Subject: Module III.IV.

Scientific Area:

Medical Sciences / Surgical Sciences

Workload:

62 Hours

Number of ECTS:

6,5 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

1- LEARNING A CLINICAL HISTORY MODEL

2- LEARNING OF SYMPTOMS AND CARDINAL SIGNS OF MAJOR CLINICAL SYNDROMES

3- DOCTOR-PATIENT COMMUNICATION

4- BASES OF THE HISTORY OF MEDICAL THOUGHT

Syllabus:

AULAS TEÓRICAS DE CARÁCTER EMINENTEMENTE CONCEPTUAL, ONDE SERÃO ABORDADOS OS ASPETOS NUCLEARES DA SEMIOLOGIA DOS DIVERSOS ORGÃOS E SISTEMAS (CICLO DE AULAS DO NÚCLEO BÁSICO DE SEMIOLOGIA) E A SEMIOLOGIA APLICADA AOS PRINCIPAIS SÍNDROMES CÇÍNICOS (CICLO DE AULAS DO NÚCLEO DE SEMIOLOGIA APLICADA A SÍNDROMES CLÍNICOS). AS AULAS ESTÃO ESTRUTURADAS PARA APLICAR O CONHECIMENTO DA SEMIOLOGIA À ELABORAÇÃO DE UMA HISTÓRIA CLÍNICA. 

AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS CENTRADAS NA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS. 

AULAS PRÁTICAS BASEADAS EM MODELOS MECÂNICOS E SIMULADORES. TREINO DO EXAME OBJETIVO MÉDICO - AUSCULTAÇÃO CARDÍACA, PULMONAR, PALPAÇÁO ABDOMINAL, AVALIAÇÃO DOS PULSOS, EXAME DO APARELHO LOCOMOTOR; TREINO DA COLHEITA DA HISTÓRIA CLÍNICA

Literature/Sources:

GUIDE TO PHYSICAL EXAMINATION AND HISTORY TAKING. 12TH EDITION. LYNN S. BICKLEY. WOLTERS KLUVER.

THE PATIENT HISTORY AN EVIDENCE-BASED APPROACH TO DIFFERENTIAL DIAGNOSIS. 2ND EDITION. MARK C. HENDERSON, LAWRENCE M. TIERNEY JR, GERAL W. SMETANA. LANGE. 

SEMIOLOGIA MÉDICA. PRINCÍPIOS, MÉTODOS E INTERPRETAÇÕES. 2ª EDIÇÃO. J.L. DUCLA SOARES. LIDEL.

 

Assesssment methods and criteria:

# AVALIAÇÃO TEÓRICA = 65% (MÍNIMO 10 VALORES)

# AVALIAÇÃO CONTÍNUA DAS AULAS PRÁTICAS  = 10% 

 # AVALIAÇÃO PRÁTICA  = 25% 

  • EXECUÇÃO DE GESTOS SEMIOLÓGICOS