Disciplina: Discursos de Cultura, Teatro e Cinema

Área Científica:

Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Sintetizar os conceitos essenciais de Cultura, Teatro e Cinema
2 - Identificar o percurso da dramaturgia na contemporaneidade
3 - Identificar os elementos definidores da modernidade cinematográfica
4 - Descriptografar elementos da linguagem cinematográfica através do visionamento de excertos de filmes

Conteúdos / Programa:

1 - MÓDULO 1 : Teatro e cenários de conflitualidade. Caminhos e tendências da dramaturgia na Europa e em Portugal no século XX
2 - Cultura e Conflito: a revolução do/no teatro. O teatro épico anti-aristotélico de Bertolt Brecht
3 - O conflito existencialista e do absurdo em França: contributos de Jean-Paul Sartre e Samuel Beckett.
4 - As influências do teatro épico, existencialista e do absurdo em Portugal: Bernardo de Santareno e Luiz Francisco Rebello.
5 - MÓDULO 2 - Cinema e fábricas de imaginários Introdução à gramática do cinema. Codificação da linguagem fílmica. Importância e tipos de montagem
6 - As vanguardas e a sua influência em Hollywood
7 - Cinema e antropologia visual. Cinema e Território: a linguagem do espaço e o conceito de proxémia de Edward T. Hall aplicado no filme West Side Story
8 - Fundamentos do cinema moderno: Orson Welles, o Neorrealismo e a Nouvelle Vague. Os Novos Cinemas (Europa, Ásia e América).
9 - O cinema contemporâneo e o paradigma digital.

Bibliografia / Fontes de Informação:

GRILO, João Mário , 2006 , O Cinema da Não-Ilusão. Histórias para o cinema português , Lisboa: Livros horizonte
GRILO, João Mário , 2007 , As Lições do Cinema. Manual de Filmologia , Lisboa: Edições Colibri, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
HALL, E. T. , 1994 , A Linguagem silenciosa. , Lisboa: Relógio D'Água Ed
MACHADO, Arlindo , 1997 , Pré-cinemas & pós-cinemas , Campinas: Papirus Editora
MARTINS, Guilherme de Oliveira , 2009 , Património, Herança e Memória. A cultura como Criação , Lisboa: Gradiva
MAZZOLENI, Arcangelo , 2005 , O ABC da linguagem cinematográfica , Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca
PEIXOTO, Fernando , 2006 , História do Teatro Europeu , Lisboa: Edições Sílabo
PIRES, Maria Laura Bettencourt , 2004 , Teorias da Cultura , Lisboa: Universidade Católica Editora
SZONDI, P. , 2001 , Teoria do drama moderno [1880-1950] , São Paulo: Cosac & Naify
GEADA, Eduardo , 1985 , O poder do cinema , Lisboa: Livros Horizonte
CRUZ, Duarte Ivo , 2001 , História do Teatro Português , Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo
COSTA, Alves , 1986 , Da lanterna mágica ao cinematógrafo: roteiro de viagem pelo Museu da Cinemateca Portuguesa , Lisboa: Dinalivro
AGUIAR e SILVA, Vítor , 2010 , As Humanidades, os estudos culturais, o ensino da literatura e a política da língua portuguesa , Coimbra: Almedina
BRECHT, Bertolt , 1964 , Estudos sobre teatro, coligidos por Siegfried Unseld (trad. de Fiama Hasse Pais Brandão) , Lisboa: Portugália Editora
BARKER, Chris , 2003 , Cultural Studies. Theory and Practice. 2 ed. , London: Sage Publications
VIVEIROS, Paulo , 2005 , A imagem do cinema: história teoria e estética, 2.ª ed. , Lisboa: Edições universitárias Lusófonas

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas de exposição teórica, expõe-se e discute-se os conteúdos programáticos. Nas aulas téorico-práticas e nas orientações tutoriais, fomentar-se-á o diálogo através da interação dos estudantes com o professor e entre estudantes, de forma a promover a aquisição, a compreensão e a prática de conhecimentos no âmbito dos estudos de teatro e cinema. Incentivar-se-á o aluno a fazer investigação para completar dados sobre as matérias tratadas, indicando outras referências bibliográficas que não constam da bibliografia geral, por motivos de espaço reservado a esta finalidade. Os conteúdos ministrados nas aulas teóricas, teórico-práticas e nas de orientação tutorial serão sujeitos a avaliação periódica. Com o objetivo de aferir os conhecimentos adquiridos pelo aluno, serão feitos: um trabalho escrito (35%), um teste (35%) e um trabalho de investigação (30%). Para efeitos de avaliação, os alunos optam pela matéria de um dos dois módulos.