Publication Date: 08/01/2024
E-book Dancing Bodies III
Corpos que Dançam III mergulha ainda mais fundo nas complexidades e evolução da contemporaneidade artística, apresentando relevantes análises e reflexões críticas sobre a realidade vivida por aqueles que acreditam no caminho profissionalizante da Dança. Destacamos a relevância deste trabalho para a comunidade artística e académica, por abordar desafios enfrentados pelos artistas em Dança, propondo novas perspetivas e abordagens inovadoras para o campo.
Este e-book, disponível agora, acreditamos representar, não apenas uma obra para ser lida, mas uma fonte valiosa para aqueles que procuram compreender e envolver-se mais profundamente com o fascinante mundo da dança contemporânea. Para aceder a Corpos que Dançam III clique aqui.
A relação entre Práticas Artísticas e Antropologia ganha um destaque especial nesta terceira edição de Corpos que Dançam III. O e-book explora como a dança, enquanto expressão artística, reflete e influencia as dinâmicas culturais e sociais. Ao abordar a dança como um fenómeno cultural, são analisados os significados simbólicos dos movimentos e como estes expressam as vivências de diferentes comunidades. Os leitores são convidados a refletir sobre como as práticas artísticas transcendem a performance, funcionando como um espelho da sociedade e como um catalisador para o diálogo intercultural.
Neste contexto, Corpos que Dançam III destaca o papel da Antropologia na compreensão das artes performativas. A edição apresenta estudos de caso que mostram como os bailarinos e coreógrafos incorporam tradições e narrativas culturais nos seus trabalhos, criando performances que conectam passado e presente. Ao explorar as interseções entre cultura e movimento, este e-book oferece uma perspetiva única sobre o poder da arte como meio de compreender e transformar o mundo. É uma leitura indispensável para quem deseja aprofundar-se nas interligações entre arte e ciência social.
Publication Date: 20/01/2026
International Colloquium Emerging Learning, Diversity, and Inclusion for the 21st Century and II Abdias Nascimento International SeminarPublication Date: 19/01/2026
Student and faculty awarded with Best Paper Award at ITC 25Publication Date: 14/01/2026
Workshop: Study methods in Higher EducationPublication Date: 14/01/2026
Seminar: Knowledge and Practices TeachersPublication Date: 14/01/2026
XXI CIE-UMa Colloquium & 1st International Education CongressPublication Date: 12/01/2026
II International Seminar and V Palliative Care WorkshopPublication Date: 09/01/2026
University of Madeira and University of São José sign Memorandum of UnderstandingPublication Date: 08/01/2026
Publication Date: 03/05/2023
Conference: Integral Ecology: emerging challenges of a paradigmPublication Date: 10/01/2025
Lecture: Nuclear or renewables? A false dilemmaPublication Date: 02/05/2024
University congratulates Jéssica Rodrigues and Alípio Silva on their Gold medal at the World Junior Ice Skating ChampionshipsPublication Date: 18/02/2025
Open Lecture: A proposal for reflections on identity in historical novels by João dos Reis GomesPublication Date: 16/04/2025
Application for Re-entry and Change Institution/Degree 2022/2023 - Supplementary PeriodPublication Date: 30/09/2022
Thematic Seminar: Research Topics in Regional and Local StudiesPublication Date: 21/02/2025
Universidade da Madeira joins the TRÉGUA ProjectPublication Date: 05/03/2025