Disciplina: Português I

Área Científica:

Português

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Nesta UC pretende-se, inicialmente, promover uma reflexão sobre a Linguagem, a Língua e a Gramática e, de seguida, aprofundar os conhecimentos dos alunos no domínio da análise nos planos fonético e fonológico, focando a importância da fonologia na aprendizagem da língua. Globalmente, visa-se aprofundar o saber científico dos discentes relativamente à gramática do português, conhecimento que se revela essencial para um profissional da área da educação, particularmente aqueles que venham a ingressar na carreira docente. Pretende-se, assim, que no final desta unidade curricular os alunos sejam capazes de:
1.1. - compreender conceitos de conhecimento linguístico implícito e explícito e de consciência linguística;
1.2. - distinguir conceitos de norma e de variação linguística;
1.3. - reconhecer características fonéticas e fonológicas do português;
1.4. - refletir sobre relações entre consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita;
1.5. - apreender ferramentas de análise e de metalinguagem linguística específica.

Conteúdos / Programa:

1. - Linguagem, língua e gramática
1.1. - O conhecimento linguístico
1.2. - Norma e variação
1.3. - Consciência linguística
2. - Fonética e Fonologia do Português
2.1. - Dos ruídos aos sons da fala
2.2. - Fones e fonemas
2.2.1. - As vogais
2.2.2. - As consoantes
2.2.3. - As semivogais
2.3. - Das sílabas às palavras
2.3.1. - Estruturas silábicas
2.3.2. - A tonicidade
2.3.3. - Palavras e pseudopalavras
2.4. - Processos fonológicos
2.5. - Aquisição e desenvolvimento da fonologia
2.5.1. - A consciência fonológica

Bibliografia / Fontes de Informação:

Costa, J., Cabral, A., Santiago, A. & Viegas, F. , 2011 , Conhecimento explícito da língua , ME/DGIDC
Duarte, I. , 2000 , Língua Portuguesa - Instrumentos de análise , Universidade Aberta
Freitas, M. J. & Santos, A. L. , 2001 , Contar histórias de sílabas , Colibri/APP
Freitas, M. J., Alves, D. & Costa, T. , 2007 , O conhecimento da língua - Desenvolver a consciência fonológica , ME/DGIDC
Freitas, M. J., Castelo, A., Rodrigues, C. & Costa, T. , 2012 , Os sons que estão dentro das palavras. , Colibri/APP
Gonçalves, M. , 2008 , Fonética e Fonologia do Português , Universidade Católica Portuguesa
Raposo, E.; Nascimento, M.F.; Mota, M.A.; Segura, L.; Mendes, A. , 2013 , Gramática do Português , Fundação Calouste Gulbenkian

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
No que concerne a metodologia de avaliação, as sessões teórico-práticas envolvem modalidades diversas, entre as quais (i) a exposição dialogada de conteúdos; (ii) a análise de corpora; (iii) a análise de trabalhos de investigação; (iv) a realização de exercícios de treino; (v) a mobilização de saberes adquiridos mediante análise de documentos vários. Tipo de classificação: quantitativa (0-20). A avaliação tem em conta dois elementos de avaliação, constituídos por duas provas escritas, correspondendo cada uma a 50% da classificação final. Os exames têm a ponderação de 100%.

Regente da Disciplina:

Teresa da Costa