Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira

Faculdade de Ciências Sociais

Campus Universitário da Penteada, Piso -1, Sala 01.82

goretepereira@staff.uma.pt

(+351) 291 705 218 / 5218

Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controlo. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros e

Nota Biográfica

Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira é Doutorada em Ciências da Educação na área de especialização de Inovação Pedagógica, pela Universidade da Madeira e Mestre em Educação na Área de Supervisão Pedagógica pela mesma universidade.
É Professora Auxiliar da Universidade da Madeira na Faculdade de Ciências Sociais - Departamento de Ciências da Educação, onde exerce funções docentes e de supervisão pedagógica.
É investigadora externa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, no âmbito da realização de um POSDOC sobre os Ambientes de Aprendizagem Emergentes nos Processos de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
Com afetação às áreas disciplinares de Prática Pedagógica, Correntes Contemporâneas da Pedagogia e Investigação em Educação, leciona aos cursos de licenciatura em Educação Básica e Ciências da Educação e aos mestrados de Educação Pré-escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico, Inovação Pedagógica, Supervisão Pedagógica e Administração Educacional.
Tem dado seguimento a investigações decorrentes das suas áreas de interesse, na qualidade de investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa). As suas áreas de investigação são: Cenários de Aprendizagem, Etnografia, Contextos da Prática Pedagógica, Processos de Supervisão Pedagógica, Movimentos Pedagógicos e Inovação Pedagógica.

Publicações

- A Alteridade como parte do processo de avaliação das aprendizagens no ensino superior, Gouveia, F., Pereira, G. & Fraga, N., IX Congresso Internacional RIAICES: ?Avaliação (externa) da qualidade do ensino superior e autonomia científica: tensões e desafios?, 2020

- A Metodologia de Trabalho de Projeto no Jardim de Infância: percursos de promoção da literacia científica., Fernandes, F. & Pereira, G., (no prelo), XV Colóquio CIE-UMa, Literacia Científica: Ensino, Aprendizagem e Quotidiano, 2020

- Currículo, Pensamento Crítico e Criatividade, Gouveia, F., Pereira, G., Gouveia, I. & Fraga, N., 978-989-54390-3-4, XIV Colóquio CIE-UMa -Educação, artes e cultura: discursos e práticas, 2020, 21

- O legado de Paulo Freire no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular., Fraga, N., Pereira, G., Gouveia, I. & Gouveia, F., Revista Ensaio, 2020

- A Educação de Adultos nos espaços pedagógicos da Intervenção Comunitária, Fraga, N., Pereira, G. & Gonçalves, G, 1068-2341, Journal Education Policy Analysis Archives EPAA. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 2019, 34 27(X)

- Escenarios de aprendizaje para el siglo XXI, Pereira, G. & Fraga, N., 1810-3413, Revista Varela, 2019, 17 19, n

- O professor do século XXI, que competências e desafios? As perceções das alunas de 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, Pereira, G.; Gouveia, I. & Fraga, N., 978-989-54390-1-0, Atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada. Funchal: CIE-UMa, 2019, 24

- A aprendizagem colaborativa, porquê? , Pereira, G., 2318-1982, Revista Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande, 2018, 21 v. 23

- As TIC e a aprendizagem numa proposta de Percurso Curricular Alternativo (PCA)., Pereira, G., 1647-2144, Revista Saber e Educar, 2018, 14 n.º 2

- Convivência democrática e cidadania: um exemplo de boas práticas na Educação Pré-Escolar., Freitas, C. & Pereira, G., 978-989-54390-0-3, XIII Colóquio CIE-UMa: Europa, Educação e Cidadania, 2018, 14

Habilitações Académicas

- Doutoramento em Educação, 2013, Universidade da Madeira

Cargos Atuais

- Diretor de Curso da Licenciatura em Educação Básica