Disciplina: Biogeografia Insular

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender o contributo da biogeografia insular para compreensão da diversidade biológica;
2 - Reconhecer a importância dos estudos insulares em Biologia
3 - Conhecer e comparar os diferentes tipos de Ilhas e habitats ilhas e a biogeografia da vida insular
4 - Saber como são colonizadas as ilhas e explicar as adaptações ao ambiente insular
5 - Conhecer os tipos de especiação e os modelos que explicam a origem da diversidade insular
6 - Interpretar os vários modelos que explicam a diversidade das comunidades insulares
7 - Identificar as ameaças aos ecossistemas insulares e a importância da sua conservação
8 - Interpretar os dados publicados sobre a Macaronésia sobre a perspetiva da biogeografia insular
9 - Observar, registar, descrever, comparar e fazer inferências de uma forma científica
10 - Exprimir-se fluentemente, com vocabulário diversificado e específico da área
11 - Desenvolver capacidade de análise e síntese
12 - Raciocínio crítico e organização de ideias
13 - Desenvolver atitudes face às ameaças dos ecossistemas da Macaronésia

Conteúdos / Programa:

1 - Capítulo 1. Introdução
2 - Capítulo 2. Ilhas: definição, tipos e origem
3 - Capítulo 3. Biogeografia da vida insular
4 - Capítulo 4. Colonização e adaptação ao ambiente insular
5 - Capítulo 5. Especiação em ilhas
6 - Capítulo 6. Modelos de evolução em ilhas
7 - Capítulo 7. Ecologia das comunidades insulares
8 - Capítulo 8. Extinções e ameaças aos ecossistemas insulares
9 - Capítulo 9. Biogeografia da Macaronésia

Bibliografia / Fontes de Informação:

CARLQUIST, S. , 1974 , Island Biology. , Columbia University Press.
COX, C. & MOORE, P , 1993 , Biogeography. An Ecological and Evolutionary approach , Blackwell Scientific Publications
GORMAN, M , 1979 , Island Ecology , Chapman and Hall
GRANT, P. (ed.) , 1998 , Evolution on islands , Oxford University Press
MACARTHUR, R. & WILSON, E , 1967 , The Theory of Island Biogeography. Monographs in Population Biology , Princeton University Press. Princeton. New Jersey
NUNN, P. , 1994 , Oceanic Islands. , Blackwell Publishers
VITOUSEK, P.; LOOPE, L. & ADSERSEN, H. (eds.) , 1995 , Islands. Biological Diversity and Ecosystem Function. , Springer­Verlag. Berlin
WHITTAKER & FERNÁNDEZ­PALACIOS , 2007 , Island Biogeography. 2nd ed. OUP , Oxford
Favro, S., Brebbia, C. A. (eds.). , 2010 , Island Sustainability (Vol. 130). , WIT Press.
Losos, J. B., & Ricklefs, R. E. (Eds.). , 2009 , The theory of island biogeography revisited. , Princeton University Press.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino visam envolver ativamente os alunos. As aulas T utilizarão o Método Expositivo e Interrogativo. Sempre que possível, serão mencionados exemplos da Macaronésia. Os alunos devem desenvolver trabalhos de pesquisa que, deliberadamente, são mal definidos. Eles próprios devem definir os objetivos, formulam hipóteses e deduzem quais podem ser os resultados e os métodos a utilizar. Porém, como carecem de estes conhecimentos, eles são guiados pelo docente por medio do Método Interrogativo e Hipotético-Dedutivo. Essa é a parte mais difícil e geralmente precisam um mês. A característica do trabalho exige acompanhamento constante do professor nas aulas de TPs e fora das aulas. Nas aulas de TPs, acompanham os trabalhos dos colegas, e assim conseguem ter uma visão ampla dos vários aspetos da vida nas ilhas e um maior interesse porque respondem a perguntas locais. Avaliação: Exame (50%) e trabalho de grupo (50%). O exame pode ser recuperado.

Regente da Disciplina:

Dora Aguin Pombo