Publication Date: 23/09/0200

EU Organic Day

O Dia Biológico da UE é celebrado no dia 23 de setembro, perto do equinócio de Outono, e simboliza a harmonia entre o dia e a noite, a passagem entre os meses quentes e os meses frios do ano e o equilíbrio entre a produção agrícola e o meio natural envolvente.

A escolha do dia também está relacionada com o momento de colheita antes dos meses de recolhimento e é uma metáfora da abundância que a agricultura biológica nos pode oferecer.

Celebrar o Dia Biológico da UE é celebrar a biodiversidade, é reconhecer que somos responsáveis pelo impacto que temos no nosso entorno, é agir com consciência dos limites planetários e em sintonia com os ciclos naturais, é saber que ao apostar no biológico estamos a apostar na nossa saúde e bem-estar.

A agricultura e produção biológica é um projeto de e para o futuro. Esta celebração insere-se no âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica cujo objetivo é aumentar a área de produção biológica da União Europeia para 25% da área total até 2030. Outro grande objetivo é consciencializar a sociedade geral para a importância de repensar os nossos padrões de consumo e relação com meio natural.

O Centro ISOPlexis celebra o facto de inserir-se no grupo de entidades que reconhece a importância dos sistemas agroecológicos e de participar ativamente em inúmeros projetos para tornar a produção biológica um futuro cada vez mais próximo. Desejamos-Vos um Feliz Dia Biológico da UE!