Disciplina: Basquetebol II

Área Científica:

Desporto

HORAS CONTACTO:

76 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Consolidar os conhecimentos necessários pata a organização do dossier do treinador;

Dar a conhecer a intervenção da equipa de arbitragem;

Proporcionar aos alunos os conhecimentos necessários para a orientação das unidades de treino e para a direção da equipa em contexto de competição;

Consolidar o conhecimento das diversas fases do jogo de basquetebol, dos seus objetivos, da terminologia e simbologia do basquetebol;

Consolidar os conceitos que sustentam a filosofia do treinador de formação;

Fomentar nos alunos a capacidade de concretizarem, na função de treinador de Minibasquete, de Sub-14 e Sub-16 masculinos e femininos, um conjunto de experiências mais específicas e especializadas, que deem conteúdo prático a uma adequada preparação dos atletas e equipas;

Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo de forma regular, na função de treinador principal ou adjunto de uma equipa de Minibasquete, de Sub-14 e Sub-16 masculinos e femininos, em provas oficiais da modalidade;

Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo de forma regular, na função de juiz (árbitro e/ou oficial de mesa) na competição de Minibasquete e/ou Sub-14, em provas oficiais da modalidade;

Consolidar os aspetos técnicos e táticos ofensivos no basquetebol (no contexto individual e coletivo);

Consolidar os aspetos técnicos e táticos defensivos no basquetebol (no contexto individual e coletivo);

Consolidar a prática pedagógica quer no treino quer no jogo;

Assumir disponibilidade e motivação para o trabalho em equipa, privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda;

Planear e gerir o processo de treino desportivo no basquetebol;

Avaliar, planear e organizar sessões de treino e de competição para diferentes grupos no basquetebol;

Desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade social na orientação do processo de treino e de jogo;

Fomentar a importância da preparação física no basquetebol;

Dar a conhecer aos alunos a estrutura e regras do 3x3 FIBA.

Conteúdos / Programa:

1. Organização geral das aulas, estruturação dos conteúdos, e modelo de avaliação

2. Consolidar o dossier do treinador

3. Intervenção da equipa de arbitragem

  • Aspetos administrativos
  • Leis e regras do jogo

4. Treino e direção da equipa

  • Planeamento anual
  • Definição de objetivos
  • Plano de treino
  • Feedback

5. A filosofia do treinador de jovens

  • Princípios pedagógicos na função do treinador
  • O desenvolvimento do jovem atleta (crescimento e maturação biológica)
  • Deteção e seleção de talentos

6. Planeamento e condução da sessão de treino

7. Preparação física no basquetebol (8-10 anos, 10-12 anos, 22-14 anos)

  • Capacidades condicionais associadas ao basquetebol
  • Propostas para o desenvolvimento das capacidades condicionais 

8. Trabalho de pés, drible, passe, lançamento, reportório de combinações de elementos técnicos

  • Propostas para o desenvolvimento das habilidades motoras específicas do jogo
  • Identificação das componentes críticas das ações e propostas de feedback a ser utilizado

9. Propostas de exercícios para o 1x1

  • Princípios a serem promovidos na perspetiva ofensiva e defensiva do 1x1

10. Consolidar a prática pedagógica em contexto de treino e jogo

11.O 3x3 FIBA

  • Enquadramento da competição
  • Leis e regras do jogo

12. Consolidar a intervenção do treinador

13. Consolidar o minibasquete

14. Consolidar a técnica individual ofensiva

15. Consolidar a tática individual ofensiva

16. Consolidar a tática coletiva ofensiva

17. Consolidar a técnica individual defensiva

18. Consolidar a tática individual defensiva

19. Consolidar a tática coletiva defensiva

20. Consolidar a direção do exercício e do jogo

21. Avaliação

Bibliografia / Fontes de Informação:

Adelino, J. (1999). As coisas simples do basquetebol. (4ª Ed). ANTB, Lisboa.

Araújo, J. (1992). Basquetebol - Preparação Técnica Táctica. FPB/ARB.  

Araújo, J. M. (1998). O Treinador: Saber Estar e Saber Ser. Coleção Desporto e Tempos Livres. Lisboa: Editorial Caminho. 

Araújo, J. M. (2003). Diário de um Treinador. O insucesso como meio de aprendizagem. Lisboa: Editorial Caminho.

Araújo, S. P. (2012). Grau II Manuais de Formação Específica. Sub-Unidade: Minibasquete. Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: FPB/ENB.

Barata, T. (2012a). Grau II Manuais de Formação Específica. Sub-Unidade: Saber Treinar. Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: FPB/ENB

Barata, T. (2012b). Grau II Manuais de Formação Específica. Sub-Unidade: Desenvolvimento das capacidades motoras específicas do Basquetebol. Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: FPB/ENB

Barata, T. (2012c). Grau II Manuais de Formação Específica. Sub-Unidade: 3x3. Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: FPB/ENB

Barreto, H. (1971). Basquetebol: (Técnica e Táctica). Educação Física Desportos Saúde Escolar, VII(3), 14-25. 

Barreto, H. (1980a). Aperfeiçoamento e formação dos jovens: Algumas considerações sobre a defesa. In Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (Ed.), Seleccionar dirigir preparar as tarefas do treinador: Comunicações do 1º Clinic da ANTB (pp. 181-195). Lisboa: Editorial Compendium. 

Barreto, H. (1980b). Metodologia do treino. In H. Barreto (Ed.), Da actividade lúdica à formação desportiva (pp. 105-151). Lisboa: ISEF Lisboa. 

Barreto, H. (1984). Estratégia de formação: modelo de desenvolvimento do praticante. Lisboa: ISEF-UTL. 

Barreto, H. (1987). A 1ª "técnica" não se ensina e a 2ª... Também não. O Treinador, 18, 15-16.

Barreto, H. (2001). Ensino do basquetebol no ambiente de jogo. In F. Tavares, M. A. Janeira, A. Graça, D. Pinto & E. Brandão (Eds.), Tendências actuais da investigação em basquetebol (pp. 195-202). Porto: FCDEF-UP. 

Métodos e Critérios de Avaliação:

Frequência (30%)

Prova prática (50%)

Avaliação contínua (20%)

Regente da Disciplina:

Cíntia Raquel Nunes França