
Publication Date: 18/05/2022
Public presentation of the project "School Health: Health Monitoring Project [SEE_App]"
A apresentação pública do projeto “Saúde Escolas: Projeto de Monitorização em Saúde [SEE_App]” aconteceu no dia 18 de maio de 2022, no Colégio dos Jesuítas, na cidade do Funchal. Este projeto surge de uma parceira entre a SH SeeHealth, Lda. a Universidade da Madeira (UMa) e o Instituto de Tecnologias Interativas/ LARSyS.
Resumo do Projeto:
Motivação: A opção por estilos de vida mais saudáveis em crianças e adolescente em idade escolar é uma preocupação dos pais e de toda comunidade escolar uma vez que suporta uma transição sustentável e um desenvolvimento próspero para idade adulta.
Numa era digital, os sensores inteligentes abriram as portas para uma avaliação mais detalhada de muitos indicadores de saúde, que avaliados e comunicados em tempo real, poderão ter um impacto positivo na saúde individual e coletiva de uma sociedade.
Desafio: Atualmente, a saúde digital tem sido vista como uma prioridade estratégica emergente dos serviços de saúde. A COVID-19 acelerou o uso de tecnologias digitais de saúde para tornar os sistemas e serviços de saúde mais eficazes. Outras “flagships” são também ambicionadas, incluindo perceções comportamentais, culturais e saúde mental em crianças e adolescente em idade escolar.
Objetivos: Investigar, desenvolver e implementar uma aplicação móvel em saúde apropriada ao contexto da comunidade educativa da RAM. Este aplicativo móvel pretende suportar a adoção de estilos de vida mais saudáveis, numa lógica de educação para a saúde em contexto escolar, mas também integrar outras áreas relacionadas com a vigilância epidemiológica, como é o exemplo do combate à propagação da COVID-19. Para cumprir com este segundo objetivo, serão instaladas Câmaras com sensores capazes de fazer reconhecimento facial e medir a temperatura corporal à entrada da escola. Esta informação será comunicada na aplicação.
Resultados esperados: Fornecer uma aplicação segura às crianças e adolescente em idade escolar com 2 áreas distintas: (1) espaço de comunicação com orientações específicas sobre opções por estilos de vida mais saudáveis; (2) implementação de um sistema de vigilância epidemiológica baseado na instalação de câmaras termográficas capazes reconhecer os alunos e medir a temperatura corporal à entrada das escolas. As escolas selecionadas para esta experiência piloto foram: (1) Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior – Camacha; (2) Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos dos Louros, (3) Escola Básica dos 2.º e 3.º Dr. Eduardo Brazão de Castro e (4) Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens
Publication Date: 09/07/2025
Dia Mundial das Alergias - Espaço Saúde +Publication Date: 08/07/2025
Commentarium: Journal of Humanities StudiesPublication Date: 08/07/2025
Europe's first use of a drone to harvest rare plants from ravinesPublication Date: 07/07/2025
UMa Professors launch book on knowledge review and representation in Artificial IntelligencePublication Date: 04/07/2025
Dicas para a Gestão do Tempo e para e Redução dos Níveis de Stress - Espaço Saúde +Publication Date: 04/07/2025
BIP - Blended Intensive Programme: Re_connected by WaterPublication Date: 03/07/2025
Essential Electrochemistry Course for BiochemistsPublication Date: 02/07/2025
Publication Date: 11/08/2023
Topics in Linguistics and related fields: projects and research avenuesPublication Date: 25/10/2021
Applications for Doctoral ProgrammesPublication Date: 05/04/2024
Go to the Theatre and see the play "Abaixo o Walt Disney"Publication Date: 10/02/2025
Faculty and Students participate in the 2nd edition of the ‘Le choix Goncourt du Portugal 2024’ literary awardPublication Date: 14/05/2024
Applications for International Students 2023/2024 - Higher Professional Technical CoursesPublication Date: 03/04/2023
Applications for International Students 2024/2025 - Undergraduate DegreesPublication Date: 11/03/2024
Workshops with Stefania GalantePublication Date: 10/05/2024