Subject: History and Heritage

Scientific Area:

History and Archeology

Workload:

51 Hours

Number of ECTS:

4 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

Esta unidade curricular pretende fornecer um enquadramento global da História e Património da Madeira no quadro do aparecimento das indústrias do turismo, especialmente com a divulgação desenvolvida pelos naturalistas desde os meados do século XVIII, primeiro alerta para a biodiversidade e, depois, via turismo terapêutico e de lazer até ao aparecimento do conceito de ecoturismo.

 

Syllabus:

1. Apresentação do programa e da bibliografia on-line. Justificação de periodização do programa. Relações institucionais Professor-Tutor/Aluno(s). Articulação geral da arte/cultura, cultura popular e erudita, história e política institucional. Ponto de situação histórico-institucional: arquivos e bibliotecas on-line.

2. Os descobrimentos e a Expansão no quadro Europeu dos séculos XIV e XV. A ocupação da Madeira. Povoamento e capitães-donatários. Relações institucionais. Origem do povoamento.

3. A Madeira dos séculos XV/XVI. A safra açucareira e D. Manuel I. As reformas manuelinas. o Manuelino na Madeira. A influência da Flandres.

4. A disputa do mare clausum e Tordesilhas e a crise dos meados do século XVI. O ataque francês ao Funchal. A reorganização Filipina no quadro do império unido Portugal-Castela.

5. A provedoria de obras de Álvaro Pires. A circulação dos modelos; pedido, risco, orçamentação, aprovação, arrematação; execução; vistoria; pagamento. A arquitetura, a talha e a escultura, a ourivesaria, a pintura e os azulejos.

6. A arquitetura de poderes do Antigo Regime. Órgãos e instituições. A centralização do poder régio no século XVIII. A alfândega do Funchal e o mestre das obras reais.

7. Os governadores depois de Duarte Sodré Pereira. O inventário do Capitão Pedro de Faria e Abreu. O tremor de terra de 1748 e a tímida introdução da arquitetura barroca e rococó na ilha. De Domingues Rodrigues Martins a António Vila Vicêncio.

8. João António de Sá Pereira a instituição do Iluminismo. A talha de Estevão Teixeira de Nóbrega e as oficinas de pintura de José António da Costa e de Nicolau Ferreira.

9. O império marítimo inglês e a importância da Madeira: da Revolução Francesa ao Liberalismo. As invasões inglesas. Paulo Dias de Almeida e o brigadeiro Oudinot. A nova cidade das Angústias. A oficina de Leonardo Rocha e de João José Nascimento. O começo do domínio da influência inglesa. Da crise do liberalismo à implantação da República.

10. Da euforia da implantação da República às crises da 1ª Grande Guerra. Os anglófonos e os germanófilos. O plano de Ventura Terra. A implantação do Estado Novo. Da Revolta da Madeira à era de Fernão de Ornelas.

11. A idade do ouro e o crescimento económico mundial: a Era do Turismo. Os desequilíbrios da década de 70 e a implantação das Regiões Autónomas.

12. A Era do Património, das fundações, das associações e organizações não-governamentais e da biodiversidade. Propostas, sugestões e pistas de investigação.

Literature/Sources:

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, BARROCA, Mário Jorge, História da Arte em Portugal - O Gótico, lisboa, Editorial Presença, 2002.

CASTRO, Laura, SILVA, Raquel Henriques da, História da Arte Portuguesa ? Época Contemporânea, Lisboa, Universidade Aberta, 1997.

OLIVEIRA, Aurélio de, História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa, Lisboa, Universidade Aberta, 2000.

PEREIRA, Fernando António Baptista, História da Arte Portuguesa ? época moderna (1500-1800), Lisboa, Universidade Aberta, 1992.

RÉMOND, Renè, Introdução à História do Nosso Tempo. Do Antigo Regime aos Nossos Dias, Lisboa, Gradiva, 1994.

VIEIRA, Alberto (coord.), História da Madeira, Funchal, Secretaria Regional da Educação, 2001.

Assesssment methods and criteria:

3 testes com peso de 33,3% para a avaliação final.