Publication Date: 04/10/2021

Conference: "Courtesy and forms of address in European Portuguese throughout the centuries

A Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira promove no próximo dia 15 de outubro, pelas 18h, a conferência subordinada ao tema “Cortesia e Formas de tratamento em Português Europeu ao longo dos séculos”.

A conferência terá lugar no Sala do Senado, no piso -2 do Campus da Penteada, e  será proferida pelo Prof. Doutor Víctor Lara Bermejo, da Universidad de Cádiz, Espanha.

SOBRE O ORADOR
Víctor Lara Bermejo, doutor em linguística pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha),  com uma tese sobre as Formas de Tratamento (FT) na Andaluzia ocidental e em Portugal meridional.  Trabalhou em diferentes universidades europeias: Universität Bern (Suiça), Università Ca' Foscari Venezia (Itália), UNED (Espanha) e Universidad de Cádiz (Espanha). A sua investigação tem-se focado na variação e dialetologia portuguesa e espanhola, nomeadamente nos pronomes de tratamento e nos sistemas de cortesia. Beneficia de uma bolsa pós-doutoral Marie Curie ,pela Comissão Europeia , para estudar a diacronia das FT no âmbito luso-hispânico. Atualmente, está a investigar o sistema de cortesia de Portugal mediante levantamento de dados por todo o território do português europeu continental, para além dos espaços insulares dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, para determinar não só o paradigma real das FT, mas os fatores geolinguísticos, sociolinguísticos, pragmáticos, gramaticais e históricos que condicionam este complexo fenómeno do português.