Publication Date: 24/05/2023

ARTE no CAMPUS 6th (Edition) Artistic interventions by final-year students of the Visual Arts Degree

A Universidade da Madeira vai ter patente a partir de quinta-feira, dia 25 de maio, e até 9 de junho, uma exposição com intervenções artísticas de estudantes finalistas do curso de Licenciatura em Artes Visuais. A abertura está marcada para as 14:00, no piso – 1 do Campus da Penteada.

A exposição intitula-se “ARTE no CAMPUS 6ª (Edição)” e apresenta uma seleção de trabalhos de dezasseis estudantes finalistas, desenvolvidos no âmbito da Unidade Curricular de Projeto em Artes Visuais II, sob a coordenação dos Professores Doutores Duarte Encarnação e João Gonçalves.

A cada exposição de estudantes finalistas de Artes Visuais, pergunta-se de que forma estão os futuros artistas a dialogar com a complexidade da realidade atual. Em resposta, uma das abordagens mais frequentes é tentar reconhecer os trabalhos apresentados como sintomas. Mas esta é uma abordagem que fica comprometida pela velocidade das mudanças correntes, por falta de distanciamento e, no presente momento, devido a uma reconfiguração dos modelos de pensamento. O que podemos reconhecer, não são por isso sintomas ou tão pouco tendências, mas sim, sinais. É assim em 2023, encontramos sinais, presentes na diferença, dúvida e dimensão pessoal das propostas, da erosão do comum e ao mesmo tempo da possibilidade de virem a surgir novos posicionamentos críticos. Ensaia-se o futuro. Renova-se a esperança na arte. Abre-se um espaço de novas singularidades e novos começos.        

Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens