
Publication Date: 18/03/2024
CIE-UMa Conference Cycle: Portuguese Revolution and Education
No ano em que se celebra o 50º aniversário do 25 de Abril, o Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) organiza a conferência “Revolução Portuguesa e a Educação”, que será proferida por António Teodoro, Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).
Com moderação a cargo de Nuno Fraga, Professor Auxiliar com Agregação, da Faculdade Ciências Sociais da UMa, a conferência vai decorrer no dia 22 de abril de 2024, no Auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas, a partir das 14:30.
A participação é aberta ao público em geral, mas requer pré-inscrição, até 18 de abril, através do formulário disponível em https://cie.uma.pt
António Teodoro é uma figura proeminente no campo da educação e membro fundador do movimento sindical docente em Portugal. Durante uma década, de 1979 a 1989, foi Presidente da Direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (1979-1989). Paralelamente, entre 1983 e 1994, exerceu funções de Secretário-Geral da Federação Nacional dos Professores, FENPROF. O orador convidado teve também um papel fundamental na democratização do ensino, nomeadamente como Inspetor-Chefe do Ensino Primário (1974-1975), membro do Conselho Nacional de Educação (1988-1994) e consultor do Conselho de Ministros para os Assuntos da Educação, Formação, Cultura e Ciência (1995-1999).
A sua influência não se limitou ao contexto nacional, tendo sido membro ativo de diversas organizações internacionais. Entre 1988 e 1992, foi membro do Comité Europeu da Confederação Mundial das Organizações da Profissão Docente, CMOPE/WCOTP, de 1993 a 1994, membro do Comité Europeu da Internacional de Educação e, posteriormente, de 2006 a 2014, Vice-Presidente do Comité de Investigação de Sociologia da Educação (RC04) da Associação Internacional de Sociologia.
António Teodoro é, desde 2007, coordenador da Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas de Educação, fundador da Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Educação Comparada (SEC-SPCE), diretor da Revista Lusófona de Educação e membro do Conselho Editorial de dezenas de revistas em Portugal, Brasil, EUA e França. É ainda autor de uma vasta obra científica e de intervenção no campo da educação, publicada em português, inglês, espanhol e francês.
Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens.
Publication Date: 09/06/2025
Applications for International Students 2025/2026 - Undergraduate Degrees - june call for applicationsPublication Date: 09/06/2025
Applications for International Students 2024/2025 - Portuguese Degree of Mestre - June call for applicationsPublication Date: 09/06/2025
Applications for International Students 2025/2026 - Higher Professional Technical CoursesPublication Date: 09/06/2025
Safe Summer, Healthy Summer: Hydrate and protect yourself - Espaço Saúde +Publication Date: 06/06/2025
Signing of contracts for Incentive Grants from the Fosteam@south ConsortiumPublication Date: 06/06/2025
Licentiate and Master's degree programmes recognised by the IPDJ for the award of the Football Coach titlePublication Date: 06/06/2025
Summer School 2025 - Faculty of Arts and HumanitiesPublication Date: 06/06/2025
Publication Date: 19/07/2022
Talks: Molecular Diagnosis of Lung Tumours with a Clinical Pathological ApproachPublication Date: 07/10/2021
Physics Department researchers and lecturers visit Siemens Energy SchaltwerkPublication Date: 04/06/2025
Students/researchers/Scholars from UKRAINE - ACADEMIC OPPORTUNITIES in Portugal - CALL for EXPRESSION OF INTERESTPublication Date: 11/03/2022
Registration Renewal 2023/2024Publication Date: 26/07/2023
Applications for Doctoral ProgrammesPublication Date: 05/04/2024
Open Lectures: Aulas Abertas: Political Language and How to Analyze It/ AI and Conspiracy Theories / Some Observations on Specifics of NumeralsPublication Date: 09/05/2025
Reingresso e Mudança Instituição/Curso para licenciaturas 2021/2022 - Fase SuplementarPublication Date: 26/10/2021