Disciplina: Basquetebol II
Área Científica:
Desporto
HORAS CONTACTO:
76 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Consolidar os conhecimentos necessários pata a organização do dossier do treinador;
Dar a conhecer a intervenção da equipa de arbitragem;
Proporcionar aos alunos os conhecimentos necessários para a orientação das unidades de treino e para a direção da equipa em contexto de competição;
Consolidar o conhecimento das diversas fases do jogo de basquetebol, dos seus objetivos, da terminologia e simbologia do basquetebol;
Consolidar os conceitos que sustentam a filosofia do treinador de formação;
Fomentar nos alunos a capacidade de concretizarem, na função de treinador de Minibasquete, de Sub-14 e Sub-16 masculinos e femininos, um conjunto de experiências mais específicas e especializadas, que deem conteúdo prático a uma adequada preparação dos atletas e equipas;
Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo de forma regular, na função de treinador principal ou adjunto de uma equipa de Minibasquete, de Sub-14 e Sub-16 masculinos e femininos, em provas oficiais da modalidade;
Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo de forma regular, na função de juiz (árbitro e/ou oficial de mesa) na competição de Minibasquete e/ou Sub-14, em provas oficiais da modalidade;
Consolidar os aspetos técnicos e táticos ofensivos no basquetebol (no contexto individual e coletivo);
Consolidar os aspetos técnicos e táticos defensivos no basquetebol (no contexto individual e coletivo);
Consolidar a prática pedagógica quer no treino quer no jogo;
Assumir disponibilidade e motivação para o trabalho em equipa, privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda;
Planear e gerir o processo de treino desportivo no basquetebol;
Avaliar, planear e organizar sessões de treino e de competição para diferentes grupos no basquetebol;
Desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade social na orientação do processo de treino e de jogo;
Fomentar a importância da preparação física no basquetebol;
Dar a conhecer aos alunos a estrutura e regras do 3x3 FIBA.
Conteúdos / Programa:
1. Organização geral das aulas, estruturação dos conteúdos, e modelo de avaliação
2. Consolidar o dossier do treinador
3. Intervenção da equipa de arbitragem
- Aspetos administrativos
- Leis e regras do jogo
4. Treino e direção da equipa
- Planeamento anual
- Definição de objetivos
- Plano de treino
- Feedback
5. A filosofia do treinador de jovens
- Princípios pedagógicos na função do treinador
- O desenvolvimento do jovem atleta (crescimento e maturação biológica)
- Deteção e seleção de talentos
6. Planeamento e condução da sessão de treino
7. Preparação física no basquetebol (8-10 anos, 10-12 anos, 22-14 anos)
- Capacidades condicionais associadas ao basquetebol
- Propostas para o desenvolvimento das capacidades condicionais
8. Trabalho de pés, drible, passe, lançamento, reportório de combinações de elementos técnicos
- Propostas para o desenvolvimento das habilidades motoras específicas do jogo
- Identificação das componentes críticas das ações e propostas de feedback a ser utilizado
9. Propostas de exercícios para o 1x1
- Princípios a serem promovidos na perspetiva ofensiva e defensiva do 1x1
10. Consolidar a prática pedagógica em contexto de treino e jogo
11.O 3x3 FIBA
- Enquadramento da competição
- Leis e regras do jogo
12. Consolidar a intervenção do treinador
13. Consolidar o minibasquete
14. Consolidar a técnica individual ofensiva
15. Consolidar a tática individual ofensiva
16. Consolidar a tática coletiva ofensiva
17. Consolidar a técnica individual defensiva
18. Consolidar a tática individual defensiva
19. Consolidar a tática coletiva defensiva
20. Consolidar a direção do exercício e do jogo
21. Avaliação
Bibliografia / Fontes de Informação:
Adelino, J. (1999). As coisas simples do basquetebol. (4ª Ed). ANTB, Lisboa.
Araújo, J. (1992). Basquetebol - Preparação Técnica Táctica. FPB/ARB.
Araújo, J. M. (1998). O Treinador: Saber Estar e Saber Ser. Coleção Desporto e Tempos Livres. Lisboa: Editorial Caminho.
Araújo, J. M. (2003). Diário de um Treinador. O insucesso como meio de aprendizagem. Lisboa: Editorial Caminho.
Araújo, S. P. (2012). Grau II Manuais de Formação Específica. Sub-Unidade: Minibasquete. Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: FPB/ENB.
Barata, T. (2012a). Grau II Manuais de Formação Específica. Sub-Unidade: Saber Treinar. Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: FPB/ENB
Barata, T. (2012b). Grau II Manuais de Formação Específica. Sub-Unidade: Desenvolvimento das capacidades motoras específicas do Basquetebol. Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: FPB/ENB
Barata, T. (2012c). Grau II Manuais de Formação Específica. Sub-Unidade: 3x3. Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: FPB/ENB
Barreto, H. (1971). Basquetebol: (Técnica e Táctica). Educação Física Desportos Saúde Escolar, VII(3), 14-25.
Barreto, H. (1980a). Aperfeiçoamento e formação dos jovens: Algumas considerações sobre a defesa. In Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (Ed.), Seleccionar dirigir preparar as tarefas do treinador: Comunicações do 1º Clinic da ANTB (pp. 181-195). Lisboa: Editorial Compendium.
Barreto, H. (1980b). Metodologia do treino. In H. Barreto (Ed.), Da actividade lúdica à formação desportiva (pp. 105-151). Lisboa: ISEF Lisboa.
Barreto, H. (1984). Estratégia de formação: modelo de desenvolvimento do praticante. Lisboa: ISEF-UTL.
Barreto, H. (1987). A 1ª "técnica" não se ensina e a 2ª... Também não. O Treinador, 18, 15-16.
Barreto, H. (2001). Ensino do basquetebol no ambiente de jogo. In F. Tavares, M. A. Janeira, A. Graça, D. Pinto & E. Brandão (Eds.), Tendências actuais da investigação em basquetebol (pp. 195-202). Porto: FCDEF-UP.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Frequência (30%)
Prova prática (50%)
Avaliação contínua (20%)