Subject: Specific Didactics of the Expressions

Scientific Area:

Didáticas Específicas

Workload:

43 Hours

Number of ECTS:

4 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

- Valorizar os conteúdos das expressões no desenvolvimento curricular e planificação, utilizando processos metodológicos adequados

- Experimentar e expressar, através de diferentes linguagens o pensamento, a sensibilidade, a imaginação e a criatividade

- Vivenciar e criar situações práticas significativas, de expressão motora, que permitam intervir assertivamente

- Integrar criativamente os conteúdos programáticos de expressão motora numa perspetiva interdisciplinar

- Refletir sobre os aspetos didáticos e organizativos subjacentes ao domínio da expressão dramática

- Experimentar, explorar, criar e expressar através da linguagem musical

- Planificar e concretizar atividades de expressão musical e numa perspetiva interdisciplinar

- Desenvolver entendimentos informados sobre as práticas associadas à expressão plástica e o seu potencial interdisciplinar, e ensaiar processos de estruturação e concretização de atividades nesta área.

 

Syllabus:

Refletir a didática específica das expressões, é um contributo para a formação de profissionais de educação, nomeadamente futuros professores e educadores, críticos e experientes na descoberta de diferentes caminhos para a aprendizagem, no âmbito da educação artística.  Algumas aulas funcionam como oficinas, onde os alunos experimentam, organizam e criam diferentes contextos pedagógicos e didáticos. Utilizamos muitas vezes a metodologia de trabalho de projeto, pela qual os alunos adquirem ferramentas conceptuais e didáticas adequadas ao enriquecimento da sua intervenção pedagógica na comunidade educativa. Através de exercícios práticos, documentados teoricamente, os alunos experimentam diferentes formas de comunicar o seu pensamento crítico, utilizando diferentes linguagens expressivas, e diferentes dimensões da reflexão individual e coletiva. A dinâmica em pequeno e grande grupo permite que todos os alunos tenham oportunidade de criarem momentos de liderança, refletindo sobre os exercícios de forma individual ou em grupo. Em cada módulo o docente responsável adota e estabelece com os alunos os processos e formas de organização do ambiente de aprendizagem, onde as expressões são trabalhadas de forma integrada. São analisadas as diferentes relações entre: sujeito, objeto, contexto, professor, aluno, cultura e conteúdo emergente, para a criação de consciência da importância do papel do educador/professor, no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. É indiscutível que a participação das crianças/alunos, através do diálogo, ação criativa e interação, é o ponto de partida para a realização de diferentes trajetórias de aprendizagem. A didática específica permite pensar a educação artística num determinado contexto sociocultural, utilizando os materiais que estão ao nosso alcance, desenvolvendo um olhar estético, artístico, cultural, no âmbito da prática pedagógica. Todos nos aspetos desenvolvidos em cada módulo pretendem capacitar os futuros profissionais em educação para o saber refletir, intervir e dinamizar espaços educativos onde a linguagem das expressões seja considerada a base dos processos de ensino e aprendizagem.

Literature/Sources:

Aguilar, M.C. (2002). Aprender a escuchar música. Madrid: A. Machado Libros

Aguirre, I. (2000). Teorias y praticas de la educacion artistica. Pamplona: Universidad Publica de Navarra (UPN).

Aguirre, P. et  al (2003). La musica en la escuela. La audición. Barcelona: Graó.

Amado, M. L. (1999). O prazer de ouvir música. Editorial Caminho da Educação.

Bettelheim, B. (1998). Psicanálise dos contos de fadas. Lisboa: Bertrand Editora.

Brock, A., Dodds,S., & Olusoga, Y. (2011). Brincar - Aprendizagem para a vida. Porto Alegre: Penso.

Brock, A. (2011). O currículo e a pedagogia da brincadeira - uma profusão de perspectivas. In A. Brock, Dodds,S., & Olusoga, Y. (Ed.), Brincar - Aprendizagem para a vida (pp. 94-126). Porto Alegre: Penso.

Bruner, J. (1996). Cultura da educação. Lisboa: Edições 70.

Corrêa, E. (2005). Expressões integradas no jardim-de-infância: projecto de inovação e aprendizagem. Revista Recre@rte Nº3 Junio. Retrieved fromhttp://www.iacat.com/Revista/recrearte/recrearte03/correa/Expressoes.htm

Cosme, A., Trindade, R. (2001). Área de projeto - percursos com sentido. Porto: Edições Asa. Clanché, P. (1988). L' enfant écrivain : genétique et symbolique du texte libre. Paris: Centurion. Craft, A., Estrela, A., Morais, F. [et al] (2004). Criatividade e educação. Lisboa: Associação educativa para o desenvolvimento da criatividade.

Fonte, B. (2001). A animação no contexto educativo. Guimarães: Editora Cidade Berço.

Kishmoto, T. (1994). O jogo e a educação infantil. São Paulo: Thomson Learning, Ltda.

Maluf, A. (2009). Atividades lúdicas para educação infantil: conceitos, orientações e práticas (2ª edição ed.). Petrópolis: Editora Vozes.

Martins, V. (2000). Para uma pedagogia da criatividade. Porto: Edições Asa.

Moyles, J. (2006). A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed.

Read, H. (2001). Educação pela Arte. Lisboa: Edições 70.

Rockwell, E., Wiliams A., Sherwood A., (1998). Todos têm um Corpo - Ciência da Cabeça aos Pés. Lisboa: Instituto de Piaget.

Rodari, G. (2006). Gramática da fantasia (6ª edicão ed.). Lisboa: Editorial Caminho.

Santos, S. (2010). O brincar na escola - metodologia lúdico-vivencial, coletânea de jogos, brinquedos e dinâmicas. Petrópolis: Editora Vozes.

Sousa, J. M. (2000). O professor como pessoa. Porto: Edições Asa. 

Assesssment methods and criteria:

A avaliação será um processo contínuo. Consideramos importante a participação dos formandos em todas as atividades desenroladas nas aulas teóricas, práticas e teórico-práticas. A ponderação das componentes da avaliação é a seguinte:

- Módulo de Expressão Físico Motora - 25%

- Módulo de Expressão Musical - 25% 

- Módulo de Expressão Dramática - 25%

- Módulo de Expressão Plástica - 25%

Salientamos que a estruturação dos trabalhos a desenvolver são aspetos negociados com os alunos tendo em conta uma possível contextualização nas atividades em contextos formais e não-formais de aprendizagem. Considerando a natureza desta UC, não está previsto exame de recurso ou exame de época especial.