Publication Date: 03/03/2020

Conferência "Matemática tem Magia"

A Universidade da Madeira vai receber a conferência “Matemática com Magia”. O evento acontece já no dia 7 de março, às 10h, no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas, e será proferido por Carlos Marinho, Coordenador do Clube de Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Na sua intervenção, Carlos Marinho vai abordar aspetos científicos dos curricula da disciplina de Matemática, em diversos níveis de ensino, com maior incidência nos ensinos básico e secundário, recorrendo a uma vertente lúdica que se propõe como ferramenta pedagógica que contribui eficazmente para a transmissão dos conhecimentos. Conjugando matérias de múltiplas áreas do conhecimento, da Física do Desporto, passando pela magia e o mundo dos cartoons, o orador convidado propõe uma viagem séria, mas simultaneamente divertida ao fascinante mundo da Matemática.

A conferência é dirigida a públicos de várias idades, abrangendo aqueles que já se interessam, ou se começam a interessar por questões matemáticas, aos que procuram uma introdução acessível a uma matéria que até agora os iludiu na sua complexidade aparente, mas está também vocacionada para motivar os agentes de ensino relativamente a metodologias alternativas para a abordagem de conteúdos fundamentais dos curricula.

Carlos Marinho é Licenciado em Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Mestre em Ciências de Educação – Especialização em Administração e Organização Escolar, pela Universidade Católica Portuguesa, e Doutorando em Ciências da Educação e do Comportamento, pela Universidade de Vigo. É também autor de diversos artigos de opinião sobre matemática e educação e, ainda, orador de diversos encontros, seminários e palestras em áreas diversas, como matemática, futebol, saúde, magia, ciências da educação, entre outras.