Publication Date: 14/10/2025

Conferences: Soil Microbial Interactions – Challenges and Advanced Techniques

De 20 a 24 de outubro, a Universidade da Madeira (UMa) será o palco da terceira ação de formação integrada no projeto europeu IsUP-AgrO – Unlocking the Potential for Agricultural Research on an EU Outmost Region: boosting ISOPlexis Centre.

A iniciativa, intitulada “Soil Microbial Interactions – Challenges and Advanced Techniques”, será conduzida por investigadores do Instituto de Recursos Naturales y Agrobiología de Sevilla (IRNAS), pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) de Espanha, e da Universidade de Parma, em Itália, parceiros de excelência deste projeto. A formação destina-se a investigadores do ISOPlexis – Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar da UMa, bem como a técnicos e estudantes com interesse na área.

O primeiro dia será dedicado a um ciclo de conferências, com apresentações que abordarão as mais recentes linhas de investigação europeia, nos domínios em Biotecnologia Vegetal, em Proteção Sustentável das Culturas, e em Regulação Iónica e Hídrica das Plantas.

Coordenado pela Universidade da Madeira, o projeto IsUP-AgrO tem como objetivo consolidar o ISOPlexis como uma referência europeia em investigação aplicada à Agricultura Sustentável e à Tecnologia Alimentar. O consórcio envolve dois centros de investigação de renome internacional, o IRNAS-CSIC, de Espanha, e a Universidade de Parma, de Itália, bem como a empresa portuguesa de inovação Saturntech. O projeto conta ainda com a colaboração e apoio de várias entidades e parceiros regionais, destacando-se a EREI – Unidade de Implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente, e a Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente.

Para cumprir os seus objetivos, o IsUP-AgrO promove uma ampla estratégia de partilha de conhecimento e capacitação, que inclui investigação conjunta, intercâmbio de especialistas, ações de formação, escolas de verão, workshops, um simpósio internacional e participação em conferências e atividades de divulgação científica.

Clique aqui para aceder ao formulário de inscrição no ciclo de conferências.