Disciplina: Matemática V

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir o conceito de número.
2 - Compreender o sistema de numeração indo-árabe na base decimal e em bases diferentes da base 10.
3 - Conhecer a história dos números e operações, o conjunto dos números naturais, suas propriedades e explorar regularidades.
4 - Desenvolver competências na área do ensino da matemática e planificar aulas.
5 - Resolver problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares.
6 - Ser capaz de comunicar as conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
7 - Desenvolver a capacidade de abstrair conceitos e generalizar resultados; distinguir os vários tipos de objetos matemáticos, como definições, teoremas, conjeturas e proposições concernentes a objetos únicos e casos particulares; ter consciência dos tipos de perguntas típicas da Matemática e insights sobre os tipos de respostas esperadas; possuir capacidade de propor perguntas.
8 - Desenvolver competência de comunicação matemática.

Conteúdos / Programa:

1 - Conceito de número (Evolução histórica do conceito de número e de representação numérica).
2 - Sistema de numeração indo-árabe na base decimal e em bases diferentes da base 10 (Construção das Operações Fundamentais; Mudança de Base).
3 - O conjunto dos números naturais (Propriedades; Exploração de Regularidades).
4 - Os números negativos e o zero (breve referência histórica).
5 - Teorema de Pitágoras e os números irracionais.
6 - Algoritmos das Operações Aritméticas (envolvendo números naturais e números racionais não negativos na representação decimal)
7 - Números inteiros. Operações com números inteiros. Propriedades das operações.
8 - Números reais.

Bibliografia / Fontes de Informação:

D. Fernandes , 1994 , Educação matemática no 1º ciclo do ensino básico: aspectos inovadores. , Porto Editora
Anderson, M., Katz, V., & Wilson, R. , 2004 , Sherlock Holmes in Babylon and other tales of mathematical history , The Mathematical Association of America
Hodqkin, L. , 2005 , A history of mathematics: from Mesopotamis to modernity , Oxford University Press
Moreira, D., & Oliveira, I. , 2003 , Iniciação à matemática no jardim de infância , Universidade Aberta
Dantzig, Tobias , Número a linguagem das Ciências , Ed. Aster
Delgado, Mª José et al , 1988 , Matematicando Problemas , Texto Editora
Frank, Martha , 1992 , Resolução de problemas e concepções acerca da Matemática , In Educação e Matemática
Institut National de Recherche Pedágogique , 1995 , À descoberta dos números - contar, cantar e calcular , Edições Asa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas incluem momentos teórico-práticos, dedicados à introdução ou síntese dos temas estudados, e outras, mais frequentes de natureza prática. A reflexão e a discussão são elementos fundamentais. O trabalho em pequenos grupos é o modo mais habitual de trabalho. A avaliação é contínua com ênfase no aspeto formativo da avaliação permitindo integrar diversas prestações dos alunos em diferentes momentos e relativamente a diferentes problemáticas na cadeira. Na época normal serão realizados 2 testes, cada um com 20 valores, e um trabalho de 4 valores. A nota final = 0.4*(teste 1+teste 2) + nota trabalho. Obtém aprovação na disciplina quem tenha nota final superior ou igual a 9,5 valores. Na época de recurso pode ser recuperada uma ou as duas frequências (com o mesmo peso da época normal) ou um exame global com peso de 80% na avaliação final.