Publication Date: 03/11/2025

Lecturer and researcher participate in Pollinator Guides

Dora Aguín-Pombo, curadora da Coleção de Insetos e docente na Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira (FCV-UMa), e Hugo Miguel Silva, doutorando em Ciências Biológicas da mesma Faculdade, participaram recentemente na elaboração de duas publicações de grande relevância para a valorização da biodiversidade e dos polinizadores em Portugal.

O primeiro, intitulado Guia dos Insetos Polinizadores do Parque Ecológico do Funchal, resulta de uma parceria entre o Município do Funchal, através do Parque Ecológico do Funchal, e a Universidade da Madeira, através da sua Coleção de Insetos. A obra dá a conhecer os principais grupos de insetos polinizadores do Parque, destacando a sua relevância ecológica e o papel essencial no equilíbrio dos ecossistemas e na preservação das espécies vegetais. O Guia foi apresentado a 16 de outubro, no Centro de Receção e Interpretação do Parque Ecológico do Funchal, e publicado pela Câmara Municipal do Funchal

Participaram igualmente no Guia de Polinizadores de Portugal, apresentado a 18 de outubro na Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto PolinizAÇÃO. Esta publicação, que ilustra 222 espécies pertencentes a diferentes grupos funcionais de polinizadores de Portugal Continental e dos Arquipélagos da Madeira e Açores, contou com a contribuição de 26 autores de várias instituições nacionais, incluindo a Universidade de Coimbra, o Museu de História Natural do Porto, a Coleção de Insetos Universidade da Madeira, o Museu de História Natural de Lisboa, a Universidade dos Açores, entre outras.

No âmbito do projeto PolinizAÇÃO, está ainda em consulta pública o Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores (PACSP), que tem como objetivo proteger as populações de polinizadores, incluindo abelhas, borboletas, moscas-das-flores e outros polinizadores, essenciais à biodiversidade e à sustentabilidade ecológica.                   
Estruturado em três eixos de atuação, “Investigação e Conhecimento”, “Prática e Gestão” e “Sensibilização e Ecoliteracia”, o PACSP integra 30 ações e 116 medidas destinadas a reforçar o conhecimento científico, restaurar habitats, incentivar práticas de gestão promotoras da biodiversidade e sensibilizar a sociedade para a importância dos polinizadores.                             
O documento encontra-se atualmente em consulta pública até 21 de novembro de 2025, incentivamos a participação de toda a academia com contributos e sugestões de melhoria no portal Participa.