Samuel André Alves Mateus

Campus Universitário da Penteada, Piso 1, Sala 1.101

samuelmateus@staff.uma.pt

(+351) 291 705 343 / 5343

Sapere aude (Immanuel Kant)

Nota Biográfica

Samuel Mateus é licenciado, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor Auxiliar na Universidade da Madeira e Investigador integrado no LabCom Comunicação e Artes. É, também, Coordenador do GT de "Comunicação e Política da SOPCOM- Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, e Editor da revista Estudos em Comunicação.

São da sua autoria os livros electrónicos: O Fim da Esfera Pública e a Nova Teoria da Publicidade: Lições de Comunicação Política, São Paulo, Pimenta Cultural (2024)
Manual Prático de Assessoria de Imprensa, Covilhã, Livros Labcom (2022), Discurso Mediático, Covilhã, Labcom Books (2021), Introdução à Retórica no séc. XXI, Covilhã, Labcom Books, (2018), A Tele-Realidade- o princípio de publicidade mediatizado, Covilhã, Labcom books (2014), e Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas, Covilhã, Labcom books, 2011 [ISBN 978-989-654-069-2]. É o autor do capítulo ?Affective Rhetoric: what it is and why it matters IN Zhang, L, and Clark, C. (ed.) Affect, Emotion, and Rhetorical Persuasion in Mass Communication, Routledge (2018) e organizador do livro intitulado Media Rhetoric: how advertising and digital media persuade us (2021).

Entrevista Antena 1-Madeira: https://www.rtp.pt/play/p7738/e648153/entrevista-antena-1-madeira
Blog: www.tecnicaretorica.blogspot.com
Academus podcast- dar a ouvir as Ciências Sociais e Humanas. Oiça em https://anchor.fm/academus/

Publicações

- O Fim da Esfera Pública e a Nova Teoria da Publicidade: Lições de Comunicação Política, Samuel Mateus, 9786559398652, Pimenta Cultural, 2024

- ?Publicness beyond the Public Sphere?, Samuel Mateus, Mediapolis, nº14, 60 anos da Publicação da Strukturwandël der Öffentlichkeit, 2022, 24

- ?Social Media Advertising during the first COVID-19 curfew?, Samuel Mateus, McGraw-Hill, 2022, pp.361-372., 2022

- A Frame Analysis do ponto de vista dos efeitos da comunicação de massas, Samuel Mateus, ENCONTRO CIENTÍFICO-ERVING GOFFMAN: 100º ANIVERSÁRIO, Instituto de Ciências Sociais- Universidade de Lisboa, 2022

- Bringing Emotions to Politics- the need to research Affective Rhetoric, Samuel Mateus, III Jornadas Patologias e Disfunções da Democracia em Contexto Mediático, Universidade da Beira Interior, 2022

- Introduzindo a Retórica Mediatizada, Samuel Mateus, III Jornadas Retorar, Grupo de pesquisa Retórica e Argumentação-CNPq/FALE/FAFICH/UFMG, 2022

- IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL COMUNICAR CIÊNCIA, IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL COMUNICAR CIÊNCIA, 2022

- Manual Prático de Assessoria de Imprensa, Samuel Mateus, 978-989-654-839-1, Livros Labcom, 2022

- Mediação ou Mediatização? A encruzilhada dos estudos de comunicação, Samuel Mateus, CICOM Açores - Congresso de Ciências da Comunicação, Universidade dos Açores, 2022

- Mediated Enjoyment- Representations of Luxury in the Web Discourse of Lifestyle Magazines?,, Samuel Mateus, Luxury, 2022, DOI: 10.1080/20511817.2022.2045545, 2022

Habilitações Académicas

- Doutoramento em Ciências da Comunicação, 2012, Universidade Nova de Lisboa

Cargos Atuais

- Diretor de Curso da Licenciatura em Comunicação, Cultura e Organizações - diretor.cco.1c@mail.uma.pt