Disciplina: Etologia

1 - OA1­ Compreensão da inter-relação entre comportamento e ambiente. Compreensão da complementaridade das questões sobre comportamento seguindo as 4 perguntas de Niko Tinbergen (1963).
2 - OA2-Compreender o papel da seleção natural na evolução do comportamento e saber distinguir causas últimas e próximas. Compreender os conceitos de adaptação, fitness e seleção individual.
3 - OA3-Obter um conhecimento sólido sobre a diversidade comportamental no mundo animal, incluindo humanos.
4 - OA4-Compreender a evolução social e os conceitos de altruísmo, reciprocidade, cooperação e eusocialidade.
5 - OA5-Aprender a formular hipóteses sobre o comportamento, a medição dos dados correspondentes, e a sua análise.
6 - Aptidões: Capacidade em exprimir-se numa linguagem adequada específica da área; Capacidade de análise e síntese; Raciocínio crítico e organização de ideias.

1 - Etologia clássica: perguntas básicas (Tinbergen); historial; genética comportamental, seleção e evolução; ontogenia, os sentidos, ritmos e relógios internos, orientação e navegação; aprendizagem, motivação, comunicação, cognição.
2 - Ecologia Comportamental: otimalidade e descrição matemática do comportamento: procura de alimento ótima, estratégias evolucionariamente estáveis; vida em grupo, evolução da reprodução sexuada e dos sexos, seleção sexual, sistemas de acasalamento, investimento parental, egoísmo e altruísmo, seleção de parentesco, eusocialidade, insetos sociais.
3 - Práticas: introduzir o aluno à medição comportamental, assim como induzi-lo a formular perguntas pertinentes em relação ao comportamento. As práticas tiram partido dos organismos abundantes existentes na RAM, incluindo o próprio ser humano. A estatística é vista como parte integrante da análise de dados comportamentais, em especial os métodos não ­paramétricos da estatística confirmatória.

Alcock, J. , 2013 , Animal behavior: an evolutionary approach (10th ed.). , Sinauer Associates, Sunderland
Krebs, J.R. & Davies, N.B.  , 1993 , An Introduction to Behavioural Ecology (3rd ed.). , Blackwell Scientific Publications, Oxford.
Dugatkin, L.A. , 2014 , Principles of animal behavior (3rd ed.). , W. W. Norton & Company, Inc, New York
Martin, P. & Bateson, P. , 1994 , Measuring behaviour: an introductory guide (2nd ed.). , Cambridge University Press, Cambridge
Stamp Dawkins, M. , 2007 , Observing animal behaviour: design and analysis of quantitative data.  , Oxford University Press, Oxford.
Yoder, P.J. & Symons, F.J. , 2010 , Observational measurement of behavior. , Springer Pub. Co., New York
Bart, J., Fligner, M.A. & Notz, W. , 1998 , Sampling and statistical methods for behavioral ecologists , Cambridge University Press, Cambridge; New York.
Li, Y. & Baron, J. , 2012 , Behavioral research data analysis with R. Use R!  , Springer, New York, NY
Pardo, S.A. & Pardo, M.A. , 2018 , Statistical methods for field and laboratory studies in behavioral ecology , CRC
Krebs, J.R. & Davies, N.B. , 1997 , Behavioural Ecology: An Evolutionary Approach. (4th ed.) , Blackwell

A Unidade Curricular compreende aulas teórica (T), teórico-práticas (TP), práticas laboratoriais (PL), e trabalho de campo (TC). Aulas teóricas: são aulas predominantemente expositivas, seguindo o enquadramento teórico enunciado. Aulas teórico-práticas: Nestas aulas os alunos são iniciados na busca de literatura arbitrada relevante, na medição comportamental, na definição de hipóteses, tratamento e análise estatística de dados. Práticas laboratoriais: os alunos efetuam os seus 1.ºs estudos comportamentais com insetos e lagartixas cativas. Trabalho de Campo: estas aulas dividem-se em aulas com todo o grupo e projetos de grupo individuais. São usados como exemplos espécies abundantes e facilmente observáveis localmente, como p. ex. gaivotas, pombos, gatos, lagartixas, ou diversos insetos. Avaliação: 2 testes (30% cada) e 3­5 trabalhos de grupo com relatório (40% total).