Subject: Topografia

Scientific Area:

Architecture and Urbanism

Workload:

48 Hours

Number of ECTS:

4 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

1 - Analisar a geometria da superficie do terreno com base na sua planimetria e altimetria, usando diversas metodologias de representacao cartografica;2 - Avaliar distancias, areas e volumes a partir de cartas topograficas, usando metodos numericos e instrumentacao adequada;3 - Reconhecer as formas elementares do terreno, desenhar perfis topograficos da superficie;4 - Utilizar instrumentos e acessorios orientados para a medicao de distancias, angulos azimutais e zenitais e alturas no terreno;5 - Realizar levantamentos topograficos, usando equipamentos de nivelamento e estacoes totais digitais, compreendendo as vantagens destas relativamente aos equipamentos taqueometricos.

Syllabus:

Programa 1 Noções de geodesia e cartografia; 2 Sistemas de coordenadas e projecção 3 Formas fundamentais do terreno e sua representação em planta 4 Métodos de representação do terreno 5 Avaliação de áreas e volumes 6 Medição directa e indirecta de distâncias 7 Medições de desníveis, métodos e correcções a efectuar 8 Nivelamentos geométricos e trignométricos 9 Levantamento planimétrico simples e composto 10 Poligonais, compensação de poligonais fechadas

Literature/Sources:

Casaca, J.; Matos, J.; Baio, M. (2000). Topografia Geral. Lidel;Topografia, geodesia y cartografia aplicadas a la ingenieria, Francisco Javier Polidura Fernandez, Mundi-Prensa;Diapositivos de apoio às aulas;Fichas de exercicios;Operacoes topograficas de campo.

Assesssment methods and criteria:

Teste - 50%  Trabalho - 50%