Disciplina: Natação IV
Área Científica:
Desporto
HORAS CONTACTO:
76 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
- Identificar e aplicar os princípios-chave do desenvolvimento de programas de natação, compreendendo a sua importância na formação do jovem nadador.
- Caracterizar os conceitos inerentes ao processo de desenvolvimento do nadador a longo prazo, assumindo a necessidade de construção de um plano de carreira.
- Caracterizar estratégia de captação e desenvolvimento de talentos em natação pura.
- Analisar a técnica e selecionar exercícios técnicos com vista à correção da mesma.
- Analisar o rendimento desportivo em situação de treino e competição e criar as respetivas estratégias de melhoria.
- Planear e aplicar um programa tendo em vista a aprendizagem das diferentes técnicas, respeitando a progressão e coerência do plano.
- Identificar as lesões mais comuns na natação pura e saber implementar estratégias de prevenção das mesmas.
- Selecionar tarefas específicas e adequadas para o desenvolvimento das diferentes zonas de intensidade.
- Identificar e descrever os diferentes meios auxiliares de treino em natação pura, caracterizando as suas principais características.
- Identificar e caracterizar os princípios e principais sistemas de periodização utilizados em natação pura.
- Ser capaz de estruturar planos de treino a curto e longo prazo, integrando macrociclos e microciclos adequados aos objetivos propostos.
Conteúdos / Programa:
A) Processo de Formação Desportiva em Natação Pura
1) Desenvolvimento de Programas em Natação Pura
a) Princípios fundamentais do Treino de Jovens em natação pura
i. O treino e aperfeiçoamento das diferentes técnicas de nado
ii. O treino em diferentes zonas de intensidade
iii. A experiência competitiva em diferentes situações contextuais
b) Planeamento plurianual ? organização das fases de evolução de um jovem nadador
i. Características e Treinabilidade dos vários fatores de desempenho
ii. Desenvolvimento motor e aquisição e aperfeiçoamento das diferentes capacidades
iii. Progressão da carga de treino
c) Construção de um Plano de Desenvolvimento do Nadador a Longo-Prazo, tendo como orientação o PDNLP da FPN
i. Etapa 1: Movimentos fundamentais
ii. Etapa 2: Fundamentos técnicos
iii. Etapa 3: Aprender a Treinar
iv. Etapa 4: Treinar para Competir
v. Etapa 5: Treinar para Ganhar
2) Talento Desportivo
a) Reconhecimento de um talento desportivo em natação pura
i. Qualidades Anatómicas de um jovem nadador
ii. Qualidades Psicológicas de um jovem nadador
iii. Qualidades Fisiológicas de um jovem nadador
iv. Exemplos práticos em natação pura
b) Criação de programas de identificação de um Talento em natação pura
i. Objetivos
ii. Modelos e protocolos de avaliação
iii. Talento e desenvolvimento
iv. Talento e envolvimento
B) Metodologia e Planeamento do Treino em Natação
1) Metodologia do Treino em Natação Pura
a) Zonas de intensidade
i. Aeróbia ? Capacidade e Potência
ii. Anaeróbia ? Capacidade e Potência
iii. Outros/Zonas Mistas
b) Séries típicas de treino em natação pura
i. Aplicações práticas de séries de treino
c) Meios auxiliares de treino na água
i. Palas
ii. Barbatanas
iii. Elásticos
iv. Resistência/facilitadores
v. Snorkel
2) Planeamento do Treino em Natação Pura
a) Aplicação prática do processo à natação pura
i. Características da época desportiva em natação pura
ii. O quadro competitivo em natação pura
iii. Definição de objetivos em natação pura
iv. Planificação do treino em natação pura
v. Sistemas de periodização em natação pura
b) Periodização do processo de Treino em Jovens Nadadores
i. Particularidades do quadro competitivo nos escalões de formação em natação pura
ii. Modelos de Periodização do treino em jovens nadadores
C) Treino Técnico e Tático
1) Treino Técnico em natação pura
a) Fatores determinantes da técnica
i. Técnicas de nado
ii. Técnicas de partida
iii. Técnicas de viragem
b) Objetivos
i. Aumento da força propulsiva
ii. Diminuição do arrasto hidrodinâmico
iii. Diminuição das flutuações intra-cíclicas de velocidade
c) Métodos e procedimentos do treino técnico
i. Equipamento
ii. Necessidades especiais
iii. Comunicação
d) Pontos críticos
i. Hierarquização dos erros técnicos
ii. Consequências dos erros técnicos
iii. Causas dos erros técnicos
iv. Proposta de correção/drills técnicos
v. Feedback
2) Treino Específico para a Competição/treino tático
a) Objetivo
i. A frequência gestual indicada
ii. A amplitude de ciclo gestual
iii. Treino técnico e treino de ritmo de prova
b) Tática e Estratégia
i. O treino em grupo
ii. A análise dos adversários
iii. A gestão da prova
iv. Princípios metodológicos
c) Formas de organização do treino
i. A preparação da competição/ritmo de prova
ii. Proposta de tarefas de treino
Bibliografia / Fontes de Informação:
Métodos e Critérios de Avaliação: