Disciplina: Biologia Evolutiva

Inglês

1 - Entender as provas de antepassados comuns dos seres vivos.
2 - Reconhecer que a evolução influencia e altera a composição das populações e saber as fontes da variabilidade genética.
3 - Compreender como as populações atuam na ausência da seleção (Hardy­-Weinberg, deriva genética).
4 - Relacionar os processos evolutivos com a hereditariedade e a genética.
5 - Saber as teorias da evolução molecular e métodos para reconstruir as relações evolutivas entre vários grupos (populações, espécies, etc.).
6 - Entender os mecanismos de especiação.
7 - Resolver problemas, processar e interpretar dados.
8 - Analisar artigos científicos da área.

1 - Introdução e definição de Evolução Biológica. Ideias evolucionárias antes de Darwin. A teoria de Darwin. Teoria Sintética. Os desenvolvimentos da teoria Sintética.
2 - Genética das populações. Lei de Hardy­-Weinberg e pressupostos. Extensão e aplicação de Lei de H-­W. Casos em que os pressupostos não se aplicam: tamanho finito (deriva genética e efeito fundador), endogamia, mutação migração e seleção.
3 - Variação. Variação morfológica, cromossómica, imunológica e proteica.
4 - Evolução molecular. Evolução do genoma, mecanismos de sobrecruzamento desigual e conversão do gene. Evolução do tamanho de genoma.
5 - Reconstrução filogenética. Tipos de dados: distâncias versus carateres discretos. Alinhamento de sequências de nucleótidos e de aminoácidos. Principais métodos de inferência filogenética. Utilização de vários programas de computador, nomeadamente Mega e PAUP. Inferência filogenética: Métodos de distâncias e discretos. Noção de Relógio molecular. Filogeografia
6 - Especiação, modos.

Hartl & Clark , 2007 , Principle Population Genetics (4th edition) , Sinauer Ass. Sunderland, Massachusetts
Futuyma, D.J. , 1998 , Evolutionary Biology (3rd edition) , Sinauer Ass. Sunderland, Massachusetts.
Ridely, M. , 2004 , Evolution (3rd edition) , Blackwell Science Ltd
Futuyma, D.J. , 2013 , Evolution , Sinauer Ass. Sunderland, Massachusetts.
Brandon, R. , 1990 , Adaptation and Environment , Princeton University Press. Princeton, New Jersey.
Brandon, R. , 1996 , Concepts and Methods in Evolutionary Biology. , Cambridge University Press.
Cain, A. , 1993 , Animal Species and Their Evolution. , Princeton University Press. Princeton, New Jersey.
Cockburn, A. , 1991 , An Introduction to Evolutionary Ecology. , Blackwell Scientific Publications. Oxford.
Darwin, C. , Origem das Espécies. , Lello & Irmão Editores. Porto.
Dobzhansky, T.; Ayala, F.; Stebbins, G. & Valentine, J. , 1983 , Evolución , Ediciones Omega, S. A., Barcelona.
Freeman, S. & Herron, J. , 2004 , Evolutionary Analysis. , Pearson Prentice Hall.
Harvey, P. & Pagel, M. , 1991 , The Comparative Method in Evolutionary Biology. , Oxford University Press.
Kimura, M. , 1994 , Population genetics, Molecular Evolution, and The neutral Theory , The University of Chivago Press.
Kutschera, U. , 2013 , Biologia Evolutiva. , Fundação Calouste de Gulbenkian. Lisboa
Mayr, E. , 1970 , Population, Species and Evolution. , The Belknap Press of Harvard University Press.
Miyamoto, M. & Cracraft, J. , 1991 , Phylogenetic Analysis of DNA sequences. , Oxford University Press.
Nei, M. & Kumar, S. , 2000 , Molecular Evolution and Phylogenetics. , Oxford University Press
Nowak, M. , 2006 , Evoltionary Dynamics. Exploring the Equations of Life. , The Belknap Press of Harvard University Press.
Pianka, E. , 1988 , Evolutionary Ecology. (4th edition). , HarperCollins Publishers, Inc.. NY.
Ridely, M. , 2003 , Evolution.. , Blackwell Publishing.
Zimmer, C. & Emlen, D. , 2016 , Evolution: Making Sense of Life, (2nd edition) ,

Aulas teóricas: aulas predominantemente expositivas, onde os conceitos, princípios, teorias e métodos da Biologia Evolutiva são considerados, recapitulando e integrando conhecimentos de outras Unidades Curriculares anteriores, nomeadamente Ecologia, Genética, Zoologia I, Zoologia II, Botânica I, Botânica II, Embriologia e Histologia Animal, Bioquímica I, Bioquímica II, Anatomia e Organogénese Vegetal. Aulas teórico-práticas: Estas aulas serão um complemento às aulas teóricas, desenvolvendo os vários tópicos lecionados nestas aulas. Serão, também, abordados casos particulares e considerados e analisados vários textos/artigos, fomentando a discussão e raciocínio crítico. Serão realizados exercícios sobre vários aspetos da Biologia Evolutiva. Avaliação: 2 testes (50% cada).

José Manuel Abreu de Jesus