Disciplina: Biologia da Conservação

1 - OA1- Perceber os princípios ecológicos e evolutivos subjacentes à diversidade biológica.
2 - OA2- Perceber e reconhecer as ameaças à biodiversidade, e as consequências da perda de Biodiversidade
3 - OA3- Identificar e reconhecer os problemas de conservação a vários níveis da escala biológica (dos genes à paisagem) e da escala geográfica (de local à global).
4 - OA4- Perceber como os princípios e métodos ecológicos e evolutivos são aplicados para resolver problemas de conservação
5 - OA5- Aplicar os conhecimentos capacidades adquiridas na UC para avaliar, analisar e definir os problemas de conservação da biodiversidade, soluções e ações
6 - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: exprimir-se­ numa linguagem adequada e específica da área
7 - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Capacidade de Análise e de Síntese
8 - Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: Raciocínio crítico e Organização de ideias

1 - 1. Valor da biodiversidade
2 - 2. Composição, estrutura e função da Biodiversidade
3 - 3. Taxonomia vs Conservação da Natureza
4 - 4. Evolução, ecologia da Biodiversidade
5 - 5. Ameaças à biodiversidade. Extinção e vulnerabilidade de espécies. Livros Vermelhos. Categorias de ameaça da UICN
6 - 6. Genética e conservação de populações. Técnicas para avaliar a variação genética. Perda de variação genética. Filogenética. Genética Populacional. Gestão da variação genética
7 - 7. Conservação ao nível das populações, comunidades e ecossistemas. Demografia e dinâmica populacional. Espécies-­chave, espécies-­bandeira e espécies guarda­-chuva na definição de estratégias de conservação. Viabilidade das populações. Alterações de ecossistemas e Habitats. Gestão de Espécies e Habitats
8 - 8. Objetivos, critérios e gestão das áreas protegidas
9 - 9. Restauro e reabilitação de ecossistemas e espécies
10 - 10. Legislação nacional e Internacional. Estudos de impacte ambiental
11 - 11. Conservação vs ética vs economia e desenvolvimento sustentável

TILMAN, D. , 2000 , Causes, consequences and ethics of biodiversity , Nature
SUTHERLAND, W. , 1998 , Conservation science and action , Blackwell Publishing, Oxford.
PRIMACK, R. , 2002 , Essentials of Conservation Biology , Sinauer associates, Sunderland
MILLS, S. , 2006. , Conservation of Wildlife Populations: Demography, Genetics and Management. , Wiley­-Blackwell.
MACE, G. , 2004 , The role of taxonomy in species conservation. , Phyl. Trans R. Soc. Lond B
HILL, D. et al. , 2005 , Handbook of biodiversity methods: survey, evaluation and monitoring. , Cambridge University Press. Cambridge.
GROOM, M. et al. , 2006 , Principles of Conservation Biology , Sinauer associates, Sunderland.
´FRANKHAM, R. et al. , 2002 , Introduction to conservation genetics. , Cambridge University Press
FIEDLER, P. JAIN, J. , 1992 , Conservation Biology. The Theory and Pratice of Nature Conservation, Preservation and Management. , Chapman and Hall.

Aulas teóricas: aulas predominantemente expositivas, onde os conceitos, princípios e métodos da Biologia da Conservação são considerados, recapitulando e integrando conhecimentos de outras Unidades Curriculares anteriores, nomeadamente Ecologia, Biologia Evolutiva e Genética. Aulas teórico-­práticas: Nestas aulas serão abordados casos particulares e considerados vários textos/artigos, fomentando a discussão e raciocínio crítico. Serão realizados exercícios sobre vários aspetos incluindo a quantificação de vários parâmetros que possam definir os estados de conservação, tendo em conta os vários critérios. Serão elaborados planos de ação para casos concretos ou simulados. Trabalho de Campo: Nestas aulas, os alunos irão observar in loco, vários projetos e programas de conservação da natureza e/ou irão recolher dados para tratá-­los e usá-­los na definição de planos/programas de conservação. Avaliação: 2 testes (30% cada) e trabalho de grupo com relatório e apresentação (30% +10 %).

José Manuel Abreu de Jesus