celular, enquanto manifestação da vida.
2 - Compreender os princípios da composição, organização, função das biomoléculas e o seu papel no metabolismo e atividade vital dos seres vivos.
3 - Compreender os fundamentos, organização, mecanismos de regulação, homeostasia e integridade do metabolismo celular.
4 - Adquirir métodos de estudo e de trabalho individual e em equipa.
5 - Adquirir conhecimentos de forma autónoma, demonstrando disponibilidade para a aprendizagem contínua
6 - Demonstrar que possui conhecimentos factuais e específicos sobre conceitos, princípios e teorias da Bioquímica.
7 - Demonstrar capacidade para interpretar resultados científicos e avaliar criticamente matérias com base científica e sentido ético.
8 - Ser capaz de aplicar os conhecimentos na resolução de problemas quantitativos e qualitativos.

1 - Introdução à Bioquímica Funcional.
2 - Estrutura e função das proteínas. Diversidade, composição, estrutura e funções.
3 - Introdução ao funcionamento das enzimas.
4 - Metabolismo dos aminoácidos. Catabolismo. Principais vias metabólicas (vias de degradação das famílias de aminoácidos, ciclo da ureia). Anabolismo (transaminação, síntese dos aminoácidos essenciais e não essenciais). Carga de energia celular, síntese e uso de energia. Organização, integração e regulação.
5 - Síntese de proteína, processamento e endereçamento. Processamento pós-tradução e enovelamento proteico.
6 - Metabolismo das bases azotadas e outras substâncias azotadas. Catabolismo. Principais vias metabólicas (catabolismo das bases azotadas). Anabolismo (síntese de purinas e pirimidinas). Carga de energia celular, síntese e uso de energia. Organização, integração e regulação.
7 - Introdução à Proteómica e à Metabolómica.

A. Quintas, A. Freire , 2008 , Bioquímica - Organização Molecular da Vida , Lidel - Edições Técnicas, Lda
B. B. Buchanan, W. Gruissem, R. J. Jones , 2015 , Biochemistry and Molecular Biology of Plants , John Wiley & Sons
D. L. Nelson, M. M. Cox , 2008 , Lehninger. Principles of Biochemistry , New York. W. H. Freeman and Company
A. Hoffman, S. Clokie Editors , 2018 , Wilson and Walker's Principles and Techniques of Biochemistry and Molecular Biology , Cambridge University Press. 8th Ed

A UC compreende aulas teóricas (T) e práticas (PL). A leccionação é acompanhada da projecção de conteúdos da especialidade. A discussão de aspectos específicos dos conteúdos teóricos é promovida. Aos alunos é atribuído um tema de pesquisa para trabalho individual, devendo ser elaborado 1 relatório para avaliação. As PL envolvem a execução de um conjunto de protocolos, que a demonstração e estudo de alguns aspetos do metabolismo celular e dos tópicos abordados nas T. Os trabalhos experimentais das PL são realizados em grupo. A avaliação envolve: a) Teste escrito, avaliação individual dos conhecimentos e competências adquiridos (40% da nota); b) Relatório científico, avaliação da capacidade de aquisição e sistematização, de forma critica, de informação específica (25% da nota); c) Trabalho experimental, avaliação da capacidade de planeamento e execução do trabalho, em equipa, de tratamento e interpretação de resultados, e da sua comunicação escrita (35% da nota).

Hélder Spínola de Freitas