
Promoção de Sucesso
“UMa Promoção de Sucesso” é um projeto da Universidade da Madeira (UMa), financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Impulso Mais Digital, Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior.
Um dos objetivos do Impulso Mais Digital consiste em garantir a regularidade de iniciativas de promoção do sucesso escolar e de prevenção da retenção e do abandono no ES, pelo que, neste contexto, assume-se fundamental reforçar e consolidar mecanismos de respostas que visam aqueles objetivos. Neste sentido continuaremos a investir nas mentorias por pares, procuraremos aumentar a participação dos docentes nas tutorias e alargaremos a incidência do Observatório do Estudante ao percurso dos estudantes dos vários anos curriculares, apesar do foco principal incidir na inserção e adaptação dos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez. Mais informações sobre o PRR estão disponíveis em www.recuperarportugal.gov.pt.
O programa pretende garantir um maior sucesso dos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano, pelo que serão considerados como indicadores de resultado a taxa de renovação de inscrições ao fim desse ano curricular e o aumento do número médio de créditos realizados e, bastante ponderada, a implementação de programas de combate ao insucesso e ao abandono através do recurso à figura do tutor e/ou do mentor e os mecanismos de acompanhamento por docentes e por pares.
Duração do Projeto:
Março de 2024 a 30 de junho de 2026
Financiamento:
Investimento RE-C06-i07| Impulso Mais Digital
323 802,00€
Resultados e impactos esperados:
1- A concretização, a 100%, das atividades registadas na candidatura, com o aumento do sucesso, com a redução do abandono e com o incremento da satisfação de pertença à instituição por partes dos estudantes, nomeadamente os de 1º ano, 1ª vez, público a quem este programa é essencialmente dirigido.
2- Aumentar em pelo menos 1,4% a taxa de renovação dos inscritos pela 1ª vez no 1º ano, comparativamente ao ano letivo 2020/2021. Isto corresponde a atingir um valor da taxa de renovação dos inscritos no 1º ano, pela 1ª vez, de pelo menos 88,1%.
3- Aumentar em 1,5 ECTS a média de créditos realizados pelos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez.
São 7 as áreas de atuação:
Foi aberto concurso para contratação de serviços de desenvolvimento e implementação de um software de predição de casos de abandono dos alunos da Universidade da Madeira. O concurso encontra-se concluído tendo sido assinado contrato com a empresa WorldIT a 7 de agosto de 2024 e os trabalhos tiveram início no imediato. O contrato tem por objeto o desenvolvimento e a implementação de um software de predição de casos de abandono dos estudantes da UMa e inclui uma plataforma de apoio às tutorias.
O programa está sendo desenvolvido durante o ano letivo 2024/2025, onde serão feitos alguns testes e será aplicado durante o ano letivo 2025/2026 e seguintes.
Prevê-se que o Observatório do Estudante produza relatórios de análise dos dados disponibilizados pelo programa.
No início de junho de 2025 encontrava-se desenvolvida a plataforma de apoio à tutoria e prevista para julho a finalização do programa de predição de casos de abandono. Alguns documentos sobre a criação do programa de predição de abandono e plataforma de apoio às tutorias podem ser consultados aqui.
Cada Diretor de Curso reúne semanalmente com os estudantes do 1º ano, no sentido de prestar-lhes tutoria, sinalizar situações que requeiram intervenção e propor medidas de apoio, em interação com as Presidentes dos Conselhos Pedagógicos, com o Serviço de Psicologia, com os Serviços de Ação Social, com a Unidade de Assuntos Académicos, com as Comissões de Acompanhamento dos Estudantes com Necessidades Especiais e com a Reitoria.
O trabalho de tutoria por docentes pode ser também exercido por outros docentes de forma voluntária em diálogo com o Diretor de Curso. Esta atividade pressupõe: Realizar encontros periódicos com estudantes e monitorizar o progresso académico; fornecer informações sobre os recursos e apoios da UMa; incentivar a participação em atividades académicas.
Paralelamente, mas com possível ligação com os Diretores de Curso pode ser prestado apoio aos estudantes pelos Serviços de Ação Social (Projeto UniSucesso dos SASUMa ou através das Comissões de Acompanhamento dos Estudantes com Necessidades Especiais), pelos Assuntos Académicos e pelo Serviço de Psicologia. A interação com os representantes dos estudantes dos vários anos curriculares e com a Associação de Estudantes também é possível.
Guia de Orientação para Docentes Tutores
Panfleto Informativo Tutoria para Docentes
O programa de Mentoria da UMa é baseado no voluntariado universitário, na colaboração interpares e na aprendizagem informal. É um programa de estudantes para estudantes, com a coordenação do Serviço de Psicologia. A participação no programa é voluntária.
A participação dos mentores no programa possibilita acesso a certificado de participação e registo no Suplemento ao Diploma, mediante a frequência na formação inicial dos mentores e participação num número mínimo de atividades do Programa.
O programa de Mentoria da UMa tem por objetivos: promover a integração, a adaptação socio-académica e o sucesso académico dos estudantes ao longo do percurso académico; promover vivências académicas positivas e solidárias e de bem-estar nos estudantes; promover o desenvolvimento de competências académicas e sociais nos estudantes.
Destinatários da Mentoria por Pares: Mentores (Estudantes de anos mais avançados) e Mentorandos (Estudantes de 1º ano, em que se incluem os estudantes internacionais, e estudantes com necessidades especiais).
Principais atividades a desenvolver no decurso do ano académico:
Formação inicial de Mentores - Visa o desenvolvimento de competências transversais e sociais nos mentores através da partilha de experiências e conhecimentos, mediante a realização de atividades de grupo. Na formação inicial de Mentores serão abordados temas relacionados com as vivências académicas e desenvolvimento de competências socio emocionais (regulação das emoções, comunicação, gestão de conflitos, liderança). Desenvolve-se num contexto de formação não formal. Esta formação é de frequência obrigatória para os mentores
Sessões de esclarecimento e de divulgação - Consiste em sessões breves de divulgação e esclarecimento do programa através de atividades de divulgação em contexto de sala de aula e fora da aula junto à comunidade académica. As sessões serão promovidas pela equipa do Programa e pelos Mentores. O número de sessões será de acordo com as necessidades identificadas.
Encontros de Mentores e Mentorandos – BOOST SPOT. Estes encontros consistem em sessões entre mentores e mentorandos, num contexto de aprendizagem informal entre pares, a partir de uma relação de proximidade, apoio e colaboração. Consiste em sessões de integração e acompanhamento aos estudantes mentorandos, a partir da partilha de experiências académicas e sociais dos mentores. Pretende-se facilitar a integração e adaptação dos estudantes na vida universitária. Serão realizadas em pequeno grupo, por 1 ou 2 mentores, podendo os mentores ser do mesmo curso (frequentemente) ou de cursos diferentes do estudante mentorando.
Sessões de feedback e de empower – Sessões entre os mentores e a equipa coordenadora do programa. São espaços de reflexão, aprendizagem e capacitação. Tem como objetivos supervisionar e monitorizar a prática dos mentores, auscultar desafios e dificuldades sentidas no processo de mentoria, facultar feedback para melhoria do processo de mentoria e promover o desenvolvimento de competências transversais e sociais nos mentores.
Atividades Conecta-te – Atividades de bem-estar e de socialização. Com estas atividades procura-se criar um espaço de conexão, aprendizagem e de bem-estar para os estudantes, e contribuir para aumentar a participação dos estudantes na vida académica e social universitária. Estas atividades privilegiam atividades fora da sala de aula, ao ar livre e em espaços não formais. Serão realizadas com a colaboração dos estudantes mentores para os mentorandos e demais estudantes da UMa.
Programa UMa Mentoria por Pares em Números
(Ano académico 2024/2025)
- Número de Mentores inscritos: 21
- Número de Mentores com atribuição de Mentorando/a: 16
- Número de Mentores que desistiram no decurso do programa: 1 (Motivos: indisponibilidade horária)
- Número de inscritos Mentorandos: 23
- Número de par Mentor-Mentorando atribuídos: 15
- Não atribuição de mentor: apenas 3 casos (Mentorando não respondeu após inscrição)
03 de setembro - Formação inicial de Mentores - 1ª edição ( Flyer | Galeria de Imagens)
Objetivos: A Formação inicial para Mentores, foi replicada em dois momentos, nos dias 3 e 21 de setembro, com a duração total de 3 horas e 30 minutos, de modo a permitir a participação do maior número de estudantes voluntários.
No decorrer das formações foram abordados os seguintes temas:
- Programa UMa Mentoria por Pares: Introdução;
- Processos associados ao conceito de Mentoria (Mentoring; Tipos de Mentoria; Fases da Mentoria; Modelo triangular da Mentoria);
- O Papel do Mentor e do Mentorando;
- Benefícios da Mentoria nas Vivências Académicas;
- Competências Sócio emocionais (Regulação Emocional; Empatia; Comunicação Empática; Comportamento altruísta e solidário; Gestão de conflitos);
- Aplicação do formulário de satisfação da formação.
- Nº de Participantes: 6 estudantes de anos avançados.
21 de setembro - Formação inicial de Mentores - 2ª edição ( Flyer | Galeria de Imagens)
Objetivos: Descritos no ponto anterior.
Nº de Participantes: 11 estudantes de anos avançados
Durante o mês de Setembro: Sessões de esclarecimento e de divulgação (Galeria de Imagens)
- Ida às salas na receção aos novos estudantes da UMa por parte dos Estudantes Mentores, Docentes e Técnicos da UMa; (6 de setembro)
- Colaboração por parte dos estudantes Mentores na “Visita Guiada” pelos Serviços da UMa pelos estudantes do 1º ano, no âmbito da receção aos novos estudantes; (6 de setembro)
- Stand no Hall de entrada do Campus da Penteada (9 a 11 de setembro).
10 de outubro - 1ª Atividade Conecta-te (Galeria de Imagens)
Objetivos: A atividade foi realizada com o intuito de promover e divulgar o Programa de Mentoria por Pares junto dos estudantes do 1º ano de licenciatura e CTESP da UMa e estudantes Mentores, através da organização de um espaço de conexão, convívio e de bem-estar para os estudantes, potenciando assim a participação dos estudantes na vida académica da universidade.
Participantes: Cerca de 50 participantes
7 de novembro - Pão por Deus (Sessão de esclarecimento e de divulgação) (Flyer | Galeria de Imagens)
Objetivos: A atividade foi realizada com intuito de promover e divulgar o Programa de Mentoria por Pares junto dos estudantes do 1º ano de licenciatura e CTESP da UMa, utilizando a tradição portuguesa do Dia de Todos os Santos, cultivando assim um espírito de comunidade e partilha entre os estudantes.
Participantes: Todos os estudantes do 1º ano de licenciatura e CTESP de todos os cursos da Universidade da Madeira (cerca de 1100 novos estudantes).
29 de novembro - 2ª Atividade Conecta-te “UMa Connected” (1ª edição) (Flyer | Galeria de Imagens)
Objetivos: Esta atividade é organizada pelos Mentores do programa e visa criar um momento de encontro dinâmico de convívio entre os estudantes de 1º ano, internacionais e de Erasmus da UMa.
Programa:
1.Encontro dos Estudantes de 1º ano, internacionais e de Erasmus da UMa;
2.Rally Paper Mentores (Grupo Quebra-gelo; Grupo Team Building; Grupo Role Play; Grupo Storytelling);
3.Lanche Networking.
Participantes: 30 participantes (estudantes do 1º ano de licenciatura da UMa)
Encontros de Mentores e Mentorandos – BOOST SPOT
Foram realizados 16 encontros ao longo do 1º semestre, em pequeno grupo, destinados a apoiar a integração e acompanhamento dos estudantes Mentorandos, e promover a partilha de experiências académicas e sociais dos mentores.
Sessões de Feedback e Empower
Foram realizados cerca 10 de encontros ao longo do 1º semestre, individualmente e em pequeno grupo, de modo formal e informal, destinados a apoiar os estudantes no esclarecimento de dúvidas relativamente ao processo de Mentoria.
17 de junho - 3ª Atividade Conecta-te “UMa Connected” (2ª edição)
Objetivos: Promover a participação dos estudantes do 1º ano no Programa UMa Mentoria por Pares no próximo ano académico 2025/2026. Possibilitar um momento de convívio e de conexão, criando assim um sentimento de pertença à instituição em que se encontram inseridos, aumentando assim a participação dos estudantes na vida académica através da participação em atividades ao ar livre e em espaços não formais, na ilha do Porto Santo.
À semelhança das “atividades Conecta-te" anteriores o programa foi desenvolvido, organizado e implementada pelos estudantes Mentores com o apoio da Equipa do Serviço de Psicologia e de Docentes e Técnicos voluntários da UMa.
Participantes: 117 participantes (98 estudantes voluntários Mentores e do 1º ano de licenciatura da UMa e outros colaboradores para dar apoio ao evento, técnicos e docentes da UMa que têm prestado apoio às atividades de integração.
3 de julho – Encontros de Mentores e Mentorandos – BOOST SPOT “Na Rota do Bem-estar: A nossa jornada no Programa de Mentoria” (Atividade Prevista) (Flyer)
Encontra-se disponível, no sistema interno de gestão, aos Diretores de Curso e ao Gabinete de Controlo de Qualidade o histórico dos dados estatísticos sobre as reprovações nas unidades curriculares (UC). A Pró-Reitora para a Qualidade efetua o levantamento das diversas situações problemáticas e, em diálogo com os Presidentes das Unidades Orgânicas e os Diretores de Curso, é analisada a necessidade de prestação de apoio académico excecional aos estudantes.
Esta candidatura prevê a utilização de verbas para prestação de serviços de apoio académico nestas situações, por um docente contratado, por monitores indicados pela Unidade Orgânica ou através de ações de voluntariado (em diálogo com a Comissão para o Voluntariado). Em qualquer uma das modalidades haverá a supervisão de um docente da área científica.
A Coordenadora do projeto estabelece contacto com os Diretores de Curso de modo a aferir a pertinência na criação de apoio extra aos estudantes, mediando o diálogo entre a direção de curso e o presidente da unidade orgânica responsável pela unidade curricular em questão e, no caso de serem criados esses apoios solicita feedback sobre o seu funcionamento e eficácia.
No 1º semestre de 2024/2025 foi contratada uma monitora para prestar apoio aos estudantes inscritos no 1º ano, no curso de Economia, nas unidades curriculares de Matemática I para a Economia e Álgebra para a Economia, por solicitação de um grupo de estudantes. A Monitora foi contratada para prestar apoio no equivalente a 2h semanais para cada uma das unidades curriculares. Contudo o número de estudantes que procuraram apoio nunca foi acima de seis.
No 2º semestre de 2024/2025 foi prestado apoio extra aos estudantes do 1º ano inscritos na unidade curricular Estatística I, do 1º ciclo em Psicologia. O apoio foi prestado por dois docentes, cada um durante 1h semanal.
No 2º semestre de 2024/2025 foi prestado um apoio extra aos estudantes do 1º ano inscritos na unidade curricular Mecânica e Ondas, por um docente com formação superior em Ensino da Física. A participação dos estudantes esteve abaixo do desejável, mas o apoio foi reconhecido como importante por alguns estudantes que afirmaram não participar mais devido à sua dificuldade em conciliarem os seus estudos.
Em todas as situações anteriores os apoios extra tinham por objetivo ajudar os estudantes a ultrapassar dificuldades ou recuperar, se necessário, pré-requisitos, fundamentais à aprendizagem da unidade curricular.
Em 28 de maio de 2025, o Conselho Científico da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia aprovou uma ficha de uma unidade curricular denominada 'Física", com três ECTS, como opção extracurricular, no primeiro semestre de 2025/2026, para os estudantes dos primeiros ciclos de estudos da FCEE, que têm no seu plano de estudos UC da área científica de Física, com vista à promoção do sucesso académico, sem custos adicionais para os estudantes, cuja lecionação será suportada por este projeto.
A Universidade da Madeira acolhe os novos estudantes dos cursos de 1º ciclos e CTeSP numa cerimónia oficial, presidida pelo Reitor. Este projeto permite que a UMa enriqueça o conjunto de atividades oferecidas tanto na receção como ao longo do ano letivo, tendo em vista o acolhimento e a integração dos novos estudantes.
Durante a receção e no início do semestre o Programa de Mentoria da UMa é apresentado através de várias formas, tal como referido atrás, onde estão presentes testemunhos de mentores e de mentorandos.
A receção é essencialmente um momento de apresentação de cumprimentos, com breves mensagens de boas-vindas com a possibilidade de visita às instalações, com atuação das tunas da Universidade e com um convívio entre todos os novos estudantes e a comunidade académica, com a inclusão de um lanche.
No âmbito do evento o Diretor de Curso reúne com os estudantes onde são informados sobre o curso, serviços e particularidades da vida académica, é feita a visita a espaços afetos ao curso, e desenvolvida alguma outra atividade da iniciativa do Conselho de Curso, onde é promovido o convívio com os colegas de anos mais avançados.
Para além dos eventos de receção aos novos estudantes são organizadas atividades de integração e adaptação ao longo de todo o ano podendo ser atribuídos prémios a estudantes de anos avançados em função das atividades que promovam para a integração dos colegas.
- 06 de setembro de 2024 - Receção aos novos Estudantes (Passaporte | Visita aos Serviços | Galeria de Imagens)
- Ao longo do ano académico 2024/2025: Práticas WellBEING UMa
De modo a realizar atividades que promovam a integração e bem-estar psicológico dos novos estudantes da UMa, foram organizadas atividades de integração e adaptação, que envolveram a participação em atividades artísticas e desportivas, designadas Práticas WellBEING UMa. Através da criação de espaços de Promoção de Bem-estar Psicológico, designados de WellBEING Spots (Artes e Desporto), os estudantes voluntários pretenderam reforçar o sentimento de pertença dos estudantes à sua comunidade.
Após divulgação e recrutamento dos estudantes voluntários, obtivemos 34 inscrições de estudantes de diferentes cursos da UMa. Após a concretização da formação inicial participaram 26 estudantes voluntários na qualidade de Embaixadores da Saúde Mental.
Atividades realizadas nas Práticas WellBEING UMa por WellBEING Spot:
WellBEING Spot das Artes:
- 27 de novembro de 2024 - “Sementes de Mudança” (visita guiada ao Museu Henrique e Francisco Franco em colaboração com Câmara Municipal do Funchal) (Flyer | Galeria de Imagens)
- 2 de dezembro de 2024 a 7 de janeiro de 2025 - “Árvore de Natal Comunitária” (Flyer | Galeria de Imagens)
- 5 de dezembro de 2024 - “Miminho de Natal - Inauguração da Árvore Comunitária” (em colaboração com o Departamento de Ciências da Educação da UMa) (Programa | Galeria de Imagens)
- 10 a 17 de fevereiro de 2025 - “É urgente o amor!” (exposição aberta à comunidade académica) (Flyer | Galeria de Imagens)
- 15 de fevereiro de 2025 - “Abaixo o Walt Disney” (Peça de Teatro: Baltazar Dias) (Flyer | Galeria de Imagens)
- 25 de fevereiro de 2025 - “Prazer em Conhecer Baltazar” (visita guiada ao Teatro Baltazar Dias com colaboração da Câmara Municipal do Funchal) (Flyer)
- 27 de fevereiro de 2025 - “Oficina de Caligrafia Japonesa” (com colaboração da Câmara Municipal do Funchal) (Flyer | Galeria de Imagens)
- 19 de março de 2025 - “Quarta que Dança” (Aula de dança: Jazz) (Flyer | Galeria de Imagens)
WellBEING Spot do Desporto:
1 de novembro de 2024 - Caminhada na Praia Formosa e Futevólei (Flyer | Galeria de Imagens)
7 de novembro de 2024 a 20 de março de 2025 - Aulas de Aeróbica (1º e 2º semestre) (Flyers 1º Semestre e 2º Semestre| Galeria de Imagens)
13 de novembro de 2024 a 11 de junho de 2025 - Aulas de Yoga (1º e 2º semestre) (Flyer | Galeria de Imagens)
19 de novembro de 2024 - Levada do Caniçal, Jogos tradicionais e Mergulho (Flyer | Galeria de Imagens)
22 de fevereiro de 2025 - “Juntos em rumo ao novo semestre” (Promenade da Calheta, Lanche Partilhado, Música ao ar livre e Pôr-do-sol) (Flyer | Galeria de Imagens)
1 de março de 2025 - Aula de Surf e Bodyboard (Flyer | Galeria de Imagens)
30 de março de 2025 - “Trilho, Sabores e Mar!” (Levada do Alecrim e Paul do Mar) (Flyer | Galeria de Imagens)
16 de abril de 2025 - Aula de Yoga e Sound Healing (Flyer | Galeria de Imagens)
Foram realizados 14 momentos de trabalho, entre os respetivos Embaixadores de Saúde Mental e dinamizadores dos WellBEING Spots, que tiveram como intuito potenciar dinâmicas de coesão de grupo e intervenção de pares, e promover a continuidade e manutenção das estruturas dos núcleos de trabalho, ao longo do ano académico.
No que respeita ao reforço nas atividades de receção aos novos Estudantes do ano letivo 2024/2025 e receção aos novos estudantes do ano letivo 2025/2026, incluindo atividades de integração e adaptação, foram organizados:
16 de outubro de 2024 e 19 fevereiro de 2025 – Workshop sobre métodos de estudo (Flyer | Certificado e Materiais de divulgação)
Objetivos: O objetivo geral deste workshop é abordar elementos fundamentais do processo de aprendizagem e dos processos cognitivos associados, nomeadamente:
- Componentes essenciais para um estudo mais eficaz;
- Técnicas de organização e planeamento do estudo;
- Aplicação prática do método de estudo PLEMA.
Participantes: 22
9 de abril de 2025 - Workshop sobre estratégias para combater a procrastinação (Flyer | Certificado e Materiais de divulgação)
Objetivos: proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre a procrastinação, abordando as suas causas, consequências e impacto no desempenho académico e no bem-estar.
Os principais objetivos do workshop são:
-Compreender a procrastinação: Identificar as suas causas, efeitos e impacto no desempenho académico e no bem-estar dos estudantes.
-Explorar as temáticas do autoconhecimento e da autorregulação: Auxiliar os participantes na identificação dos seus próprios padrões de procrastinação e na adoção de estratégias eficazes para gerir o tempo e a motivação.
-Refletir sobre as dimensões emocionais/psicológicas: Discutir como o medo do fracasso, a ansiedade e o perfeccionismo, podem contribuir para a procrastinação.
-Explorar técnicas de organização e priorização de tarefas: Apresentar métodos como a técnica Pomodoro e a matriz de Eisenhower, bem como estratégias para estruturar e cumprir prazos.
-Definir objetivos realistas: Demonstrar como estabelecer metas utilizando o modelo SMART, promovendo um planeamento estruturado e eficiente.
N.º de participantes: 3
23 de abril de 2025 - Workshop sobre realização e apresentação de trabalhos académicos (Flyer | Certificado e Materiais de divulgação)
Objetivos: apoiar os estudantes no desenvolvimento das competências essenciais para a elaboração e apresentação de trabalhos académicos.
Os principais objetivos do workshop são:
-Desenvolver competências de pesquisa;
-Identificar as diversas etapas da elaboração de um trabalho;
-Conhecer as várias regras de redação de um trabalho;
-Compreender a importância do trabalho de grupo;
-Desenvolver estratégias para potenciar uma boa apresentação oral e escrita.
N.º de participantes: 1
25 de junho de 2025 - Workshop preparação para a defesa da dissertação de mestrado (Flyer | Certificado | Fotografias e Materiais de divulgação)
Objetivos:
-Preparar os estudantes para a defesa da dissertação;
-Estruturar a apresentação de forma eficaz;
-Desenvolver estratégias de regulação emocional.
N.º de participantes: 36
Estas iniciativas basearam-se em modelos de aprendizagem autorregulada, que enfatizam a importância do desenvolvimento de estratégias metacognitivas, como a planificação do estudo e o uso de técnicas de autoavaliação, para a melhoria do desempenho académico (Almeida et al., 2018; Costa et al., 2016).
Coro da Universidade da Madeira (ao longo do ano académico 2024/2025) - Cartazes | Galeria de Imagens
A participação em atividades promovidas pela universidade e estabelecimento de relações sociais regulares, são dos aspetos vitais na conexão entre os membros da comunidade académica e a instituição do ensino superior em que se encontram inseridos.
O espaço de encontro semanal, que permanece aberto a novos participantes durante todo o ano académico, tornou-se um espaço de descontração, de novas ou reforçadas relações interpessoais e de aprendizagem e desenvolvimento de competências como a de cantar em coro. Ao longo deste ano académico, o Coro recebeu cerca de 40 participantes (entre estudantes do 1º ano de licenciatura, em Eramus, Internacionais, Docentes e Técnicos da UMa) e participou nas seguintes atividades:
- Ensaio Aberto no Jantar de Natal da UMa (Campus da Penteada, dezembro de 2024);
- Ensaio Aberto Natalício (Campus da Penteada, dezembro de 2024);
- Concerto em conjunto com o Grupo Coral da Camacha (Colégio dos Jesuítas, maio de 2025);
- Concerto na XII Conferência da European Society in Family Relations (Campus da Penteada, junho de 2025);
- Concerto em conjunto com o Grupo Coral da Camacha (Casa do Povo da Camacha, julho de 2025) - previsto
O voluntariado constitui uma atividade a ser realizada de forma altruísta e genuína, no qual as recompensas focam sobretudo a forma de enriquecimento pessoal numa ótica de ajuda ao outro. Inerentemente associada ao voluntariado encontra-se a ideia de uma cidadania ativa e socialmente responsável que possibilita aos estudantes a construção de competências pessoais e sociais (McFadden, & Smeaton, 2017).
No Ensino Superior o voluntariado pode ser mais do que uma atividade promotora de realização pessoal, representa também um caminho para diminuir inequalidades sociais, promover a consciencialização para outras atividades que estão para além da vida académica e, ainda, um desafio para os alunos experienciarem novas formas de aprendizagem e de conhecimento (McFadden, & Smeaton, 2017). Os benefícios do voluntariado podem assim recair em diversas esferas sendo que entre eles encontram-se, igualmente, a promoção da autoestima, da autoeficácia e a diminuição de sentimentos de solidão. Estão, ainda, associados, a redução da ansiedade e o aumento do bem-estar, a satisfação com a vida, a geração de emoções positivas, a motivação, a integração social e o senso de comunidade (Nichol, 2023). Nesta ótica, os objetivos dos programas de voluntariado no âmbito deste projeto são: Promover o envolvimento e a interação social dos estudantes universitários em ações internas e externas de voluntariado como ferramenta de auxílio do sucesso académico; Promover a realização e o bem-estar pessoal através da realização de atividades de ajuda ao outro; Contribuir para o desenvolvimento de competências transversais e específicas através da aprendizagem em programas de voluntariado que sejam relevantes para o bem social; Promover um senso de comunidade e pertença, tanto na academia como na comunidade em geral.
Público-alvo: Alunos do 1º ano dos diferentes cursos e/ou que tenham uma primeira matrícula num curso lecionado na UMa; Alunos de anos mais avançados da UMa que atuarão como tutores das atividades de voluntariado, coordenadas/supervisionadas pela equipa coordenadora de voluntariado ou pelo responsável pela coordenação dos voluntários.
2024
25 de setembro - Seminário: UMa Ação Voluntária I (Programa | Cartaz | Galeria de Imagens)
23 de outubro - Seminário: UMa Ação Voluntária II (Programa | Cartaz)
2025
Financiamento do conferencista, Professor Catedrático da Universidade do Porto, Rui Garcia, no V Encontro Nacional de Voluntariado do Ensino Superior 2025, com uma conferência sobre o tema: Dilemas éticos na gestão da atividade do voluntariado social, entre 4 e 6 de dezembro de 2025, numa organização da Rede Nacional de Voluntariado no Ensino Superior, R-VES, sendo a organização local, a Comissão Coordenadora do Voluntariado na UMa. O projeto “UMa promoção de sucesso também irá apoiar os coffees breaks deste Encontro onde se pretende ter entre os participantes uma percentagem muito alta de estudantes.
Este projeto permite atribuir bolsas de estudo reforçando o mecanismo já existente do FAE em 20 000€ em cada um dos anos letivos 2024/2025 e 2025/2026, nos termos da alínea f) do n.º 10 do aviso n.º 05/C06-i07/2023, como uma das medidas do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior na UMa.
Por fim, o projeto inclui bolsas de mérito a atribuir mediante regulamento a ser criado, aos estudantes que tenham participado nos programas de voluntariado e demonstrado elevado empenho e desempenho. Como critérios de atribuição: participação nos programas de voluntariado e obtenção de sucesso académico em todas as UC em que se encontraram inscritos no ano da sua participação nos programas de voluntariado. Esta avaliação será realizada por um júri constituído para o efeito. A atribuição contemplará estudantes inscritos pela primeira vez na UMa e estudantes voluntários que atuaram como tutores dos programas de voluntariado.
Foi criado e divulgado o regulamento para a atribuição das bolsas de estudos durante o ano letivo 2024/2025, mais especificamente em dezembro de 2024 e nesse mesmo mês foram atribuídas bolsas de estudos num montante global de 19 184,00 €.
__________________________________________
Tutorias:
custodia.drumond@staff.uma.pt
servico.psicologia@mail.uma.pt
bemestar@sas.uma.pt
Mentoria:
servico.psicologia@mail.uma.pt
Apoio académico - Reprovações:
custodia.drumond@staff.uma.pt
Receção, acolhimento, integração e adaptação de alunos:
custodia.drumond@staff.uma.pt
servico.psicologia@mail.uma.pt
bemestar@sas.uma.pt
Voluntariado:
voluntariado@mail.uma.pt
Bolsas de estudo e prémios de mérito:
sasuma@sas.uma.pt
voluntariado@mail.uma.pt
Um dos objetivos do Impulso Mais Digital consiste em garantir a regularidade de iniciativas de promoção do sucesso escolar e de prevenção da retenção e do abandono no ES, pelo que, neste contexto, assume-se fundamental reforçar e consolidar mecanismos de respostas que visam aqueles objetivos. Neste sentido continuaremos a investir nas mentorias por pares, procuraremos aumentar a participação dos docentes nas tutorias e alargaremos a incidência do Observatório do Estudante ao percurso dos estudantes dos vários anos curriculares, apesar do foco principal incidir na inserção e adaptação dos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez. Mais informações sobre o PRR estão disponíveis em www.recuperarportugal.gov.pt.
O programa pretende garantir um maior sucesso dos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano, pelo que serão considerados como indicadores de resultado a taxa de renovação de inscrições ao fim desse ano curricular e o aumento do número médio de créditos realizados e, bastante ponderada, a implementação de programas de combate ao insucesso e ao abandono através do recurso à figura do tutor e/ou do mentor e os mecanismos de acompanhamento por docentes e por pares.
Duração do Projeto:
Março de 2024 a 30 de junho de 2026
Financiamento:
Investimento RE-C06-i07| Impulso Mais Digital
323 802,00€
Resultados e impactos esperados:
1- A concretização, a 100%, das atividades registadas na candidatura, com o aumento do sucesso, com a redução do abandono e com o incremento da satisfação de pertença à instituição por partes dos estudantes, nomeadamente os de 1º ano, 1ª vez, público a quem este programa é essencialmente dirigido.
2- Aumentar em pelo menos 1,4% a taxa de renovação dos inscritos pela 1ª vez no 1º ano, comparativamente ao ano letivo 2020/2021. Isto corresponde a atingir um valor da taxa de renovação dos inscritos no 1º ano, pela 1ª vez, de pelo menos 88,1%.
3- Aumentar em 1,5 ECTS a média de créditos realizados pelos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez.
São 7 as áreas de atuação:
1- Aquisição e implementação de um sistema informático de predição de situações de abandono do ensino superior
Foi aberto concurso para contratação de serviços de desenvolvimento e implementação de um software de predição de casos de abandono dos alunos da Universidade da Madeira. O concurso encontra-se concluído tendo sido assinado contrato com a empresa WorldIT a 7 de agosto de 2024 e os trabalhos tiveram início no imediato. O contrato tem por objeto o desenvolvimento e a implementação de um software de predição de casos de abandono dos estudantes da UMa e inclui uma plataforma de apoio às tutorias.
O programa está sendo desenvolvido durante o ano letivo 2024/2025, onde serão feitos alguns testes e será aplicado durante o ano letivo 2025/2026 e seguintes.
Prevê-se que o Observatório do Estudante produza relatórios de análise dos dados disponibilizados pelo programa.
No início de junho de 2025 encontrava-se desenvolvida a plataforma de apoio à tutoria e prevista para julho a finalização do programa de predição de casos de abandono. Alguns documentos sobre a criação do programa de predição de abandono e plataforma de apoio às tutorias podem ser consultados aqui.
2- Tutoria por parte dos Diretores de Curso
Cada Diretor de Curso reúne semanalmente com os estudantes do 1º ano, no sentido de prestar-lhes tutoria, sinalizar situações que requeiram intervenção e propor medidas de apoio, em interação com as Presidentes dos Conselhos Pedagógicos, com o Serviço de Psicologia, com os Serviços de Ação Social, com a Unidade de Assuntos Académicos, com as Comissões de Acompanhamento dos Estudantes com Necessidades Especiais e com a Reitoria.
O trabalho de tutoria por docentes pode ser também exercido por outros docentes de forma voluntária em diálogo com o Diretor de Curso. Esta atividade pressupõe: Realizar encontros periódicos com estudantes e monitorizar o progresso académico; fornecer informações sobre os recursos e apoios da UMa; incentivar a participação em atividades académicas.
Paralelamente, mas com possível ligação com os Diretores de Curso pode ser prestado apoio aos estudantes pelos Serviços de Ação Social (Projeto UniSucesso dos SASUMa ou através das Comissões de Acompanhamento dos Estudantes com Necessidades Especiais), pelos Assuntos Académicos e pelo Serviço de Psicologia. A interação com os representantes dos estudantes dos vários anos curriculares e com a Associação de Estudantes também é possível.
Guia de Orientação para Docentes Tutores
Panfleto Informativo Tutoria para Docentes
3- Extensão do Programa de Mentoria por pares, com implementação de medidas de melhoria
O programa de Mentoria da UMa é baseado no voluntariado universitário, na colaboração interpares e na aprendizagem informal. É um programa de estudantes para estudantes, com a coordenação do Serviço de Psicologia. A participação no programa é voluntária.
A participação dos mentores no programa possibilita acesso a certificado de participação e registo no Suplemento ao Diploma, mediante a frequência na formação inicial dos mentores e participação num número mínimo de atividades do Programa.
O programa de Mentoria da UMa tem por objetivos: promover a integração, a adaptação socio-académica e o sucesso académico dos estudantes ao longo do percurso académico; promover vivências académicas positivas e solidárias e de bem-estar nos estudantes; promover o desenvolvimento de competências académicas e sociais nos estudantes.
Destinatários da Mentoria por Pares: Mentores (Estudantes de anos mais avançados) e Mentorandos (Estudantes de 1º ano, em que se incluem os estudantes internacionais, e estudantes com necessidades especiais).
Principais atividades a desenvolver no decurso do ano académico:
Formação inicial de Mentores - Visa o desenvolvimento de competências transversais e sociais nos mentores através da partilha de experiências e conhecimentos, mediante a realização de atividades de grupo. Na formação inicial de Mentores serão abordados temas relacionados com as vivências académicas e desenvolvimento de competências socio emocionais (regulação das emoções, comunicação, gestão de conflitos, liderança). Desenvolve-se num contexto de formação não formal. Esta formação é de frequência obrigatória para os mentores
Sessões de esclarecimento e de divulgação - Consiste em sessões breves de divulgação e esclarecimento do programa através de atividades de divulgação em contexto de sala de aula e fora da aula junto à comunidade académica. As sessões serão promovidas pela equipa do Programa e pelos Mentores. O número de sessões será de acordo com as necessidades identificadas.
Encontros de Mentores e Mentorandos – BOOST SPOT. Estes encontros consistem em sessões entre mentores e mentorandos, num contexto de aprendizagem informal entre pares, a partir de uma relação de proximidade, apoio e colaboração. Consiste em sessões de integração e acompanhamento aos estudantes mentorandos, a partir da partilha de experiências académicas e sociais dos mentores. Pretende-se facilitar a integração e adaptação dos estudantes na vida universitária. Serão realizadas em pequeno grupo, por 1 ou 2 mentores, podendo os mentores ser do mesmo curso (frequentemente) ou de cursos diferentes do estudante mentorando.
Sessões de feedback e de empower – Sessões entre os mentores e a equipa coordenadora do programa. São espaços de reflexão, aprendizagem e capacitação. Tem como objetivos supervisionar e monitorizar a prática dos mentores, auscultar desafios e dificuldades sentidas no processo de mentoria, facultar feedback para melhoria do processo de mentoria e promover o desenvolvimento de competências transversais e sociais nos mentores.
Atividades Conecta-te – Atividades de bem-estar e de socialização. Com estas atividades procura-se criar um espaço de conexão, aprendizagem e de bem-estar para os estudantes, e contribuir para aumentar a participação dos estudantes na vida académica e social universitária. Estas atividades privilegiam atividades fora da sala de aula, ao ar livre e em espaços não formais. Serão realizadas com a colaboração dos estudantes mentores para os mentorandos e demais estudantes da UMa.
Programa UMa Mentoria por Pares em Números
(Ano académico 2024/2025)
- Número de Mentores inscritos: 21
- Número de Mentores com atribuição de Mentorando/a: 16
- Número de Mentores que desistiram no decurso do programa: 1 (Motivos: indisponibilidade horária)
- Número de inscritos Mentorandos: 23
- Número de par Mentor-Mentorando atribuídos: 15
- Não atribuição de mentor: apenas 3 casos (Mentorando não respondeu após inscrição)
Atividades realizadas - 2024
03 de setembro - Formação inicial de Mentores - 1ª edição ( Flyer | Galeria de Imagens)
Objetivos: A Formação inicial para Mentores, foi replicada em dois momentos, nos dias 3 e 21 de setembro, com a duração total de 3 horas e 30 minutos, de modo a permitir a participação do maior número de estudantes voluntários.
No decorrer das formações foram abordados os seguintes temas:
- Programa UMa Mentoria por Pares: Introdução;
- Processos associados ao conceito de Mentoria (Mentoring; Tipos de Mentoria; Fases da Mentoria; Modelo triangular da Mentoria);
- O Papel do Mentor e do Mentorando;
- Benefícios da Mentoria nas Vivências Académicas;
- Competências Sócio emocionais (Regulação Emocional; Empatia; Comunicação Empática; Comportamento altruísta e solidário; Gestão de conflitos);
- Aplicação do formulário de satisfação da formação.
- Nº de Participantes: 6 estudantes de anos avançados.
21 de setembro - Formação inicial de Mentores - 2ª edição ( Flyer | Galeria de Imagens)
Objetivos: Descritos no ponto anterior.
Nº de Participantes: 11 estudantes de anos avançados
Durante o mês de Setembro: Sessões de esclarecimento e de divulgação (Galeria de Imagens)
- Ida às salas na receção aos novos estudantes da UMa por parte dos Estudantes Mentores, Docentes e Técnicos da UMa; (6 de setembro)
- Colaboração por parte dos estudantes Mentores na “Visita Guiada” pelos Serviços da UMa pelos estudantes do 1º ano, no âmbito da receção aos novos estudantes; (6 de setembro)
- Stand no Hall de entrada do Campus da Penteada (9 a 11 de setembro).
10 de outubro - 1ª Atividade Conecta-te (Galeria de Imagens)
Objetivos: A atividade foi realizada com o intuito de promover e divulgar o Programa de Mentoria por Pares junto dos estudantes do 1º ano de licenciatura e CTESP da UMa e estudantes Mentores, através da organização de um espaço de conexão, convívio e de bem-estar para os estudantes, potenciando assim a participação dos estudantes na vida académica da universidade.
Participantes: Cerca de 50 participantes
7 de novembro - Pão por Deus (Sessão de esclarecimento e de divulgação) (Flyer | Galeria de Imagens)
Objetivos: A atividade foi realizada com intuito de promover e divulgar o Programa de Mentoria por Pares junto dos estudantes do 1º ano de licenciatura e CTESP da UMa, utilizando a tradição portuguesa do Dia de Todos os Santos, cultivando assim um espírito de comunidade e partilha entre os estudantes.
Participantes: Todos os estudantes do 1º ano de licenciatura e CTESP de todos os cursos da Universidade da Madeira (cerca de 1100 novos estudantes).
29 de novembro - 2ª Atividade Conecta-te “UMa Connected” (1ª edição) (Flyer | Galeria de Imagens)
Objetivos: Esta atividade é organizada pelos Mentores do programa e visa criar um momento de encontro dinâmico de convívio entre os estudantes de 1º ano, internacionais e de Erasmus da UMa.
Programa:
1.Encontro dos Estudantes de 1º ano, internacionais e de Erasmus da UMa;
2.Rally Paper Mentores (Grupo Quebra-gelo; Grupo Team Building; Grupo Role Play; Grupo Storytelling);
3.Lanche Networking.
Participantes: 30 participantes (estudantes do 1º ano de licenciatura da UMa)
Encontros de Mentores e Mentorandos – BOOST SPOT
Foram realizados 16 encontros ao longo do 1º semestre, em pequeno grupo, destinados a apoiar a integração e acompanhamento dos estudantes Mentorandos, e promover a partilha de experiências académicas e sociais dos mentores.
Sessões de Feedback e Empower
Foram realizados cerca 10 de encontros ao longo do 1º semestre, individualmente e em pequeno grupo, de modo formal e informal, destinados a apoiar os estudantes no esclarecimento de dúvidas relativamente ao processo de Mentoria.
Atividades realizadas - 2025
17 de junho - 3ª Atividade Conecta-te “UMa Connected” (2ª edição)
Objetivos: Promover a participação dos estudantes do 1º ano no Programa UMa Mentoria por Pares no próximo ano académico 2025/2026. Possibilitar um momento de convívio e de conexão, criando assim um sentimento de pertença à instituição em que se encontram inseridos, aumentando assim a participação dos estudantes na vida académica através da participação em atividades ao ar livre e em espaços não formais, na ilha do Porto Santo.
À semelhança das “atividades Conecta-te" anteriores o programa foi desenvolvido, organizado e implementada pelos estudantes Mentores com o apoio da Equipa do Serviço de Psicologia e de Docentes e Técnicos voluntários da UMa.
Participantes: 117 participantes (98 estudantes voluntários Mentores e do 1º ano de licenciatura da UMa e outros colaboradores para dar apoio ao evento, técnicos e docentes da UMa que têm prestado apoio às atividades de integração.
3 de julho – Encontros de Mentores e Mentorandos – BOOST SPOT “Na Rota do Bem-estar: A nossa jornada no Programa de Mentoria” (Atividade Prevista) (Flyer)
4- Apoio académico aos estudantes em UC com percentagens elevadas de reprovação
Encontra-se disponível, no sistema interno de gestão, aos Diretores de Curso e ao Gabinete de Controlo de Qualidade o histórico dos dados estatísticos sobre as reprovações nas unidades curriculares (UC). A Pró-Reitora para a Qualidade efetua o levantamento das diversas situações problemáticas e, em diálogo com os Presidentes das Unidades Orgânicas e os Diretores de Curso, é analisada a necessidade de prestação de apoio académico excecional aos estudantes.
Esta candidatura prevê a utilização de verbas para prestação de serviços de apoio académico nestas situações, por um docente contratado, por monitores indicados pela Unidade Orgânica ou através de ações de voluntariado (em diálogo com a Comissão para o Voluntariado). Em qualquer uma das modalidades haverá a supervisão de um docente da área científica.
A Coordenadora do projeto estabelece contacto com os Diretores de Curso de modo a aferir a pertinência na criação de apoio extra aos estudantes, mediando o diálogo entre a direção de curso e o presidente da unidade orgânica responsável pela unidade curricular em questão e, no caso de serem criados esses apoios solicita feedback sobre o seu funcionamento e eficácia.
No 1º semestre de 2024/2025 foi contratada uma monitora para prestar apoio aos estudantes inscritos no 1º ano, no curso de Economia, nas unidades curriculares de Matemática I para a Economia e Álgebra para a Economia, por solicitação de um grupo de estudantes. A Monitora foi contratada para prestar apoio no equivalente a 2h semanais para cada uma das unidades curriculares. Contudo o número de estudantes que procuraram apoio nunca foi acima de seis.
No 2º semestre de 2024/2025 foi prestado apoio extra aos estudantes do 1º ano inscritos na unidade curricular Estatística I, do 1º ciclo em Psicologia. O apoio foi prestado por dois docentes, cada um durante 1h semanal.
No 2º semestre de 2024/2025 foi prestado um apoio extra aos estudantes do 1º ano inscritos na unidade curricular Mecânica e Ondas, por um docente com formação superior em Ensino da Física. A participação dos estudantes esteve abaixo do desejável, mas o apoio foi reconhecido como importante por alguns estudantes que afirmaram não participar mais devido à sua dificuldade em conciliarem os seus estudos.
Em todas as situações anteriores os apoios extra tinham por objetivo ajudar os estudantes a ultrapassar dificuldades ou recuperar, se necessário, pré-requisitos, fundamentais à aprendizagem da unidade curricular.
Em 28 de maio de 2025, o Conselho Científico da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia aprovou uma ficha de uma unidade curricular denominada 'Física", com três ECTS, como opção extracurricular, no primeiro semestre de 2025/2026, para os estudantes dos primeiros ciclos de estudos da FCEE, que têm no seu plano de estudos UC da área científica de Física, com vista à promoção do sucesso académico, sem custos adicionais para os estudantes, cuja lecionação será suportada por este projeto.
5- Reforço nas atividades de receção aos novos Estudantes, incluindo atividades de acolhimento, integração e adaptação
A Universidade da Madeira acolhe os novos estudantes dos cursos de 1º ciclos e CTeSP numa cerimónia oficial, presidida pelo Reitor. Este projeto permite que a UMa enriqueça o conjunto de atividades oferecidas tanto na receção como ao longo do ano letivo, tendo em vista o acolhimento e a integração dos novos estudantes.
Durante a receção e no início do semestre o Programa de Mentoria da UMa é apresentado através de várias formas, tal como referido atrás, onde estão presentes testemunhos de mentores e de mentorandos.
A receção é essencialmente um momento de apresentação de cumprimentos, com breves mensagens de boas-vindas com a possibilidade de visita às instalações, com atuação das tunas da Universidade e com um convívio entre todos os novos estudantes e a comunidade académica, com a inclusão de um lanche.
No âmbito do evento o Diretor de Curso reúne com os estudantes onde são informados sobre o curso, serviços e particularidades da vida académica, é feita a visita a espaços afetos ao curso, e desenvolvida alguma outra atividade da iniciativa do Conselho de Curso, onde é promovido o convívio com os colegas de anos mais avançados.
Para além dos eventos de receção aos novos estudantes são organizadas atividades de integração e adaptação ao longo de todo o ano podendo ser atribuídos prémios a estudantes de anos avançados em função das atividades que promovam para a integração dos colegas.
- 06 de setembro de 2024 - Receção aos novos Estudantes (Passaporte | Visita aos Serviços | Galeria de Imagens)
- Ao longo do ano académico 2024/2025: Práticas WellBEING UMa
De modo a realizar atividades que promovam a integração e bem-estar psicológico dos novos estudantes da UMa, foram organizadas atividades de integração e adaptação, que envolveram a participação em atividades artísticas e desportivas, designadas Práticas WellBEING UMa. Através da criação de espaços de Promoção de Bem-estar Psicológico, designados de WellBEING Spots (Artes e Desporto), os estudantes voluntários pretenderam reforçar o sentimento de pertença dos estudantes à sua comunidade.
Após divulgação e recrutamento dos estudantes voluntários, obtivemos 34 inscrições de estudantes de diferentes cursos da UMa. Após a concretização da formação inicial participaram 26 estudantes voluntários na qualidade de Embaixadores da Saúde Mental.
Atividades realizadas nas Práticas WellBEING UMa por WellBEING Spot:
WellBEING Spot das Artes:
- 27 de novembro de 2024 - “Sementes de Mudança” (visita guiada ao Museu Henrique e Francisco Franco em colaboração com Câmara Municipal do Funchal) (Flyer | Galeria de Imagens)
- 2 de dezembro de 2024 a 7 de janeiro de 2025 - “Árvore de Natal Comunitária” (Flyer | Galeria de Imagens)
- 5 de dezembro de 2024 - “Miminho de Natal - Inauguração da Árvore Comunitária” (em colaboração com o Departamento de Ciências da Educação da UMa) (Programa | Galeria de Imagens)
- 10 a 17 de fevereiro de 2025 - “É urgente o amor!” (exposição aberta à comunidade académica) (Flyer | Galeria de Imagens)
- 15 de fevereiro de 2025 - “Abaixo o Walt Disney” (Peça de Teatro: Baltazar Dias) (Flyer | Galeria de Imagens)
- 25 de fevereiro de 2025 - “Prazer em Conhecer Baltazar” (visita guiada ao Teatro Baltazar Dias com colaboração da Câmara Municipal do Funchal) (Flyer)
- 27 de fevereiro de 2025 - “Oficina de Caligrafia Japonesa” (com colaboração da Câmara Municipal do Funchal) (Flyer | Galeria de Imagens)
- 19 de março de 2025 - “Quarta que Dança” (Aula de dança: Jazz) (Flyer | Galeria de Imagens)
WellBEING Spot do Desporto:
1 de novembro de 2024 - Caminhada na Praia Formosa e Futevólei (Flyer | Galeria de Imagens)
7 de novembro de 2024 a 20 de março de 2025 - Aulas de Aeróbica (1º e 2º semestre) (Flyers 1º Semestre e 2º Semestre| Galeria de Imagens)
13 de novembro de 2024 a 11 de junho de 2025 - Aulas de Yoga (1º e 2º semestre) (Flyer | Galeria de Imagens)
19 de novembro de 2024 - Levada do Caniçal, Jogos tradicionais e Mergulho (Flyer | Galeria de Imagens)
22 de fevereiro de 2025 - “Juntos em rumo ao novo semestre” (Promenade da Calheta, Lanche Partilhado, Música ao ar livre e Pôr-do-sol) (Flyer | Galeria de Imagens)
1 de março de 2025 - Aula de Surf e Bodyboard (Flyer | Galeria de Imagens)
30 de março de 2025 - “Trilho, Sabores e Mar!” (Levada do Alecrim e Paul do Mar) (Flyer | Galeria de Imagens)
16 de abril de 2025 - Aula de Yoga e Sound Healing (Flyer | Galeria de Imagens)
Foram realizados 14 momentos de trabalho, entre os respetivos Embaixadores de Saúde Mental e dinamizadores dos WellBEING Spots, que tiveram como intuito potenciar dinâmicas de coesão de grupo e intervenção de pares, e promover a continuidade e manutenção das estruturas dos núcleos de trabalho, ao longo do ano académico.
No que respeita ao reforço nas atividades de receção aos novos Estudantes do ano letivo 2024/2025 e receção aos novos estudantes do ano letivo 2025/2026, incluindo atividades de integração e adaptação, foram organizados:
16 de outubro de 2024 e 19 fevereiro de 2025 – Workshop sobre métodos de estudo (Flyer | Certificado e Materiais de divulgação)
Objetivos: O objetivo geral deste workshop é abordar elementos fundamentais do processo de aprendizagem e dos processos cognitivos associados, nomeadamente:
- Componentes essenciais para um estudo mais eficaz;
- Técnicas de organização e planeamento do estudo;
- Aplicação prática do método de estudo PLEMA.
Participantes: 22
9 de abril de 2025 - Workshop sobre estratégias para combater a procrastinação (Flyer | Certificado e Materiais de divulgação)
Objetivos: proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre a procrastinação, abordando as suas causas, consequências e impacto no desempenho académico e no bem-estar.
Os principais objetivos do workshop são:
-Compreender a procrastinação: Identificar as suas causas, efeitos e impacto no desempenho académico e no bem-estar dos estudantes.
-Explorar as temáticas do autoconhecimento e da autorregulação: Auxiliar os participantes na identificação dos seus próprios padrões de procrastinação e na adoção de estratégias eficazes para gerir o tempo e a motivação.
-Refletir sobre as dimensões emocionais/psicológicas: Discutir como o medo do fracasso, a ansiedade e o perfeccionismo, podem contribuir para a procrastinação.
-Explorar técnicas de organização e priorização de tarefas: Apresentar métodos como a técnica Pomodoro e a matriz de Eisenhower, bem como estratégias para estruturar e cumprir prazos.
-Definir objetivos realistas: Demonstrar como estabelecer metas utilizando o modelo SMART, promovendo um planeamento estruturado e eficiente.
N.º de participantes: 3
23 de abril de 2025 - Workshop sobre realização e apresentação de trabalhos académicos (Flyer | Certificado e Materiais de divulgação)
Objetivos: apoiar os estudantes no desenvolvimento das competências essenciais para a elaboração e apresentação de trabalhos académicos.
Os principais objetivos do workshop são:
-Desenvolver competências de pesquisa;
-Identificar as diversas etapas da elaboração de um trabalho;
-Conhecer as várias regras de redação de um trabalho;
-Compreender a importância do trabalho de grupo;
-Desenvolver estratégias para potenciar uma boa apresentação oral e escrita.
N.º de participantes: 1
25 de junho de 2025 - Workshop preparação para a defesa da dissertação de mestrado (Flyer | Certificado | Fotografias e Materiais de divulgação)
Objetivos:
-Preparar os estudantes para a defesa da dissertação;
-Estruturar a apresentação de forma eficaz;
-Desenvolver estratégias de regulação emocional.
N.º de participantes: 36
Estas iniciativas basearam-se em modelos de aprendizagem autorregulada, que enfatizam a importância do desenvolvimento de estratégias metacognitivas, como a planificação do estudo e o uso de técnicas de autoavaliação, para a melhoria do desempenho académico (Almeida et al., 2018; Costa et al., 2016).
Coro da Universidade da Madeira (ao longo do ano académico 2024/2025) - Cartazes | Galeria de Imagens
A participação em atividades promovidas pela universidade e estabelecimento de relações sociais regulares, são dos aspetos vitais na conexão entre os membros da comunidade académica e a instituição do ensino superior em que se encontram inseridos.
O espaço de encontro semanal, que permanece aberto a novos participantes durante todo o ano académico, tornou-se um espaço de descontração, de novas ou reforçadas relações interpessoais e de aprendizagem e desenvolvimento de competências como a de cantar em coro. Ao longo deste ano académico, o Coro recebeu cerca de 40 participantes (entre estudantes do 1º ano de licenciatura, em Eramus, Internacionais, Docentes e Técnicos da UMa) e participou nas seguintes atividades:
- Ensaio Aberto no Jantar de Natal da UMa (Campus da Penteada, dezembro de 2024);
- Ensaio Aberto Natalício (Campus da Penteada, dezembro de 2024);
- Concerto em conjunto com o Grupo Coral da Camacha (Colégio dos Jesuítas, maio de 2025);
- Concerto na XII Conferência da European Society in Family Relations (Campus da Penteada, junho de 2025);
- Concerto em conjunto com o Grupo Coral da Camacha (Casa do Povo da Camacha, julho de 2025) - previsto
6- Programas de Voluntariado como fator de sucesso e de realização pessoal
O voluntariado constitui uma atividade a ser realizada de forma altruísta e genuína, no qual as recompensas focam sobretudo a forma de enriquecimento pessoal numa ótica de ajuda ao outro. Inerentemente associada ao voluntariado encontra-se a ideia de uma cidadania ativa e socialmente responsável que possibilita aos estudantes a construção de competências pessoais e sociais (McFadden, & Smeaton, 2017).
No Ensino Superior o voluntariado pode ser mais do que uma atividade promotora de realização pessoal, representa também um caminho para diminuir inequalidades sociais, promover a consciencialização para outras atividades que estão para além da vida académica e, ainda, um desafio para os alunos experienciarem novas formas de aprendizagem e de conhecimento (McFadden, & Smeaton, 2017). Os benefícios do voluntariado podem assim recair em diversas esferas sendo que entre eles encontram-se, igualmente, a promoção da autoestima, da autoeficácia e a diminuição de sentimentos de solidão. Estão, ainda, associados, a redução da ansiedade e o aumento do bem-estar, a satisfação com a vida, a geração de emoções positivas, a motivação, a integração social e o senso de comunidade (Nichol, 2023). Nesta ótica, os objetivos dos programas de voluntariado no âmbito deste projeto são: Promover o envolvimento e a interação social dos estudantes universitários em ações internas e externas de voluntariado como ferramenta de auxílio do sucesso académico; Promover a realização e o bem-estar pessoal através da realização de atividades de ajuda ao outro; Contribuir para o desenvolvimento de competências transversais e específicas através da aprendizagem em programas de voluntariado que sejam relevantes para o bem social; Promover um senso de comunidade e pertença, tanto na academia como na comunidade em geral.
Público-alvo: Alunos do 1º ano dos diferentes cursos e/ou que tenham uma primeira matrícula num curso lecionado na UMa; Alunos de anos mais avançados da UMa que atuarão como tutores das atividades de voluntariado, coordenadas/supervisionadas pela equipa coordenadora de voluntariado ou pelo responsável pela coordenação dos voluntários.
2024
25 de setembro - Seminário: UMa Ação Voluntária I (Programa | Cartaz | Galeria de Imagens)
23 de outubro - Seminário: UMa Ação Voluntária II (Programa | Cartaz)
2025
Financiamento do conferencista, Professor Catedrático da Universidade do Porto, Rui Garcia, no V Encontro Nacional de Voluntariado do Ensino Superior 2025, com uma conferência sobre o tema: Dilemas éticos na gestão da atividade do voluntariado social, entre 4 e 6 de dezembro de 2025, numa organização da Rede Nacional de Voluntariado no Ensino Superior, R-VES, sendo a organização local, a Comissão Coordenadora do Voluntariado na UMa. O projeto “UMa promoção de sucesso também irá apoiar os coffees breaks deste Encontro onde se pretende ter entre os participantes uma percentagem muito alta de estudantes.
7- Atribuição de bolsas de estudo e prémios de mérito
Este projeto permite atribuir bolsas de estudo reforçando o mecanismo já existente do FAE em 20 000€ em cada um dos anos letivos 2024/2025 e 2025/2026, nos termos da alínea f) do n.º 10 do aviso n.º 05/C06-i07/2023, como uma das medidas do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior na UMa.
Por fim, o projeto inclui bolsas de mérito a atribuir mediante regulamento a ser criado, aos estudantes que tenham participado nos programas de voluntariado e demonstrado elevado empenho e desempenho. Como critérios de atribuição: participação nos programas de voluntariado e obtenção de sucesso académico em todas as UC em que se encontraram inscritos no ano da sua participação nos programas de voluntariado. Esta avaliação será realizada por um júri constituído para o efeito. A atribuição contemplará estudantes inscritos pela primeira vez na UMa e estudantes voluntários que atuaram como tutores dos programas de voluntariado.
Foi criado e divulgado o regulamento para a atribuição das bolsas de estudos durante o ano letivo 2024/2025, mais especificamente em dezembro de 2024 e nesse mesmo mês foram atribuídas bolsas de estudos num montante global de 19 184,00 €.
__________________________________________
Contactos
Tutorias:
custodia.drumond@staff.uma.pt
servico.psicologia@mail.uma.pt
bemestar@sas.uma.pt
Mentoria:
servico.psicologia@mail.uma.pt
Apoio académico - Reprovações:
custodia.drumond@staff.uma.pt
Receção, acolhimento, integração e adaptação de alunos:
custodia.drumond@staff.uma.pt
servico.psicologia@mail.uma.pt
bemestar@sas.uma.pt
Voluntariado:
voluntariado@mail.uma.pt
Bolsas de estudo e prémios de mérito:
sasuma@sas.uma.pt
voluntariado@mail.uma.pt